Comunistas de todo o País traçam linhas de trabalho na intervenção local

A par das As­sem­bleias de Or­ga­ni­zação, o PCP tem re­a­li­zado, um pouco por todo o País, vá­rias as­sem­bleias con­ce­lhias, dando cum­pri­mento ao que, ainda no mais re­cente co­mu­ni­cado, o Co­mité Cen­tral aponta como linha de tra­balho es­sen­cial para o re­forço da or­ga­ni­zação e do Par­tido.

As as­sem­bleias con­ce­lhias são ex­pressão da pro­funda de­mo­cracia in­terna do PCP

No dia 28 de Maio, na Banda De­mo­crá­tica 2, re­a­lizou-se a XIV As­sem­bleia de Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia do Mon­tijo sob o lema «Unir, Or­ga­nizar, In­tervir».

Para além dos pro­blemas con­cretos, do de­sen­vol­vi­mento da luta rei­vin­di­ca­tiva pela me­lhoria das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e da po­pu­lação, as ba­ta­lhas elei­to­rais e o pro­jecto au­tár­quico da CDU, os de­le­gados pro­ce­deram a um ba­lanço do tra­balho re­a­li­zado du­rante os úl­timos quatro anos.

Da ava­li­ação geral re­a­li­zada, o ca­minho que os mi­li­tantes do con­celho do Mon­tijo, entre a re­sis­tência que tra­varam contra os ata­ques cons­tantes ao PCP, foram ca­pazes de en­con­trar para o re­forço da or­ga­ni­zação, da CDU e da luta.

A pro­posta da Re­so­lução Po­lí­tica, su­jeita a ampla dis­cussão na or­ga­ni­zação, foi apro­vada por una­ni­mi­dade. Da mesma forma, foi apro­vada a nova Co­missão Con­ce­lhia que, cons­ti­tuída por vinte mem­bros, se des­taca como um ponto de par­tida es­tável para um PCP mais forte e in­flu­ente num con­celho que pre­cisa de ur­gentes res­postas para os pro­blemas da sua po­pu­lação e dos seus tra­ba­lha­dores.

Para além de Ma­nuel Ro­dri­gues, membro da Co­missão Po­lí­tica do PCP e di­rector do jornal Avante!, esta as­sem­bleia contou com a par­ti­ci­pação de vá­rios con­vi­dados, mem­bros de ou­tras or­ga­ni­za­ções do Par­tido.

No mesmo dia, na So­ci­e­dade Eu­terpe Alhan­drense, re­a­lizou-se, também, a X As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Vila Franca de Xira.

Na meia cen­tena de in­ter­ven­ções pro­fe­ridas, foram abor­dadas ques­tões como o acesso à saúde, ha­bi­tação e edu­cação e ou­tros di­reitos cons­ti­tu­ci­o­nais como os trans­portes, mo­bi­li­dade e ser­viços pú­blicos.

Na as­sem­bleia, que de­correu sobre o lema «O Par­tido tem con­celho: or­ga­nizar, in­tervir e trans­formar», foram ainda apro­vadas quatro mo­ções sobre o mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e po­pular e os seus apoios, os pro­blemas de acesso à saúde no con­celho, a luta pela paz, a abo­lição das por­ta­gens da A1 e sobre a re­po­sição das fre­gue­sias ex­tintas.

No en­cer­ra­mento, foi Ri­cardo Costa, da Co­missão Po­lí­tica do PCP, quem in­ter­veio.

 

Dis­cutir para trans­formar

«De­mo­cracia avan­çada, os va­lores de Abril no fu­turo de Por­tugal», foi o lema da VII As­sem­bleia de Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Al­bu­feira, que se re­a­lizou no dia 4 deste mês.

Com um nú­mero con­si­de­rável de amigos e con­vi­dados a as­sistir aos tra­ba­lhos, os de­le­gados dis­cu­tiram a si­tu­ação po­lí­tica in­ter­na­ci­onal e na­ci­onal, na qual, deram par­ti­cular des­taque aos pro­blemas lo­cais. A Re­so­lução Po­lí­tica, apro­vada por una­ni­mi­dade, des­creve o tu­rismo como a prin­cipal ac­ti­vi­dade e o maior em­pre­gador de Al­bu­feira. O ca­rácter sa­zonal deste sector con­fere uma si­tu­ação ele­vada de ex­plo­ração e de­sem­prego aos tra­ba­lha­dores, quer na­ci­o­nais quer de imi­grantes, do con­celho, que vivem em si­tu­a­ções de agra­vada pre­ca­ri­e­dade.

De­pois de eleita, por una­ni­mi­dade, a nova Co­missão Con­ce­lhia, com­posta por mem­bros li­gados à ho­te­laria, função pú­blica, saúde, edu­cação e ad­mi­nis­tração local, Celso Costa, membro do Co­mité Cen­tral, re­a­lizou a in­ter­venção final.

No exacto mesmo dia, em Pal­mela, na sua XII as­sem­bleia, os co­mu­nistas pal­me­lenses as­su­miram como ob­jec­tivos o au­mento do nú­mero de mi­li­tantes, a atri­buição de ta­refas e o apro­fun­da­mento da in­ter­venção do Par­tido nas vá­rias áreas so­ciais do con­celho.

Cen­trada no lema «Pela de­mo­cracia, pelo fu­turo, re­forçar o PCP», a dis­cussão re­sultou na va­lo­ri­zação do tra­balho au­tár­quico re­a­li­zado pela CDU, com a vi­tória nas elei­ções au­tár­quicas de 2021, e o seu tra­jecto de pro­gresso. Igual­mente, foram sa­li­en­tados pro­blemas como o au­mento ge­ne­ra­li­zado do custo de vida.

Ar­mindo Mi­randa, da Co­missão Po­lí­tica, en­cerrou a dis­cussão da as­sem­bleia, na qual foram apro­vadas mo­ções de apoio à luta dos tra­ba­lha­dores, de­sa­gre­gação das fre­gue­sias de Po­ceirão e Ma­ra­teca e pela paz.

Mais a Norte e um dia de­pois, em Condeixa-a-Nova, a VI as­sem­bleia con­ce­lhia abordou novas formas de li­gação do Par­tido aos tra­ba­lha­dores e à po­pu­lação e re­a­lizou um ba­lanço sobre a de­fesa dos ser­viços pú­blicos, do pa­tri­mónio his­tó­rico e cul­tural e do apa­relho pro­du­tivo in­dus­trial e agrí­cola.

 



Mais artigos de: PCP

Caos nas Urgências e atrasos chocam mas não surpreendem

Face ao caos ins­ta­lado em muitas ur­gên­cias obs­té­tricas, às di­fi­cul­dades em as­se­gurar o aten­di­mento mé­dico ur­gente e aos atrasos em con­sultas e exames, são muitas as vozes que se er­guem em pro­testo pela de­gra­dação do SNS.

A Corrida da Festa está de volta. E tem novidades

A Corrida e a Caminhada da Festa do Avante! estão de volta em 2022, mais precisamente no domingo, 4 de Setembro, às 9h30, com um novo percurso: a 33.ª Corrida da Festa parte e termina na Avenida Silva Gomes, na Amora (junto ao E-Leclerc), passando pela magnífica marginal do Seixal. São ao todo...

Mais e melhores transportes públicos

Um ser­viço pú­blico de trans­portes ade­quado às ne­ces­si­dades da mai­oria da po­pu­lação é uma luta de sempre do PCP, cujas pro­postas são va­li­dadas pela per­sis­tente ca­rência de ser­viços e pelo preço das ta­rifas.

Centenário de Saramago arranca em Braga

No âm­bito das co­me­mo­ra­ções do Cen­te­nário de José Sa­ra­mago que o PCP está a pro­mover, sob o lema «Es­critor Uni­versal, in­te­lec­tual de Abril, mi­li­tante co­mu­nista», a DORB re­a­lizou, dia 3, um de­bate em torno do livro «En­saio sobre a Lu­cidez».

Fundador do PCP homenageado

No passado dia 29, realizou-se uma homenagem a Manuel Guilherme de Almeida, alfaiate, lutador antifascista e fundador do PCP. Natural de Janeiro de Cima, Fundão, o mestre alfaiate tem obra reconhecida: criou uma academia e o método de corte Maguidal. Enfrentou a repressão fascista, tendo sido preso por nove vezes,...

36 inscritos no Concurso de Bandas Novos Valores

Fechadas as inscrições, são 36 os grupos e músicos que concorreram ao Concurso de Bancas Novos Valores, promovido pela Juventude Comunista Portuguesa. Os apurados actuarão nos palcos da Festa do Avante!, que se realiza a 2, 3 e 4 de Setembro na Quinta da Atalaia. O concurso realiza-se este ano sob o lema «Traz a Cultura...

Novo espaço no CT de Coimbra

Com a participação de algumas dezenas de militantes e amigos, a Organização Regional de Coimbra do PCP inaugurou, no início deste mês, o novo espaço do Centro de Trabalho de Coimbra. A abrir a sala multifacetada e ampla que vai permitir acolher iniciativas de diverso tipo – debates,...

Reforçar o Partido para o levar mais longe

O PCP está presente em todo o País, do Norte ao Sul, do Litoral ao Interior. Desde muito cedo que, para os comunistas portugueses, estar em contacto constante com o povo e com os trabalhadores de Portugal inteiro é uma condição essencial, não só para a sua sobrevivência, mas também para a sua maneira de trabalhar,...