Afirmar nas ruas a defesa da paz

É já no pró­ximo sá­bado, às 15h00, o des­file pela paz em Lisboa, com início no Marquês de Pombal. No Porto, é na quarta-feira, 29, às 18h00, na Cor­do­aria.
A mo­bi­li­zação con­tinua em todo o País.

Há trans­portes or­ga­ni­zados para os dois des­files

Das vá­rias re­giões estão or­ga­ni­zados trans­portes para os dois des­files (ver ho­rá­rios e pontos de en­contro no Fa­ce­book do Apelo Paz Sim! Guerra e cor­rida aos ar­ma­mentos Não!) e nas prin­ci­pais ave­nidas, ruas e praças do País, bem como em ter­mi­nais de trans­porte, em­presas e ser­viços, estão a ser dis­tri­buídos fo­lhetos com as datas, lo­ca­li­za­ções e ob­jec­tivos de ambas as ini­ci­a­tivas.

Este Apelo, que não tem pa­rado de somar novas ade­sões, in­di­vi­duais e co­lec­tivas, as­senta na ne­ces­si­dade de res­peitar e cum­prir os prin­cí­pios do di­reito in­ter­na­ci­onal con­sa­grados na Carta das Na­ções Unidas e na Acta Final da Con­fe­rência de Hel­sín­quia, que a Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa acolhe e de­sen­volve no seu ar­tigo 7.º. Re­jeita a con­fron­tação, as san­ções, o mi­li­ta­rismo e a cor­rida aos ar­ma­mentos, que só podem ga­rantir o agra­va­mento da si­tu­ação.

A cha­mada à par­ti­ci­pação es­tende-se a todos quantos as­piram à paz e que par­ti­lham dos prin­cí­pios, pre­o­cu­pa­ções e con­si­de­ra­ções cons­tantes no Apelo, lê-se no fo­lheto em dis­tri­buição. In­de­pen­den­te­mente, ga­rante-se, de «opi­niões di­versas sobre os de­sen­vol­vi­mentos no plano in­ter­na­ci­onal, como a si­tu­ação na Pa­les­tina ou no Sara Oci­dental, as guerras na Ucrânia, no Iémen, na Síria, na Líbia ou no Iraque».

A unir os par­ti­ci­pantes es­tarão, sim, a «con­de­nação da guerra, a pro­funda pre­o­cu­pação com o agra­va­mento da si­tu­ação mun­dial e os sé­rios pe­rigos para a Hu­ma­ni­dade que dele de­correm».

Con­versas pela Paz

In­se­ridas na mo­bi­li­zação para os des­files, re­a­li­zaram-se no Porto e em Lisboa, nos dias 14 e 15, duas Con­versas pela Paz. Em ambas a ini­ci­a­tivas, for­te­mente par­ti­ci­padas, es­ti­veram pre­sentes vá­rios dos subs­cri­tores ini­ciais do Apelo, que aí re­a­fir­maram pre­o­cu­pa­ções e mo­tivos su­fi­ci­entes para que se faça dos des­files po­de­rosas afir­ma­ções de luta pela paz, o de­sar­ma­mento e a co­o­pe­ração.

Não iso­lando o con­flito que se trava na Ucrânia do seu con­texto mais geral, os ora­dores su­bli­nharam a ne­ces­si­dade de impor uma bar­reira ao mi­li­ta­rismo, à guerra, às im­po­si­ções e às chan­ta­gens como normas nas re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais. Re­fe­riram-se a guerras pas­sadas e pre­sentes, a blo­queios e san­ções que pre­ju­dicam gra­ve­mente os povos, ao des­res­peito pelo di­reito in­ter­na­ci­onal, que se ve­ri­fica desde há dé­cadas. Sa­li­en­taram o di­reito ina­li­e­nável ao de­sen­vol­vi­mento so­be­rano.

Hoje re­a­liza-se outra ini­ci­a­tiva de de­bate in­se­rida na mo­bi­li­zação para os des­files: é às 21h00, no Au­di­tório Ma­nuel Artur dos Santos, no Mer­cado de San­tana, em Leiria.



Mais artigos de: Nacional

CDU contra o aumento de taxas em Viana do Castelo

A CDU ma­ni­festou-se contra o au­mento das taxas de re­colha de re­sí­duos só­lidos apro­vado pela Câ­mara de Viana do Cas­telo e de­fende o re­gresso deste ser­viço, nas mãos da Re­su­lima, à es­pera pú­blica.

CNA exige a regulação dos preços dos combustíveis

O aumento no preço do gasóleo agrícola «significa um duro golpe para as explorações agrícolas nacionais», alertou, em comunicado, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Só na passada semana aquele combustívelsubiu 13 cêntimos. «Uma exploração agrícola familiar de média dimensão, que no início do ano gastaria, por...

Tribuna pública em Santo António dos Olivais

A CDU realizou no domingo, 19, uma tribuna pública no bairro Norton de Matos, em Santo António dos Olivais, Coimbra. A iniciativa, presidida por Rui Mendes, da Comissão de Freguesia do PCP e morador do bairro, contou com a presença de João Abrantes, Vasco Paiva, ambos eleitos na Assembleia de...

Água pode aumentar em Mação

Mais de meia centena de pessoas participaram, no dia 19 de Junho, em Mação, num almoço realizado pela CDU, que contou com a participação de António Filipe, do Comité Central do PCP. Num dos municípios que integra a empresa Tejo Ambiente, foi tema de conversa a perspectiva do tarifário da água poder aumentar 20 por cento,...

Utentes alertam para problemas em Milfontes

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira realizou, sábado, 18, uma campanha de sensibilização junto da população da freguesia de Vila Nova de Milfontes. Na acção exigiu-se ao Governo e ao Ministério da Saúde a construção, com urgência, de uma nova extensão de saúde, a contratação de...