CDU contra o aumento de taxas em Viana do Castelo

A CDU ma­ni­festou-se contra o au­mento das taxas de re­colha de re­sí­duos só­lidos apro­vado pela Câ­mara de Viana do Cas­telo e de­fende o re­gresso deste ser­viço, nas mãos da Re­su­lima, à es­pera pú­blica.

Agravam-se os pro­blemas no Vale do Lima e Baixo Cá­vado

A pro­posta de au­mento das taxas foi apro­vada no pas­sado dia 14, apenas com o voto contra da CDU, que con­si­derou tratar-se de «um au­mento sig­ni­fi­ca­tivo para a po­pu­lação, os co­mer­ci­antes e em­pre­sá­rios, acen­tu­ando os pro­blemas de­cor­rentes do agra­va­mento do custo de vida já sen­tidos por todos».

Em nota di­vul­gada no dia 16 de Junho, a CDU – que se con­firma como «a força po­lí­tica em­pe­nhada na de­fesa dos ser­viços pú­blicos» e «por­ta­dora de um pro­jecto al­ter­na­tivo que tem no centro das suas pre­o­cu­pa­ções a qua­li­dade de vida, o in­te­resse das po­pu­la­ções e de­sen­vol­vi­mento e pro­gresso dos con­ce­lhos» –lembra que o pre­si­dente do mu­ni­cípio de Viana do Cas­telo sus­tenta a pro­posta de au­mentos das taxas com as de­ci­sões da Re­su­lima, «es­con­dendo que é ac­ci­o­nista da em­presa», tal como os res­tantes pre­si­dentes das câ­maras de Arcos de Val­devez, Bar­celos, Es­po­sende, Ponte da Barca e Ponte de Lima.

O con­junto destes con­ce­lhos detém 49 por cento da em­presa, sendo os res­tantes 51 por cento de­tidos por uma em­presa pri­vada, a EGF.

A CDU opôs-se desde sempre à in­te­gração dos con­ce­lhos na Re­su­lima, aler­tando que vi­sava pre­parar ca­minho para a pri­va­ti­zação deste ser­viço, que con­du­ziria a au­mentos de preços e à se­cun­da­ri­zação da qua­li­dade do ser­viço e da missão de servir as po­pu­la­ções.

A Re­su­lima é a em­presa ges­tora do sis­tema mul­ti­mu­ni­cipal de tri­agem, re­colha se­lec­tiva, va­lo­ri­zação e tra­ta­mento de re­sí­duos ur­banos do Vale do Lima e Baixo Cá­vado.

 



Mais artigos de: Nacional

Afirmar nas ruas a defesa da paz

É já no pró­ximo sá­bado, às 15h00, o des­file pela paz em Lisboa, com início no Marquês de Pombal. No Porto, é na quarta-feira, 29, às 18h00, na Cor­do­aria.
A mo­bi­li­zação con­tinua em todo o País.

CNA exige a regulação dos preços dos combustíveis

O aumento no preço do gasóleo agrícola «significa um duro golpe para as explorações agrícolas nacionais», alertou, em comunicado, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA). Só na passada semana aquele combustívelsubiu 13 cêntimos. «Uma exploração agrícola familiar de média dimensão, que no início do ano gastaria, por...

Tribuna pública em Santo António dos Olivais

A CDU realizou no domingo, 19, uma tribuna pública no bairro Norton de Matos, em Santo António dos Olivais, Coimbra. A iniciativa, presidida por Rui Mendes, da Comissão de Freguesia do PCP e morador do bairro, contou com a presença de João Abrantes, Vasco Paiva, ambos eleitos na Assembleia de...

Água pode aumentar em Mação

Mais de meia centena de pessoas participaram, no dia 19 de Junho, em Mação, num almoço realizado pela CDU, que contou com a participação de António Filipe, do Comité Central do PCP. Num dos municípios que integra a empresa Tejo Ambiente, foi tema de conversa a perspectiva do tarifário da água poder aumentar 20 por cento,...

Utentes alertam para problemas em Milfontes

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira realizou, sábado, 18, uma campanha de sensibilização junto da população da freguesia de Vila Nova de Milfontes. Na acção exigiu-se ao Governo e ao Ministério da Saúde a construção, com urgência, de uma nova extensão de saúde, a contratação de...