Congresso do PAIGC marcado para Agosto

O 10.º Congresso do PAIGC (Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde) terá lugar em Bissau de 19 a 21 deste mês.

A convocatória da reunião magna foi anunciada no final de uma reunião extraordinária do comité central do partido, realizada na passada sexta-feira, 5, na sua sede, na capital.

O presidente da comissão nacional preparatória do 10.º Congresso do PAIGC, Manuel dos Santos, informou o comité central que estão reunidas condições para a sua realização, decorrendo trabalhos para a resolução dos problemas logísticos.

Desde Fevereiro que o partido vencedor das últimas eleições legislativas, relegado para a oposição por uma coligação de outras forças políticas, procura reunir o congresso, três vezes adiado devido a um processo judicial, com base numa alegada irregularidade processual na eleição dos delegados, agora decidido pelo Tribunal da Relação a favor do PAIGC.

Dirigentes partidários acusam o actual poder político guineense de estar por detrás das manobras jurídicas que impediram até agora a realização do 10.º Congresso. Em Março, a polícia chegou a invadir e ocupar à força a sede do PAIGC, no centro de Bissau, impedindo o começo dos trabalhos.




Mais artigos de: Internacional

China afirma e protege a soberania nacional

A deslocação da presidente da Câmara de Representantes dos EUA a Taiwan não é assunto de democracia mas de soberania e integridade territorial da China. Pequim considera a visita da congressista uma violação severa do princípio de «uma só China» e reafirma que Taiwan é uma parte inalienável da China.

Partido Comunista Colombiano saúda novo governo de mudança

O Partido Comunista Colombiano (PCC), integrante do Pacto Histórico, saudou o presidente Gustavo Petro e a vice-presidente Francia Márquez pela tomada de posse dos mais altos dirigentes da República da Colômbia, no dia 7, em Bogotá. Em comunicado do seu Comité Central, o PCC saudou também o novo gabinete ministerial...

EUA «advertem» países africanos

Os Estados Unidos da América lançaram mais uma ofensiva política e diplomática em África, procurando minar as relações dos países do continente com a China e a Rússia. A embaixadora dos EUA nas Nações Unidas, Linda Thomas-Greenfield, deslocou-se ao Gana, Uganda e Cabo Verde. Em simultâneo, o secretário de Estado, Antony...