Transporte públicos e mobilidade em jornadas no Algarve e em Beja

Me­lhorar o ser­viço de trans­portes im­pe­dindo que a ma­xi­mi­zação do lucro im­pere sobre as ne­ces­si­dades dos utentes e as­se­gurar aces­si­bi­li­dades foram rei­vin­di­ca­ções que emer­giram de ac­ções no Al­garve e em Beja.

É pre­ciso in­vestir em aces­si­bi­li­dades e trans­portes, in­siste o PCP

As ini­ci­a­tivas foram pro­mo­vidas pelo PCP e con­taram com a pre­sença do de­pu­tado na As­sem­bleia da Re­pú­blica João Dias. Dia 17 de Ou­tubro, a jor­nada de con­tacto com utentes e tra­ba­lha­dores al­gar­vios cen­trou-se «no di­reito ao trans­porte, numa re­gião mar­cada pela au­sência de oferta de trans­portes pú­blicos e de uma ver­da­deira rede que a sirva». Avultam re­latos de lo­ca­li­dades iso­ladas ou de su­pressão de ser­viços, in­formou a Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Al­garve do PCP.

O pé­riplo de João Dias, acom­pa­nhado por di­ri­gentes e mi­li­tantes co­mu­nistas, co­meçou em São Bar­to­lomeu de Mes­sines, com a po­pu­lação a quem foi re­ti­rado a car­reira de meio-do-dia; pros­se­guiu em Al­bu­feira, onde, a si­tu­ação idên­tica, acrescem pro­blemas es­pe­cí­ficos dos mo­to­ristas da EVA; con­ti­nuou em Olhão, junto à es­tação fer­ro­viária para con­tactos com utentes dos com­boios, e ter­minou em Faro, com uma tri­buna pú­blica.

Na ca­pital do dis­trito, João Dias sa­li­entou que o Al­garve «está refém de um grupo eco­nó­mico pri­vado que impõe as suas re­gras em função dos seus lu­cros, ao invés da mo­bi­li­dade da po­pu­lação», per­sis­tindo «in­su­fi­ci­ên­cias de co­ber­tura e ho­rá­rios» nos trans­portes pú­blicos».

«Na fer­rovia, há enormes atrasos na elec­tri­fi­cação e mo­der­ni­zação da linha do Al­garve e dos com­boios», alertou ainda João Dias, antes de chamar a atenção para o facto de não haver «ar­ti­cu­lação com ou­tros trans­portes pú­blicos».

Neste con­texto, «é pre­ciso de­fender o di­reito à mo­bi­li­dade e pro­mover a subs­ti­tuição do trans­porte in­di­vi­dual pelo trans­porte co­lec­tivo», bem como «in­vestir no alar­ga­mento da oferta de trans­portes pú­blicos, na me­lhoria da sua qua­li­dade» e in­sistir «no ob­jec­tivo da sua pro­gres­siva gra­tui­ti­dade».

Antes, dia 10, em Beja, o de­pu­tado do PCP na As­sem­bleia da Re­pú­blica in­ter­veio numa tri­buna pú­blica em de­fesa das aces­si­bi­li­dades no dis­trito de Beja. Na ini­ci­a­tiva in­ter­vi­eram, além de João Dias, José Efi­gênio, pre­si­dente da CM de Serpa, José Maria Pós de Mina, membro da DORBE e do Co­mité Cen­tral do PCP, e Vítor Pi­cado, ve­re­ador na CM de Beja.

Entre as rei­vin­di­ca­ções estão a con­clusão do IP8, a elec­tri­fi­cação da linha entre Fun­cheira e Casa Branca e a re­ac­ti­vação da fer­rovia na re­gião, o pleno apro­vei­ta­mento das po­ten­ci­a­li­dades do Ae­ro­porto de Beja.

 



Mais artigos de: PCP

Custos de produção sobem mais do que o preço do leite

O PCP pros­se­guiu o Ro­teiro sobre So­be­rania Ali­mentar com uma vi­sita a uma ex­plo­ração lei­teira e for­ra­geira, em Monte Re­dondo, Leiria. Je­ró­nimo de Sousa pediu «me­didas ex­cep­ci­o­nais» para um sector em di­fi­cul­dades.

PCP aponta obstáculos a início do ano lectivo

«O con­tacto com a re­a­li­dade das es­colas na aber­tura deste ano lec­tivo con­firma, também no dis­trito do Porto, que as fa­mí­lias e os es­tu­dantes se de­frontam com di­fi­cul­dades».

Avança a preparação da Conferência Nacional

A pouco mais de quinze dias da Con­fe­rência Na­ci­onal, que se re­a­li­zará nos dias 12 e 13 de No­vembro, o pro­cesso de dis­cussão e pre­pa­ração avança a bom ritmo por todas as or­ga­ni­za­ções do Par­tido.

Travar o empobrecimento na Madeira

«A cada dia o salário e a pensão ficam mais curtos para as despesas», ao mesmo tempo que «os lucros das grandes empresas não param de crescer». Este foi o alerta que a Organização Regional da Madeira do PCP deixou, segunda-feira, numa acção de protesto, no centro do Funchal. Só nos últimos...

PCP ouve queixas da Universidade do Minho

Uma delegação do PCP constituída por Belmiro Magalhães, da Comissão Política, Inês Rodrigues, do Secretariado da JCP e membro da Assembleia Municipal de Guimarães, Manuel Carvoeiro, da Organização Regional de Braga (ORB), e António Joaquim, da Comissão Política da JCP, reuniu com o reitor da Universidade do Minho (UM),...

Na dianteira pelo direito à habitação

Com a presença do vereador na Câmara Municipal de Lisboa, João Ferreira, e de outros eleitos e dirigentes do PCP, realizou-se na manhã de sábado, 15 de Outubro, uma tribuna pública, no Bairro Marquês de Abrantes, em Marvila, com o objectivo de ouvir a população sobre os problemas de acesso a uma habitação condigna. A...

Saramago evocado em Lisboa e Castelo Branco

A Assembleia Municipal de Lisboa realizou, no passado dia 18, uma evocação do centenário do nascimento de José Saramago. A iniciativa, proposta pelo grupo municipal do PCP naquele órgão autárquico da capital, teve como objectivo homenagear escritor galardoado em 1998 com o Prémio Nobel da Literatura, que foi presidente...

Dar a conhecer o Partido

O PCP tem expressão nacional. Desde 1921 que os comunistas tentam chegar a todos os cantos do País. Da Madeira, esta semana chegam ao Avante! as histórias, motivações e objectivos de dois militantes que recentemente se juntaram ao Partido. Joséafirma que nunca teve outro Partido. «Nunca me...