Resposta insuficiente na Autoeuropa

«A res­posta da VW Au­to­eu­ropa é in­su­fi­ci­ente e não repõe o poder de compra dos tra­ba­lha­dores», afirma o SITE Sul, num co­mu­ni­cado da sua co­missão sin­dical na em­presa, após o novo «pré-acordo» que saiu, dia 28, da reu­nião entre a Co­missão de Tra­ba­lha­dores e a ad­mi­nis­tração da fá­brica au­to­móvel.

Se­gundo foi di­vul­gado, pre­co­niza-se um au­mento ex­tra­or­di­nário de 5,2 por cento, em De­zembro, anu­lando os dois por cento antes acor­dados para 2023. Uma nova con­sulta aos tra­ba­lha­dores de­verá re­a­lizar-se já neste do­mingo e na se­gunda-feira, dia 5.

Para o SITE Sul, o re­sul­tado da ne­go­ci­ação «não res­ponde aos an­seios dos tra­ba­lha­dores, re­a­fir­mados na greve de dias 17 e 18 de No­vembro, e fica aquém da rei­vin­di­cação apre­sen­tada em 21 de Ou­tubro».

«Devem ser mar­cados ple­ná­rios, para os tra­ba­lha­dores se pro­nun­ci­arem sobre o re­sul­tado das ne­go­ci­a­ções, e não saltar etapas no pro­cesso, le­vando a re­fe­rendo de forma apres­sada», de­fende o sin­di­cato da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

CGTP-IN realiza importante acção de luta pela valorização dos trabalhadores

Em «tempos de­sa­fi­antes, de uma enorme ofen­siva, que re­clama uma po­de­rosa res­posta», a CGTP-IN reuniu no dia 25 de No­vembro mi­lhares de pes­soas em frente da As­sem­bleia da Re­pú­blica, re­pro­vando na rua o Or­ça­mento do Es­tado que es­tava a ser vo­tado no he­mi­ciclo e ga­ran­tindo o pros­se­gui­mento da luta. É dada pri­o­ri­dade ao au­mento geral dos sa­lá­rios, no dia-a-dia de cada em­presa e sector, e, em con­ver­gência, na se­mana de 10 a 17 de De­zembro.

Revolta fez-se greve forte nas cantinas e refeitórios

A Ah­resp e as em­presas con­ces­si­o­ná­rias res­pon­deram às justas rei­vin­di­ca­ções dos tra­ba­lha­dores com a ex­plí­cita in­tenção de re­ti­rada de di­reitos e re­cu­saram ini­ciar ne­go­ci­a­ções com os sin­di­catos.

Pilotos de barra e portos pararam

Uma greve dos pilotos de barra e portos começou ontem, com «uma adesão de cem por cento nos portos de Setúbal e Sines, bem como na esmagadora maioria dos portos do País», como revelou a União dos Sindicatos de Setúbal. A greve, marcada pelo sindicato Oficiaismar para dias 29 e 30 de Novembro e 6 e 7 de Dezembro, visou...

Polícias admitem novas lutas

«Caso o Governo não demonstre vontade política de dar respostas, teremos de continuar a lutar, da forma que entendermos mais eficaz, mais capaz, mas sempre com coesão, união e participação», disse o presidente da Associação Sindical dos Profissionais da Polícia (ASPP/PSP), junto da Assembleia...