Dia Nacional do Estudante assinalado com luta em todo o País

Os estudantes do Ensino Básico e Secundário estão em luta por mais professores, funcionários, psicólogos, pela efectivação da Educação Sexual, pelo fim dos Exames Nacionais, por melhores condições materiais e por menos sobrecarga horária.

«Março é mês de dar voz aos estudantes!»

As acções – promovidas pelo Movimento «Voz aos Estudantes» – decorrem em todo o País sob o lema «Março é mês de dar voz aos estudantes!». Anteontem, decorreu, na Escola Secundária António Gedeão, no Laranjeiro, Almada, uma grande manifestação com cerca de 200 estudantes, pela urgência de obras na escola. Neste estabelecimento, com edifícios «provisórios» com décadas de existência, nos tectos e paredes há infiltrações, bolores e sujidade. O pavilhão desportivo tem paredes a cair, e por toda a escola há vidros quebrados, bem como portas, estores e loiça sanitária partida ou a cair. Ali, não são raros os casos de inundações e de pragas.

Por tudo isto, estudantes, pais e professores saíram à rua, durante mais de uma hora, gritando palavras de ordem, junto ao portão, como «Obras já!», «Investimento nas escolas não podem ser esmolas» e «Passaram 30 anos e os pavilhões da Gedeão continuam sem planos».

No concelho de Oeiras têm lugar amanhã, 24, concentrações nas escolas Professor José Augusto Lucas (13h15) e São Julião da Barra (10h10), e, dia 30, na Aquilino Ribeiro (9h05).

Superior
Hoje, 23, Dia Nacional do Estudante, realiza-se em Lisboa, às 14h30, uma manifestação do Superior, da Faculdade de Belas Artes até ao Palácio de São Bento, sob o lema «Até quando vai o muro aumentar? Fim às barreiras no Ensino Superior». A data será ainda assinalada com acções de luta no Porto, Évora, Coimbra, Aveiro, Castelo Branco e Braga.

As propinas, taxas e emolumentos e outros custos associados ao Ensino Superior continuam a ser um dos principais problemas.

 



Mais artigos de: Nacional

Defender a água como bem público

A água, um «bem precioso do qual toda a vida depende», encontra-se «crescentemente ameaçado por um sistema económico que não olha a meios para subordinar, custe o que custar, a natureza e os homens às leis do mercado em busca de lucros e acumulação». O mesmo sistema que «continua a privar centenas de milhões de seres...

Exposição em Setúbal perpetua memória de Adriano Correia de Oliveira

No dia 1 de Abril, às 16h00, será inaugurada, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, em Setúbal, uma exposição sobre a vida e obra de Adriano Correia de Oliveira, patente até 3 de Junho, um dos principais autores da música de intervenção. O momento ficará marcado com a actuação musical do...

Defender a paz, urgência do nosso tempo

O CPPC realiza no próximo sábado, 25, às 14h15, na Voz do Operário, em Lisboa, o debate «Defesa da Paz, urgência do nosso tempo». Participam Ilda Figueiredo, presidente da direcção nacional do CPPC, José Baptista Alves, militar de Abril e presidente da mesa da Assembleia da Paz, e Rui Namorado...

URAP comemora os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática

No próximo dia 1 de Abril, a União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP) vai assinalar os 50 anos do 3.º Congresso da Oposição Democrática, realizado entre 4 e 8 de Abril de 1973, com uma sessão evocativa, às 14h30, no Auditório do Centro de Cultura e Congressos de Aveiro, e um desfile e homenagem aos...