Confronto militar continua no Sudão mais de um mês após início do conflito

No Sudão, mais de um mês depois do deflagrar do conflito armado entre forças do exército e milícias, a guerra prossegue, sobretudo na zona de Cartum e na região de Darfur.

Organizações médicas locais estimam que, desde 15 de Abril, quando começaram as hostilidades, tenham morrido 822 civis e ficado feridos cerca de 3200. A guerra já provocou, além da destruição de infra-estruturas civis, centenas de milhares de deslocados no Sudão e de refugiados nos países vizinhos.

Na terça-feira, 16, os dois lados acusaram-se mutuamente da autoria de assaltos a diversas embaixadas na capital. Foram atacadas as representações diplomáticas da Arábia Saudita, Jordânia, Sudão do Sul, Somália e Kwait, com destruição de documentos, o saque de viaturas e o incêndio de edifícios.

Foram divulgados no mesmo dia relatos de violentos combates em Cartum e nas cidades vizinhas de Bahri e Omdurman, com a utilização de artilharia e aviação. Segundo meios de informação sudaneses, os milicianos das Forças de Intervenção Rápida (FIR) controlam instituições vitais como o aeroporto, a universidade e o palácio da República, tendo expulsado civis de algumas residências.

Tudo isto apesar da trégua assinada no dia 12 entre representantes dos dois generais beligerantes – Abdelfattah al-Buran, chefe do exército e do Conselho Soberano de Transição, e Mohamed Hamdan Dagalo, vice-presidente daquele órgão e líder das FIR –, com mediação internacional, na cidade saudita de Jeddah, onde foi acordado um cessar-fogo e a criação de corredores humanitários para evacuar civis, assim como a protecção dos hospitais.

 



Mais artigos de: Internacional

Multiplicam-se ataques israelitas na Cisjordânia e Faixa de Gaza

Perante o silêncio da autodenominada comunidade internacional, tropas israelitas prosseguem, com toda a impunidade, ataques contra populações da Palestina ocupada, tanto na Cisjordânia como na faixa de Gaza. Cresce o número de mortos, feridos e presos palestinianos vítimas dos ocupantes israelitas.

Eleições em Timor-Leste: Fretilin «muito confiante»

Em Timor-Leste, realizam-se no domingo, 21, as quintas eleições legislativas desde a independência. Mais de 890 mil eleitores vão escolher os 65 deputados do parlamento nacional. A Fretilin, que integra o actual governo, espera reforçar posições.

Eleição presidencial na Turquia decide-se na segunda volta, a 28

O actual chefe de Estado da Turquia, Recep Erdogan, conservador, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), e o social-democrata Kemal Kilicdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), passaram à segunda volta da eleição presidencial, que terá lugar no dia 28 de Maio. Na primeira ronda da votação, no passado...

Endividamento das famílias bate recorde nos EUA

Enquanto o Congresso dos EUA reencena, pela 78.ª vez, a ópera bufa do tecto da dívida federal, a dívida das famílias trabalhadoras rompe os tectos da história, atingindo o valor mais alto de sempre: 17 biliões de dólares. Esmagados pela tenaz da recessão e da inflação, são cada vez mais os...