Eleições em Timor-Leste: Fretilin «muito confiante»

Em Timor-Leste, re­a­lizam-se no do­mingo, 21, as quintas elei­ções le­gis­la­tivas desde a in­de­pen­dência. Mais de 890 mil elei­tores vão es­co­lher os 65 de­pu­tados do par­la­mento na­ci­onal. A Fre­tilin, que in­tegra o ac­tual go­verno, es­pera re­forçar po­si­ções.

Mais de 890 mil elei­tores vão es­co­lher 65 de­pu­tados do par­la­mento

A Fre­tilin, par­tido da in­de­pen­dência e a maior força no par­la­mento de Timor-Leste, está «muito con­fi­ante» no re­forço da sua po­sição nas elei­ções le­gis­la­tivas do pró­ximo do­mingo, com um pro­grama cen­trado no povo e em go­vernar para todos.

«Na­tu­ral­mente que quem go­verna, go­verna todo o povo. E como go­verna todo o povo deve saber abraçar todos. E esta vai ser de cer­teza a pos­tura da Fre­tilin», disse à Lusa o se­cre­tário-geral da Frente Re­vo­lu­ci­o­nária do Timor-Leste In­de­pen­dente (Fre­tilin), Mari Al­ka­tiri, fa­lando à margem de um co­mício que juntou mi­lhares de apoi­antes em Díli.

Este foi um dos mai­ores co­mí­cios par­ti­dá­rios da cam­panha na ca­pital ti­mo­rense, onde nos úl­timos dias se con­cen­traram as aten­ções das prin­ci­pais forças po­lí­ticas con­cor­rentes. Além do se­cre­tário-geral, dis­cur­saram o pre­si­dente do par­tido, Fran­cisco Gu­terres Lú-Olo, o ex-co­man­dante das forças ar­madas, Lere Anan Timur, e di­ri­gentes da or­ga­ni­zação de ju­ven­tude da Fre­tilin.

A Fre­tilin par­ti­cipa no go­verno ti­mo­rense desde 2020, quando en­trou para vi­a­bi­lizar o exe­cu­tivo de­pois da saída do Con­gresso Na­ci­onal da Re­cons­trução Ti­mo­rense (CNRT), de Xa­nana Gusmão.

A Fre­tilin e os seus par­ceiros no ac­tual go­verno, o Par­tido Li­ber­tação Po­pular (PLP) e o Kmanek Ha­buras Uni­dade Na­ci­onal Timor Oan (Khunto), con­correm se­pa­rados nestas elei­ções, mas com um acordo de manter a pla­ta­forma go­ver­na­tiva após as elei­ções.

São 17 os par­tidos que dis­putam as quintas elei­ções le­gis­la­tivas em Timor-Leste. Mais de 890 mil elei­tores estão re­gis­tados para a vo­tação, na qual vão ser es­co­lhidos os 65 de­pu­tados do par­la­mento.

Ex-co­lónia por­tu­guesa até 1975, in­va­dida e ane­xada no mesmo ano pela In­do­nésia, Timor-Leste tornou-se no mais jovem Es­tado so­be­rano do sé­culo XXI, a 20 de Maio de 2002, dia em que o país as­si­nala a res­tau­ração da in­de­pen­dência.

 



Mais artigos de: Internacional

Multiplicam-se ataques israelitas na Cisjordânia e Faixa de Gaza

Pe­rante o si­lêncio da au­to­de­no­mi­nada comu­ni­dade in­ter­na­ci­onal, tropas is­ra­e­litas pros­se­guem, com toda a im­pu­ni­dade, ata­ques contra po­pu­la­ções da Pa­les­tina ocu­pada, tanto na Cis­jor­dânia como na faixa de Gaza. Cresce o nú­mero de mortos, fe­ridos e presos pa­les­ti­ni­anos ví­timas dos ocu­pantes is­ra­e­litas.

Eleição presidencial na Turquia decide-se na segunda volta, a 28

O actual chefe de Estado da Turquia, Recep Erdogan, conservador, do Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), e o social-democrata Kemal Kilicdaroglu, do Partido Republicano do Povo (CHP), passaram à segunda volta da eleição presidencial, que terá lugar no dia 28 de Maio. Na primeira ronda da votação, no passado...

Confronto militar continua no Sudão mais de um mês após início do conflito

No Sudão, mais de um mês depois do deflagrar do conflito armado entre forças do exército e milícias, a guerra prossegue, sobretudo na zona de Cartum e na região de Darfur. Organizações médicas locais estimam que, desde 15 de Abril, quando começaram as hostilidades, tenham morrido 822 civis e ficado feridos cerca de...

Endividamento das famílias bate recorde nos EUA

Enquanto o Congresso dos EUA reencena, pela 78.ª vez, a ópera bufa do tecto da dívida federal, a dívida das famílias trabalhadoras rompe os tectos da história, atingindo o valor mais alto de sempre: 17 biliões de dólares. Esmagados pela tenaz da recessão e da inflação, são cada vez mais os...