Capitalismo não rima com defesa do ambiente

De­corre no Dubai, até ao pró­ximo dia 12, a 28.ª Con­fe­rência das Partes no âm­bito das Con­ven­ções Quadro sobre Al­te­ra­ções Cli­má­ticas das Na­ções Unidas (COP28). O de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, João Pi­menta Lopes, está pre­sente.

As grandes po­tên­cias não podem ig­norar as suas res­pon­sa­bi­li­dades his­tó­ricas

De­pois de, na COP27, a dis­cussão ter-se cen­trado na com­pen­sação aos países afec­tados por fe­nó­menos cli­má­ticos ex­tremos, tendo sido até pos­sível ins­crever nas con­clu­sões, pese em­bora as re­sis­tên­cias de países ditos de­sen­vol­vidos, o es­ta­be­le­ci­mento de um Fundo de Perdas e Danos, este ano de­bate-se o fun­ci­o­na­mento e fi­nan­ci­a­mento deste me­ca­nismo.

O pre­si­dente cu­bano, Mi­guel Diaz-Canel, acusou os EUA e as po­tên­cias da União Eu­ro­peia de não terem cum­prido o «es­casso com­pro­misso» de con­tri­buir anu­al­mente com 100 mil mi­lhões de dó­lares para apoiar a mi­ti­gação e adap­tação às al­te­ra­ções cli­má­ticas dos países menos in­dus­tri­a­li­zados, cujas ne­ces­si­dades – ga­rantiu – «au­mentam di­a­ri­a­mente». Esta é mais uma de­mons­tração da in­tenção, sempre de­mons­trada, de trans­ferir para esses países o «peso do seu in­cum­pri­mento».

As po­tên­cias ca­pi­ta­listas da Eu­ropa e Amé­rica do Norte pre­tendem ainda apagar as suas «res­pon­sa­bi­li­dades his­tó­ricas na de­te­ri­o­ração do am­bi­ente», acres­centou Diaz-Canel, acu­sando-as ainda de, pa­ra­le­la­mente, re­sis­tirem a com­pro­meter-se com a im­ple­men­tação dos meios ne­ces­sá­rios para mi­tigar as con­sequên­cias da sua acção.

Ou­tros di­ri­gentes in­ter­vi­eram e in­ter­virão nos pró­ximos dias nos tra­ba­lhos da Con­fe­rência.

Mudar pa­ra­digmas

O PCP, num co­mu­ni­cado que emitiu no pri­meiro dia da Con­fe­rência e na de­cla­ração do seu de­pu­tado ao PE, sa­li­enta que os pro­blemas am­bi­en­tais não são uma ine­vi­ta­bi­li­dade, antes têm causas e é sobre elas que urge in­tervir, con­tra­pondo a mais do mesmo uma ne­ces­sária mu­dança de pa­ra­digmas, desde logo no mo­delo pro­du­tivo.

Os im­passes e in­de­fi­ni­ções ve­ri­fi­cadas em su­ces­sivas COP evi­den­ciam a con­tra­dição entre os in­te­resses das grandes po­tên­cias e dos grandes grupos eco­nó­micos e fi­nan­ceiros, por um lado, e os in­te­resses e ne­ces­si­dades dos povos, por outro, sa­li­enta o Par­tido, para quem o ca­pi­ta­lismo não ofe­rece so­lu­ções que res­pondam si­mul­ta­ne­a­mente aos pro­blemas am­bi­en­tais e à ele­vação das con­di­ções de vida dos tra­ba­lha­dores e dos povos, no quadro do res­peito pelo di­reito ao de­sen­vol­vi­mento e pela so­be­rania e in­de­pen­dência de cada Es­tado e dos li­mites fí­sicos do pla­neta.

 



Mais artigos de: Internacional

Níger e Burquina Fasso abandonam «G5 Sahel»

O Níger e o Bur­quina Fasso anun­ci­aram, no dia 3, a sua re­ti­rada da co­or­de­nação mi­litar de­no­mi­nada «G5 Sahel», con­si­de­rando que a mesma serve os in­te­resses fran­ceses e afecta a so­be­rania dos países en­vol­vidos. O Mali tinha já saído em 2022.

Venezuela reafirma direito histórico sobre a região de Esequibo

«O único vencedor do referendo é o povo da Venezuela e a soberania da Venezuela e os perdedores são o governo da Guiana, a ExxonMobil e o imperialismo norte-americano», afirmou o presidente da República Bolivariana da Venezuela, Nicolás Maduro, comentando os resultados do referendo realizado no domingo sobre a disputa...

Mais mísseis norte-americanos a caminho da Ásia

Os EUA estão a planear instalar, já em 2024, mísseis de médio alcance em bases da região Ásia-Pacífico. A notícia é do portal Defense One, próximo do Pentágono e especializado em assuntos militares, e cita declarações do general norte-americano Charles Flynn no Fórum Internacional de Segurança...

Kissinger, cem anos sem perdão

A morte é a verdadeira maioria silenciosa – e é absolutíssima: para cada coração que ainda bate, 15 houve que não voltarão a bater. Aos cem anos, o coração frio de Henry Kissinger inscreveu finalmente o dono na maioria dos calados. Mentiu, em 69, quando disse aos jornalistas que dentro do envelope levava a Playboy. Na...