Espectáculo celebra 50 anos da Revolução em Aveiro

Di­ante de um au­di­tório cheio do Con­ser­va­tório de Mú­sica de Aveiro Ca­louste Gul­ben­kian, re­a­lizou-se, no dia 23, o es­pec­tá­culo co­me­mo­ra­tivo Abril é mais Fu­turo em ce­le­bração do 50.º ani­ver­sário da re­vo­lução dos cravos.

A ini­ci­a­tiva, or­ga­ni­zada pelo PCP, contou com vá­rias formas de ex­pressão ar­tís­tica, no­me­a­da­mente com a re­pre­sen­tação de um trecho da peça Amanhã os réus serão vocês, pelo actor An­tónio Mo­rais, e por um con­certo da mú­sica de Abril, or­ga­ni­zado e in­ter­pre­tado por mú­sicos avei­renses de di­versas áreas e con­textos mu­si­cais, como Vítor Hugo, Rui Oli­veira, Freddy Strings, Nuno Silva, Sam Par­rança, Susie Fi­lipe, Ale­xandre Mano, João Tiago Fer­nandes e Pedro Va­lente.

«Os ideais de Abril são a so­lução para os pro­blemas ac­tuais e para o fu­turo do nosso País», sa­li­entou, no mo­mento po­lí­tico da noite, Re­nata Costa, membro do Se­cre­ta­riado da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Aveiro do PCP. De acordo com a di­ri­gente, na luta por Abril cabem todos os com­bates que os tra­ba­lha­dores e o povo travam por me­lhores sa­lá­rios e pen­sões, pelo re­forço dos di­reitos, pelo fim da ca­du­ci­dade da con­tra­tação co­lec­tiva, pela pro­tecção so­cial, pelo SNS, pela Es­cola Pú­blica, pelo di­reito à ha­bi­tação, à cul­tura, aos trans­portes, à se­gu­rança, pela igual­dade e pela pro­tecção do am­bi­ente.

«Com a co­ragem de sempre, com a de­ter­mi­nação e ale­gria, tra­va­remos as lutas que temos pela frente. Sendo, como sempre, o PCP, a força que conta, que não se verga pe­rante os ata­ques da di­reita, venha ela de onde vier. A força que trans­porta con­sigo o pro­jecto, os va­lores e os di­reitos desse Abril trans­for­mador», ga­rantiu.

«É hora de sair à rua e le­vantar bem alto esse pro­jecto de fu­turo que é Abril», afirmou ainda, ape­lando a uma ampla par­ti­ci­pação nas vá­rias co­me­mo­ra­ções po­pu­lares da re­vo­lução e, em par­ti­cular, no des­file de dia 25, em Aveiro, re­a­li­zado pela União dos Sin­di­catos do dis­trito.

 

 



Mais artigos de: PCP

Paulo Raimundo visita exposição de Eduardo Gageiro

Paulo Rai­mundo vi­sitou, an­te­ontem, dia 2, a ex­po­sição Factum, do fo­tó­grafo Edu­ardo Ga­geiro, que es­tará em exi­bição até dia 5 de Maio, no Tor­reão Nas­cente da Cor­do­aria Na­ci­onal, em Lisboa.

Serviço Militar Obrigatório deve capacitar o País

«O PCP sempre de­fendeu o Ser­viço Mi­litar Obri­ga­tório numa ló­gica in­se­rida nos de­síg­nios cons­ti­tu­ci­o­nais – de Paz, co­o­pe­ração, de mais valia para a ca­pa­ci­tação do País e afir­mação so­be­rana», lê-se numa nota de im­prensa, de dia 2, emi­tida pelo Par­tido.

Saúde e segurança no trabalho são foco de reunião do PCP

Na pas­sada quinta-feira, 28, João Oli­veira, pri­meiro can­di­dato da CDU ao Par­la­mento Eu­ropeu (PE), par­ti­cipou num en­contro com a As­so­ci­ação Na­ci­onal dos De­fi­ci­entes e Si­nis­trados do Tra­balho (ANDST), na sede do PCP.

Novo Governo insiste em opções desastrosas para o País

O XXIV Governo Constitucional, do PSD e CDS, tomou posse anteontem, numa cerimónia realizada no Palácio da Ajuda, onde o PCP não marcou presença. Em declarações à imprensa, Paula Santos, deputada e membro da Comissão Política do Comité Central, reagiu ao discurso do primeiro-ministro, afirmando que o novo executivo...

João Pimenta Lopes no Norte

Num contacto com os trabalhadores e as populações do Norte do País, João Pimenta Lopes (deputado no Parlamento Europeu) esteve, na semana passada, nos distritos de Vila Real (mercado do Peso da Régua e Nosso Shopping) e Bragança (empresas Varandas do Sousa e Sortegel e mercado de Mirandela)....

Sandra Pereira no distrito de Portalegre

Nos dias 27 e 28, Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, visitou o distrito de Portalegre onde pôde conhecer os diversos problemas da região e reafirmar os compromissos do PCP na defesa da saúde, da mobilidade e da água pública. A deputada reuniu com a administração e...

Sinais dos tempos mediáticos

O facto mediático que dominou a última semana da vida política nacional foi o processo atribulado de eleição do Presidente da Assembleia da República pelos deputados eleitos a 10 de Março. Os factos são relativamente simples de resumir: o PSD apresentou um candidato que não conseguiu recolher a maioria absoluta de votos...