Espectáculo celebra 50 anos da Revolução em Aveiro
Diante de um auditório cheio do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, realizou-se, no dia 23, o espectáculo comemorativo Abril é mais Futuro em celebração do 50.º aniversário da revolução dos cravos.
A iniciativa, organizada pelo PCP, contou com várias formas de expressão artística, nomeadamente com a representação de um trecho da peça Amanhã os réus serão vocês, pelo actor António Morais, e por um concerto da música de Abril, organizado e interpretado por músicos aveirenses de diversas áreas e contextos musicais, como Vítor Hugo, Rui Oliveira, Freddy Strings, Nuno Silva, Sam Parrança, Susie Filipe, Alexandre Mano, João Tiago Fernandes e Pedro Valente.
«Os ideais de Abril são a solução para os problemas actuais e para o futuro do nosso País», salientou, no momento político da noite, Renata Costa, membro do Secretariado da Direcção da Organização Regional de Aveiro do PCP. De acordo com a dirigente, na luta por Abril cabem todos os combates que os trabalhadores e o povo travam por melhores salários e pensões, pelo reforço dos direitos, pelo fim da caducidade da contratação colectiva, pela protecção social, pelo SNS, pela Escola Pública, pelo direito à habitação, à cultura, aos transportes, à segurança, pela igualdade e pela protecção do ambiente.
«Com a coragem de sempre, com a determinação e alegria, travaremos as lutas que temos pela frente. Sendo, como sempre, o PCP, a força que conta, que não se verga perante os ataques da direita, venha ela de onde vier. A força que transporta consigo o projecto, os valores e os direitos desse Abril transformador», garantiu.
«É hora de sair à rua e levantar bem alto esse projecto de futuro que é Abril», afirmou ainda, apelando a uma ampla participação nas várias comemorações populares da revolução e, em particular, no desfile de dia 25, em Aveiro, realizado pela União dos Sindicatos do distrito.