XXII Congresso: avançar desde já na sua preparação

O XXII Congresso do PCP está marcado para os dias 13, 14 e 15 de Dezembro

Uma profunda democracia interna
Os congressos representam um momento muito alto na vida do Partido e assumem um importantíssimo papel na afirmação da profunda democracia interna que caracteriza o modo de funcionamento do PCP.

O XXII Congresso do PCP – que terá o seu momento culminante nos três dias em que vai decorrer (13, 14 e 15 de Dezembro) – inclui um processo preparatório, que deverá envolver todo o Partido.

Assim, a preparação e realização do XXII Congresso é um momento de grande importância na vida do PCP e elemento fundamental para o seu reforço.

Projectar na preparação do Congresso a força de Abril e de Maio
Tendo presentes os objectivos por que luta o PCP, a sua natureza de classe, o seu programa, ideal e projecto, o seu compromisso de sempre com os trabalhadores e o povo, os congressos do PCP, interessando ao seu colectivo, interessam ao mesmo tempo aos trabalhadores, ao povo e ao País. São indissociáveis da luta que se trava pelos seus direitos, da resistência à ofensiva do capital monopolista, da intervenção pela ruptura com a política de direita e pela concretização da alternativa patriótica e de esquerda que faz falta ao País e que é parte integrante da democracia avançada pela qual o PCP luta. Uma democracia simultaneamente política, económica, social e cultural, indissociável da afirmação da soberania e independência nacionais. Democracia avançada que se inspira nos valores de Abril e integra o processo de construção da sociedade nova por que lutamos, sem exploradores nem explorados, o socialismo e o comunismo.

Importa, assim, integrar a preparação do Congresso na análise da situação nacional e internacional e no esforço em curso para levar à prática a Resolução Política do XXI Congresso e a Resolução da Conferência Nacional de Novembro de 2022 e responder às exigências da situação que vivemos, tomar a iniciativa e reforçar o Partido.

Neste quadro, a preparação do Congresso deve ser integrada na dinâmica potenciada pela significativa expressão que assumiram as comemorações populares do 25 de Abril, que constituíram uma poderosa afirmação dos seus valores e de futuro e na grande jornada de luta convocada pela CGTP-IN, que foi o 1.º de Maio, pelos direitos dos trabalhadores, pelo aumento dos salários e valorização das reformas e pensões, pela melhoria das condições de vida, pela dignificação do trabalho, combatendo a exploração e as discriminações. Jornadas marcantes, que constituíram em si mesmas elementos de confiança no desenvolvimento da luta e no reforço do PCP, que importa potenciar e projectar na preparação do Congresso.

Envolver na preparação do Congresso todo o Partido
O Comité Central do PCP, na sua reunião de 15 de Abril, sublinhou que o XXII Congresso vai ter lugar numa situação internacional e nacional complexa e exigente, em que o papel do Partido assume ainda mais importância, que coloca a necessidade de aprofundamento da análise, a definição de orientações e a afirmação do ideal e projecto comunistas.

No comunicado desta reunião, o Comité Central esclareceria ainda que o prazo mais curto de preparação do Congresso, resultante das circunstâncias da evolução política e da consideração da sua realização no período previsto, coloca aspectos específicos no seu planeamento e faseamento, de modo a assegurar uma ampla participação, empenhamento e contribuição das organizações e membros do Partido na sua preparação.

E apelou ainda às organizações e aos membros do Partido para que, partindo das conclusões do XXI Congresso e da Resolução da Conferência Nacional Tomar a iniciativa, responder às novas exigências, reforçar o Partido» e tendo em consideração os desenvolvimentos em curso, possam desde já dar a sua contribuição sobre questões que considerem importantes na preparação do XXII Congresso.

No final do primeiro semestre, o Comité Central fará o ponto de situação do andamento da preparação do Congresso, incluindo as contribuições até aí suscitadas, decidirá da programação e apontará conteúdos essenciais para a elaboração dos documentos a aprovar pelo Comité Central para submeter à discussão em todo o Partido a partir de início de Outubro.

Com confiança, preparar o Congresso, responder aos problemas, reforçar o Partido
No mesmo comunicado, referia-se também que, «enfrentando uma situação exigente, dinamizando a intervenção política e a luta dos trabalhadores e das massas populares, reforçando o Partido, afirmando o seu ideal e projecto, o Partido Comunista Português promove a realização do seu XXII Congresso com confiança na resposta que constituirá para os trabalhadores e o povo português, para o grande objectivo da libertação dos trabalhadores e dos povos, da construção de uma nova sociedade, o socialismo e o comunismo».

Avancemos, pois, de forma decidida e confiante, no trabalho de preparação do XXII Congresso do PCP, sem esquecer que quanto maior, mais alargada, mais intensa, mais empenhada for a participação e envolvimento de todo o Partido neste processo, mais garantido estará o seu êxito, mais reforçado dele sairá o Partido.

 



Mais artigos de: PCP

Morreu Sérgio Ribeiro economista e militante comunista

Sérgio Ribeiro, falecido no dia 28 de Abril aos 88 anos, foi um destacado militante comunista, intelectual respeitado, com papel destacado na Revolução de Abril e uma vida inteiramente dedicada à luta e intervenção pela emancipação dos povos, pela democracia, o progresso social, a paz e o socialismo.

Crimes de ódio são «monstro» e quem o alimenta é responsável

O PCP condenou prontamente os acontecimentos da madrugada de sábado, no Porto, em que vários imigrantes argelinos foram agredidos por um grupo de 10 homens munidos com paus e, presumivelmente também com uma arma de fogo. Na sequência destes acontecimentos, seis homens foram identificados e um...

PCP recebe bombeiros

Uma delegação do PCP – composta por Paulo Raimundo, Secretário-Geral, Octávio Augusto, da Comissão Política, e Francisco Pereira, do Comité Central e do Grupo de Trabalho para as Questões da Protecção Civil – recebeu, segunda-feira, 6, a Liga dos Bombeiros Portugueses (LBP). Após a reunião,...

Debates televisivos discriminatórios

João Oliveira, primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu, manifestou disponibilidade para participar na mais recente proposta de debates televisivos [tal como já o tinha feito relativamente ao modelo inicial], o que «não ilude» o facto de a proposta «insistir em elementos discriminatórios e de...