A luta é o caminho para avançar
Durante a semana passada, três casos concretos foram prova de que a luta organizada dos trabalhadores compensa e é o caminho para a solução dos seus problemas.
Na ADP Fertilizantes, informou a Fiequimetal em nota no dia 20, os trabalhadores, após realizarem greve nos dias 6 e 13 (que se estenderia até 11 de Julho), conseguiram que a empresa cedesse à sua pressão e aceitasse, no dia 18, aumentar os seus salários. Face a esta conquista, os trabalhadores, em plenário, suspenderam as greves e aguardam, agora, nova reunião com a administração para a concretização do acordo.
Na ULS Santo António, no Porto, nem foi preciso concretizar a greve: após anúncio de paralisação no dia 20 pelo STFPSN, a administração cedeu e, no dia 18, publicou as reivindicadas listas de transição para a carreira de técnicos auxiliares de saúde.
Já no Belmar SPA & Beach Resort, em Lagos, informou em nota o Sindicato de Hotelaria do Algarve, os trabalhadores desconvocaram a greve marcada para ontem, depois de a administração aceitar incluir no anunciado aumento salarial de cinco por cento quem foi contratado em 2024.