Governo não resolve os problemas do povo mas trata dos negócios dos privados

Infra-es­tru­turas, pro­blemas no SNS e as ma­no­bras de pro­pa­ganda do Go­verno foram al­guns dos temas abor­dados, dia 25, por Paulo Rai­mundo, Se­cre­tário-Geral do PCP, na Feira de Agosto, em Grân­dola, onde par­ti­cipou também num jantar.

Em cada um dos pro­blemas do povo, o Go­verno vê opor­tu­ni­dades de ne­gócio

«Es­tamos pe­rante um Go­verno que tem uma ca­pa­ci­dade ex­tra­or­di­nária, se ca­lhar ainda maior que a do Go­verno an­te­rior: sobre cada pro­blema e cada ca­rência, sobre cada di­fi­cul­dade que o nosso povo en­frenta, olha para cada um desses pro­blemas e vê uma opor­tu­ni­dade de ne­gócio», acusou Paulo Rai­mundo. Trata-se de uma «ca­pa­ci­dade ex­tra­or­di­nária» de en­con­trar «uma so­lução de ne­gócio» para «cada um dos pro­blemas» que o País en­frenta, afirmou o di­ri­gente co­mu­nista, que fa­lava aos mi­li­tantes co­mu­nistas – e a tantos ou­tros que a eles se jun­taram – num jantar re­a­li­zado no res­tau­rante do PCP na Feira de Agosto.

«Os pro­blemas do País, os pro­blemas de cada um de nós e os pro­blemas das nossas vidas não só não se estão a re­solver como se estão a agravar e o ac­tual Go­verno do PSD/​CDS está apos­tado em ace­lerar este pro­cesso o mais ra­pi­da­mente pos­sível», disse, acres­cen­tando que «na­quilo que de­pender da von­tade e do con­tri­buto do Chega e da Ini­ci­a­tiva Li­beral só se pode contar com duas coisas: a pri­meira é ver qual é o mais re­ac­ci­o­nário e, a se­gunda, é ace­lerar, o mais pos­sível, no sen­tido das in­jus­tiças e de­si­gual­dades».

Sobre os pro­blemas que têm as­so­lado, de forma ainda mais gra­vosa, o SNS nos úl­timos tempos, o Se­cre­tário-Geral sa­li­entou que é «pre­ciso va­lo­rizar as car­reiras dos pro­fis­si­o­nais de saúde para ga­rantir que mé­dicos, en­fer­meiros e ou­tros téc­nicos se fixem no ser­viço pú­blico». Já a opção do Go­verno, também nesta ma­téria, é «trans­ferir ainda mais di­nheiro, ainda mais re­cursos pú­blicos para aqueles que fazem da do­ença um ne­gócio».

Sobre a en­trega de ac­tivos do Es­tado para o sector pri­vado, Paulo Rai­mundo enun­ciou também os exem­plos da fer­rovia e do novo ae­ro­porto, ques­tões «onde é pre­ciso in­vestir», mas em que a so­lução do Go­verno é «en­tregar aos pri­vados».

PCP na Feira de Agosto
Foi Su­sana Es­pada, do exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Li­toral Alen­te­jano do PCP, quem apre­sentou a ini­ci­a­tiva que contou com uma sau­dação de An­tónio Fi­gueira Mendes, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Grân­dola, au­tar­quia da CDU. Ambos va­lo­ri­zaram a mi­li­tância e a or­ga­ni­zação da­queles que ga­rantem, ao longo de cinco dias, o fun­ci­o­na­mento do res­tau­rante do PCP na Feira de Agosto que, este ano, teve como tema cen­tral as co­me­mo­ra­ções dos 50 anos do 25 de Abril.

Estes, des­ta­caram ainda a ne­ces­si­dade de re­forçar a or­ga­ni­zação do Par­tido para en­frentar as ba­ta­lhas vin­douras.

 



Mais artigos de: PCP

Recta final para a construção e divulgação da Festa

Paulo Rai­mundo es­teve, no dia 27, na Ata­laia para acom­pa­nhar o pro­cesso de cons­trução da Festa que lá se re­a­li­zará nos dias 6, 7 e 8 de Se­tembro. A menos de duas se­manas do maior evento po­li­tico-cul­tural do País, o Se­cre­tário-Geral do PCP teve ainda tempo de saudar os seus cons­tru­tores.

PCP reafirma defesa de nova política desportiva

Após mais uma edição dos Jogos Olím­picos e em vés­pera de Jogos Pa­ra­lím­picos, o PCP rei­terou, numa nota de dia 22, a ne­ces­si­dade de uma con­si­de­ração e ava­li­ação que per­mita dis­cutir e agir no plano do des­porto e as­pectos da po­lí­tica des­por­tiva na­ci­onal.

O SNS está a ser desmantelado para servir os lucros do privado

«O povo me­rece mais SNS» e «pú­blico é de todos, pri­vado é só de al­guns» foram al­gumas das pa­la­vras de ordem ou­vidas na acção pro­mo­vida pelo PCP, dia 22, junto ao Hos­pital do Bar­reiro, contra o en­cer­ra­mento das ur­gên­cias de Obs­te­trícia e blocos de partos no SNS.

Laços do PCP com povo de Guiné-Bissau são antigos

Maria Teresa Cabral, viúva de Vasco Cabral, destacado dirigente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), tendo sido seu Secretário Permanente, visitou, no dia 26, o PCP. Consigo trouxe alguns documentos, entregues ao Partido, que demonstram a intensa ligação do...

Vida de Rui Nepomuceno contada em livro

Jerónimo de Sousa, membro do Comité Central do PCP, participou, no dia 25, na apresentação do livro de Alexandra Nepomuceno, História de vida do Comendador Rui Nepomuceno, militante comunista, falecido a 18 de Abril deste ano. «Queremos destacar a oportunidade que a apresentação do livro aqui, em Lisboa, nos proporciona...

Apagamentos de Agosto

Chegados ao final de Agosto é útil fazer um balanço da chamada silly season mediática, em que, apesar de a actividade política não ir de férias (pelo menos no que ao PCP diz respeito), os meios de comunicação social dominantes tentam fazer crer que sim. Mas até nisto o tratamento é muito desigual, como vimos nos últimos...