China prevê mais desenvolvimento

A China prossegue o seu desenvolvimento nos mais diversos sectores económicos e sociais. Na semana passada, no âmbito das duas sessões anuais, em Pequim, os dirigentes chineses avaliaram o desempenho do país em 2024 e delinearam objectivos para este ano.

Em 2024, a esperança de vida na China alcançou os 79 anos e o PIB do país cresceu cinco por cento

A China destacou os progressos alcançados no país e reafirmou o seu foco no desenvolvimento económico e social centrado no povo.

No quadro das Duas Sessões (reuniões anuais da Assembleia Popular Nacional, o parlamento, e da Conferência Consultiva Política do Povo Chinês, o órgão assessor máximo), os governantes fizeram o balanço dos resultados alcançados em 2024 e anunciaram as metas para este ano.

Participaram nos trabalhos o secretário-geral do Partido Comunista da China e presidente da República, Xi Jinping, e outros dirigentes do país.

Foi anunciado que, em resultado do desenvolvimento contínuo registado, a esperança de vida no país subiu em 2024 para 79 anos. No ano passado, o Produto Interno Bruto (PIB) chinês cresceu cerca de cinco por cento.

O governo chinês apresentou as principais metas para 2025, entre as quais um novo crescimento do PIB à volta de cinco por cento e a criação de mais de 12 milhões de empregos em zonas urbanas.

Perante a terceira sessão da 14.ª Assembleia Popular Nacional, o primeiro-ministro Li Qiang disse que o presente ano é crucial para culminar o 14.º Plano Quinquenal (2021-2025). As políticas estão centradas no desenvolvimento de alta qualidade, na estabilidade económica e na melhoria do bem-estar social, vincou.

 



Mais artigos de: Internacional

O apoio moral, solidário e fraternal dá força a Cuba para continuar

António Guerrero é um dos cinco patriotas cubanos que estiveram presos injustamente nos EUA por defenderem o seu país do terrorismo. De passagem por Portugal, deu uma entrevista ao Avante!, onde salientou a importância da solidariedade com Cuba para resistir e defender o que é justo.

Israel desrespeita cessar-fogo e ataca a Faixa de Gaza

Israel retomou os bombardeamentos contra a população palestiniana na Faixa de Gaza, provocando muitas centenas de mortos, desaparecidos e feridos. A resistência palestiniana denunciou que os ataques são uma flagrante violação de todas as convenções internacionais e humanitárias.

Presidentes dos EUA e da Rússia voltaram a falar sobre a Ucrânia

Os presidentes dos EUA, Donald Trump, e da Rússia, Vladimir Putin, mantiveram na terça-feira, 18, uma conversação telefónica, a segunda em pouco mais de um mês, em que foi abordada, entre outros assuntos, a situação na Ucrânia. Num comunicado emitido pelo Kremlin, sobre os resultados da conversa, salienta-se entre...

Os democratas são os porteiros do fascismo

Quanto mais acelera a fascização dos EUA, mais calado fica o Partido Democrata (PD). Rápida e descaradamente, como é em tudo seu florão e apanágio, Trump atropela a Constituição, ignora os tribunais, manda prender activistas solidários com a Palestina e elimina agências federais inteiras como o Departamento da Educação....