Defender a produção e os postos de trabalho
O PCP exige do Governo uma intervenção célere e decidida para travar o despedimento colectivo de 364 trabalhadores da Yazaki Saltano, empresa do sector automóvel no concelho de Ovar. Numa pergunta entregue na Assembleia da República, o Partido manifesta a sua solidariedade aos trabalhadores e garante que «usará todos os meios institucionais para denunciar e exigir a reposição destes postos de trabalho».
A Yazaki Saltano, lembra, chegou a empregar mais de sete mil trabalhadores em Portugal, em 1996. O processo de deslocalização, iniciado dois anos depois, reduziu para metade o número de trabalhadores, tendo-se sucedido desde então vários despedimentos coletivos promovidos, nomeadamente em 2006 e 2008. A ir por diante mais este, denuncia o PCP, o mesmo «terá um impacto social e económico devastador, colocando em causa o direito ao trabalho, ao salário e ao rendimento de muitas famílias».
Na empresa conserveira Gencoal, em Vila do Conde, foram despedidos ao longo do ano passado quase uma centena de trabalhadores. Na Assembleia da República, o PCP questionou o Governo acerca desta situação e reclamou medidas para defender os postos de trabalho e os direitos dos trabalhadores.