São muitos, muitos mil os apoiantes da CDU
Nesta página, destacamos os resultados de abaixo-assinados de apoio à CDU nos mais diversos sectores, divulgando algumas das razões evocadas para esse apoio. São muitos, cada vez mais, os que reconhecem na CDU a força capaz de levar a cabo uma política alternativa por um País com futuro!
Por um País com futuro, vota CDU!
Representantes dos trabalhadores
Porque são trabalhadorese confrontam-se com salários baixos, horários desregulados, carreiras estagnadas, precariedade e ataques à contratação colectiva. Por isso, e porque os grupos económicos acumulam lucros milionários enquanto os trabalhadores empobrecem, 2253 membros de organizações representativas dos trabalhadores apoiam a CDU.
Ex-presos políticos
Porque lutaram pela Revolução que chegou em 25 de Abril, pela liberdade e pela democracia, na defesa das muitas e históricas conquistas alcançadas, contra retrocessos e projectos reaccionários. Por isso, e porque dizem não à guerra e sim à paz e à cooperação entre os povos, pelos ideais de Abril, 265 ex-presos políticos apoiam a CDU.
Jovens
Porque lutam em defesa da educação, salários ouhabitação, somando-se na luta por propostas como o aumento dos salários, obras nas escolas, requalificação de residências ou o encerramento dos centros comerciais aos domingos e feriados. Por isso, e pelo fim das propinas, mais de 1270 jovens apoiam a CDU e mais de 400 manifestam apoio a propostas específicas da Coligação.
Reformados, pensionistas e idosos
Porque, após uma vida de trabalho, sabem que têm direitos a melhores reformas e pensões, à saúde, a uma adequada protecção nas situações de dependência e a uma rede pública de equipamentos e serviços de apoio. Por isso, e por mais apoio do Estado às suas associações, largas centenas de reformados pensionistas e idosos apoiam a CDU.
Mulheres
Porque exigem a conciliação da vida profissional, pessoal e familiar, o alargamento das licenças de maternidade e paternidade, o acompanhamento das grávidas nos cuidados primários de saúde e mecanismos de protecção às vítimas de violência doméstica e da prostituição. Por isso, e contra os obstáculos à IVG, muitas centenas de mulheres apoiam a CDU.
Professores, educadores e investigadores
Porque combatem a municipalização e lutam por mais investimento público, a recuperação do tempo de serviço para todos, apoios a docentes deslocados e uma revisão do RJIES que ponha fim ao regime fundacional. Por isso, e contra a precariedade e o desemprego que continuam a imperar, mais de 700 professores, educadores e investigadores apoiam a CDU.
Ecologistas
Porque sabem que vivemos em tempos de emergência ecológica e que é necessário alertar, denunciar, propor e encontrar soluções estruturalmente sustentáveis, que olhem para o ambiente como algo ser priorizado, e não negligenciado. Por isso, e porque defendem o regresso de deputados do PEV ao Parlamento, 130 ecologistas apoiam a CDU.
Pessoas com deficiência
Porque lutam contra o aprofundamento de desigualdades, pobreza e marginalização, exigem o cumprimento dos direitos previstos na Constituição e de diversas leis que não são cumpridas, e sabem que é preciso elevar as suas condições de vida. Por isso, e pela valorização das suas organizações, largas centenas de pessoas com deficiência apoiam a CDU.
Agricultores
Porque combatem o alinhamento com as orientações da PAC, que favorecem o agronegócio e a grande distribuição, degradando os seus rendimentos, e lutam em defesa das florestas e dos baldios, pelo escoamento dos produtos, por preços justos e por mais rendimentos. Por isso, e pela fixação da população no mundo rural, 100 agricultores apoiam a CDU.
Profissionais de saúde
Porque sabem que é urgente salvar o SNS, flagelado por anos de políticas de desvalorização dos seus trabalhadores, desvio de recursos públicos para o privado e falta de investimento, e que é preciso recuperá-lo. Por isso, e pela gestão democrática e com autonomia das unidades do SNS, mais de 250 profissionais de saúde apoiam a CDU.