Pedida em Alpiarça mais força por «decretos» para a maioria

«Uma parte do au­mento dos sa­lá­rios também se faz por de­creto», ob­servou Paulo Rai­mundo, se­gunda-feira à noite, em Al­pi­arça, no co­mício que en­cheu o largo do Águias, de­mons­trando grande mo­bi­li­zação.

Em que de­creto está es­crito que o ca­minho é apertar os sa­lá­rios?

O Se­cre­tário-Geral do PCP res­pondeu«aos que dizem que que­remos au­mentar os sa­lá­rios por de­creto» com um de­safio: que cada um desses vá às em­presas, ex­plicar «em que de­creto está es­crito que o ca­minho é ex­plorar, con­cen­trar a ri­queza nas mãos de uns poucos e apertar os sa­lá­rios e a vida dos tra­ba­lha­dores».

Paulo Rai­mundo re­cordou que «os sa­lá­rios au­mentam com a luta, com a co­ragem e com um go­verno e uma po­lí­tica ao ser­viço da mai­oria». «Uma parte do au­mento dos sa­lá­rios também se faz por de­creto», a co­meçar por um sa­lário mí­nimo na­ci­onal de 1000 euros, em 1 de Julho. E o Go­verno «pode au­mentar os sa­lá­rios dos tra­ba­lha­dores da Ad­mi­nis­tração Pú­blica, que põem os ser­viços pú­blicos a fun­ci­onar».

De igual forma, «é por de­creto que se põe fim à ca­du­ci­dade da con­tra­tação co­lec­tiva e se repõe o tra­ta­mento mais fa­vo­rável ao tra­ba­lhador – ins­tru­mentos fun­da­men­tais para au­mentar os sa­lá­rios».

Nas elei­ções de do­mingo, «que­remos mais votos, mais força e mais de­pu­tados, porque que­remos a vida de cada um a andar para a frente, que­remos elevar as con­di­ções de vida da mai­oria do nosso povo».

Paulo Rai­mundo su­bli­nhou que a CDU é «a força que sente e vive as di­fi­cul­dades tal como elas são», porque «cada um de nós sabe bem» quanto custa pagar a elec­tri­ci­dade, as rendas de casa e as pres­ta­ções, as te­le­co­mu­ni­ca­ções, os ali­mentos, os me­di­ca­mentos. «Os nossos can­di­datos são esse povo tra­ba­lhador, gente li­gada à vida, que não se re­signa, que or­ga­niza a luta e anda para a frente», afirmou, in­di­cando o exemplo de Inês Santos, a ca­beça-de-lista no dis­trito, que «tem provas dadas, de co­ragem e de luta, não fala de cor».

Em res­posta a afir­ma­ções de Luís Mon­te­negro, o Se­cre­tário-Geral do PCP de­sa­fiou a que votem na CDU aqueles re­for­mados que não têm di­reito a me­di­ca­mentos gra­tuitos. Assim, «dão força à nossa pro­posta de gra­tui­ti­dade dos me­di­ca­mentos para todos os re­for­mados e dão uma lição à men­tira, à ilusão e à pro­pa­ganda do Go­verno».

Pouco antes, Inês Santos, tra­ba­lha­dora da Nobre Ali­men­tação e di­ri­gente do sin­di­cato da CGTP-IN no sector (SINTAB), de­fen­dera «mais força à CDU, àqueles que, ao longo dos anos, têm pro­vado que estão sempre ao lado dos tra­ba­lha­dores». A pri­meira can­di­data por San­tarém lem­brou pro­postas da CDU que as­se­gu­raram a cons­trução de uma re­si­dência de es­tu­dantes em Rio Maior, ga­ran­tiram verbas para uma nova ponte na Cha­musca e le­varam à abo­lição das por­ta­gens na A13 e na A23. No fu­turo, as pro­postas da CDU e a luta dos tra­ba­lha­dores e do povo con­se­guirão «fazer o dis­trito avançar e vencer este rumo de aban­dono a que PSD, CDS e PS o vo­taram».

João Luís Ma­deira Lopes, da as­so­ci­ação In­ter­venção De­mo­crá­tica, as­si­nalou que «sempre que a CDU obtém me­lhores re­sul­tados elei­to­rais, a sua ca­pa­ci­dade de in­fluência au­menta e a vida do povo me­lhora».

O co­mício foi apre­sen­tado por Mário Pe­reira, can­di­dato da CDU à pre­si­dência da CM de Al­pi­arça, que va­lo­rizou este «im­por­tante sinal de força e de­ter­mi­nação, mo­bi­li­zação e em­pe­nha­mento». Assim se mos­trou também «a con­fi­ança com que a CDU se apre­senta às elei­ções le­gis­la­tivas» e «a tra­ba­lhar com toda a con­fi­ança» para obter de novo «a vi­tória» nos ór­gãos mu­ni­ci­pais e das fre­gue­sias do con­celho.

 



Mais artigos de: CDU

Razões para votar na CDU

O voto na CDU é o voto de quem trabalha ou trabalhou uma vida inteira. O voto que respeita o trabalho e os trabalhadores, que assume como prioridade o aumento dos salários e pensões, o voto contra uma economia assente em baixos salários, em trabalho precário e em horários desregulados. É o...

Crescer e alargar a CDU no distrito do Porto

Um co­mício no Largo Es­têvão Torres, em Vila Nova de Gaia, en­cerrou, no dia 14, uma jor­nada de cam­panha in­tensa no dis­trito do Porto (ver res­tante pá­gina). Di­ante de de­zenas de ac­ti­vistas da CDU e muitos ou­tros que por lá pas­saram e fi­caram para ver, in­ter­vi­eram Paulo Rai­mundo, Al­fredo Maia, Sérgio Al­meida e Be­a­triz Costa Pinto.

CDU é a verdadeira força antifascista que combate a direita

Dia 10, no Porto, uma enorme co­luna de apoi­antes e ac­ti­vistas da CDU des­filou da Rua do He­roísmo (onde es­teve ins­ta­lada a PIDE) até à es­tação de Cam­panhã. O com­bate à di­reita e à ex­trema-di­reita foi ele­mento cen­tral du­rante toda a ini­ci­a­tiva, na qual par­ti­cipou Paulo Rai­mundo.

Uma vida melhor é possível em Espinho

No dia 7, em Es­pinho, onde a pri­meira can­di­data da CDU pelo cír­culo elei­toral de Aveiro «não fala de cor», foram os di­reitos dos tra­ba­lha­dores e os seus sa­lá­rios que es­ti­veram no centro das aten­ções. Numa terra de tra­balho, de pes­ca­dores e ope­rá­rios, assim não po­deria deixar de ser.

Paz e desenvolvimento marcam comício em Évora

Cen­tenas par­ti­ci­param no des­file e co­mício da CDU em Évora, no dia 9, que contou com Paulo Rai­mundo. Com en­tu­si­asmo, todos con­ver­giram numa ideia: eleger Graça Nas­ci­mento para a As­sem­bleia da Re­pú­blica.

Algarve – terra ao sul terra de Abril

O Jardim Ma­nuel Bivar, em Faro, foi o local do grande co­mício da CDU, no Al­garve, na pas­sada quinta feira, 8. Sob o lema «Salvar o SNS», a ini­ci­a­tiva contou com in­ter­ven­ções de Ca­ta­rina Mar­ques, He­loísa Apo­lónia e Paulo Rai­mundo.

Força e determinação para avançar em Guimarães

No dia 10, largas de­zenas de apoi­antes da CDU des­fi­laram, du­rante a manhã, pelas ruas de Gui­ma­rães. Já no final, perto do Largo Re­pú­blica do Brasil, falou-se, prin­ci­pal­mente, sobre a falta que faz uma ver­da­deira voz da­quele dis­trito mi­nhoto na As­sem­bleia.

São muitos, muitos mil os apoiantes da CDU

Nesta pá­gina, des­ta­camos os re­sul­tados de abaixo-as­si­nados de apoio à CDU nos mais di­versos sec­tores, di­vul­gando al­gumas das ra­zões evo­cadas para esse apoio. São muitos, cada vez mais, os que re­co­nhecem na CDU a força capaz de levar a cabo uma po­lí­tica al­ter­na­tiva por um País com fu­turo!

É urgente resolver o problema da habitação

Cinco candidatos da CDU pelo círculo eleitoral do Porto – ligados às mais variadas áreas da vida, entre eles estudantes, advogados ou empregados – intervieram numa sessão pública dedicada ao tema da habitação. A iniciativa realizou-se, no dia 7, em Rio Tinto, Gondomar, onde viver, em casa...

Contacto com população e lojistas em Matosinhos

«Será que não é possível distribuir melhor a riqueza? Ninguém lhes pede prejuízos, mas será que os grandes grupos económicos não aguentam com um bocadinho menos de lucros para que a vida da maioria melhore?», questionou Paulo Raimundo no final dos contactos que a CDU realizou, no dia 7, com o...

Único voto útil possível em Viseu é mesmo na CDU

No dia 6, em Lamego, foi um jantar-comício, na freguesia de Avões, que marcou a campanha no distrito de Viseu. Uma «sala pequena para tanta gente» recebeu o Secretário-Geral do PCP que abordou, entre outras, questões fundamentais para os produtores vinícolas. Criada que está uma situação de...

Arruada na Covilhã

Do alto do distrito de Castelo Branco, na cidade da Lã e a Neve, uma arruada da CDU percorreu, no dia 6, algumas das principais ruas da Covilhã. Depois de um profundo contacto com o comércio local, já na Praça do Município, Paulo Raimundo referiu-se à importância de não se retirar a conclusões...

Devolver a voz de Beja ao Parlamento

No dia mundial da segurança social, última quinta-feira, 8, a CDU realizou um almoço na Associação de Bombeiros Voluntários de Beja com o tema das reformas e pensões. Introduzindo o momento político, Luzia do Rosário, deu a palavra à dirigente d’ Os Verdes, Heloísa Apolónia, que apelou a...

Potencialidades e perigos da Inteligência Artificial em debate

Realizou-se, no dia 7, em Lisboa, um debate sob o lema: «Inteligência Artificial: promover avanços, combater retrocessos.», promovido pelo PCP, no âmbito da candidatura da CDU. João Ferreira, dirigente do PCP, introduziu o debate referindo que «não é nem um ponto de partida, nem um ponto de chegada», mas uma...

Sessão pelo direito à mobilidade

No dia 11, decorreu a sessão «Cumprir direitos com acesso à mobilidade», na Estação Sul e Sueste, Lisboa, na qual a candidata Mariana Silvavincou que «o direito à mobilidade é matéria central para o desenvolvimento sustentável». A candidata lembrou que «a luta por mais e melhores transportes...

Crescer em Setúbal é objectivo

Paulo Raimundo confia que a CDU vai crescer e Setúbal é um dos distritos em que esse crescimento é possível. Isso mesmo afirmou-o no final de uma muito participada acção de rua no centro de Almada, ao final da tarde de segunda-feira, 12. Reafirmando o que já tinha sido dito pelos dois...

A vida das mulheres importa para a CDU

De­pois do apelo ao «so­bres­salto» à ju­ven­tude, no do­mingo, Paulo Rai­mundo pediu, terça-feira,o apoio das mu­lheres à CDU «em prol das suas vidas e dos seus di­reitos, contra todas as formas de vi­o­lência e de dis­cri­mi­nação».

Apoiamos a CDU

Alberto TorresPolícia aposentado Américo NunesMembro da Comissão Executiva da CGTP-IN de 1986 a 2003 Ana Maria LucasApresentadora de televisão Ana SoutoProfessora aposentada, dirigente do MDM...

Açores

No fim-de-semana, António Salgado Almeida esteve nas Flores e no Corvo, numa visita que serviu para destacar a importância da coesão regional e de dar voz às populações das ilhas mais pequenas do arquipélago. A visita permitiu, também, frisar a necessidade de garantir a mobilidade entre todas as ilhas da região, direito...

Bragança

No distrito de Bragança, a campanha da CDU é feita junto de quem vive e trabalha na região. Seja na Faurecia ou no Complexo Agroindustrial do Cachão, os activistas da CDU afirmaram a importância de valorizar o trabalho e defender a agricultura nacional. Numa visita às aldeias inseridas no Parque de Montesinho, a primeira...

Coimbra

A CDU organizou, em Coimbra, no dia 7, um almoço com dezenas de membros de organizações representativas dos trabalhadores da região, e que contou com a participação e intervenção de Fernando Teixeira e João Rodrigues. Os candidatos e activistas do distrito têm, igualmente, participado em diversas acções de contacto,...

Emigração

No dia 3, candidatos e activistas da CDU visitaram a associação «Alegres do Norte», em Vitry-sûr-Seine, França, abordando a importância das associações na criação de laços de amizade, resolução de problemas e divulgação da cultura portuguesa. Na visita foram, igualmente, referidas questões como o desprezo com que o...

Guarda

Na Guarda, assim como no resto do País, é a CDU que está ao lado dos trabalhadores na sua luta. Assim foi na passada sexta-feira, com a presença da primeira candidata, Catarina Costa, na greve das trabalhadoras da fábrica de brinquedos MB2. Nesta greve, convocada pelo SITE CN/CGTP-IN, as trabalhadoras exigiram o...

Juventude

A Juventude CDU divulgou, no dia 10, que já recolheu 1100 jovens apoiantes da Coligação PCP-PEV para as legislativas. De dia para dia, são cada vez mais os jovens que apoiam a CDU, fruto da ligação das propostas da Coligação aos interesses e aspirações da juventude, e das acções realizadas no decorrer da campanha, como...

Leiria

João Paulo Delgado, acompanhado por outros activistas da CDU, esteve, no dia 7, em campanha em Pombal, dando a conhecer o trabalho e intervenção da Coligação na Assembleia da República. Nessa visita, o candidato esteve, igualmente, numa exploração de depósitos de minerais caulinos no concelho, aferindo o significativo...

Madeira

Na Madeira, muito tem sido o contacto com os trabalhadores e populações da Região Autónoma. Na passada sexta-feira, realizou-se uma iniciativa, no Espaço CDU, em torno das questões da Segurança Social. É necessário dar combate à política de privatização da Segurança Social e garantir a sua sustentabilidade «através da...

Portalegre

No dia 11, no Mercado Municipal de Nisa, Helena Neves proferiu uma declaração em defesa da água pública, considerando que «o sistema de empresarialização promovido pelo PS e pelo PSD na gestão da água no Alto Alentejo tem sido lesivo para as populações» e criticando o aumento dos preços por parte da empresa gestora, que...

Viana do Castelo

No Alto Minho, a CDU continua a campanha de contacto e esclarecimento, colocando no centro da sua intervenção aqueles que são os principais problemas com que o nosso povo está confrontado. Na Feira de Barroselas, muitos denunciaram as dificuldades sentidas no acesso às urgências, assim como os atrasos nas consultas,...

Vila Real

Na passada sexta-feira, 9, a CDU realizou um conjunto de iniciativas que mobilizaram dezenas de activistas numa jornada de luta e contacto. No Mercado Municipal de Vila Real, pela manhã, afirmou-se a necessidade de uma política alternativa capaz de travar o aumento de custo de vida e de combater as assimetrias regionais...