Irão e EUA continuam ronda de negociações

A quarta ronda de negociações indirectas entre a República Islâmica do Irão e os EUA sobre o programa nuclear iraniano terminou, no domingo, 11, em Mascate, capital de Omã. Este encontro seguiu-se a três outros que tiveram lugar nos dias 12, 19 e 26 de Abril, em Mascate e em Roma.

O porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros do Irão, Ismail Baghaei, qualificou a ronda de conversações como «difícil, mas útil» e considerou «crucial» o papel de Omã na facilitação dos contactos entre as duas partes. Baghaei assinalou que estas conversações permitiram uma melhor compreensão das posições de cada parte e a exploração de vias «razoáveis e realistas» para resolver os pontos controversos. Apesar de ainda não ter sido alcançado um acordo definitivo, o diplomata iraniano destacou que se lograram «progressos na compreensão mútua» das posições. Informou ainda que as delegações, com a mediação de Omã, concordaram em manter o diálogo numa próxima reunião, cuja data e local serão comunicados posteriormente. E indicou que as conversações indirectas entre os EUA e o Irão prosseguem, mediante o intercâmbio de mensagens entre as duas partes, facilitado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros de Omã, Badr al-Busaidi.

De acordo com o responsável da diplomacia iraniana, Abas Araqchi, este quarto ciclo de diálogo foi «mais aprofundado» que os três anteriores, já que as partes deixaram os discursos gerais e entraram em aspectos técnicos. «Naturalmente, isto fez as conversações mais difíceis, mas também mais úteis», precisou.

 



Mais artigos de: Internacional

O povo palestiniano resiste e exige o fim do genocídio

A par dos bombardeamentos contra a população palestiniana, Israel usa deliberadamente a fome como arma de genocídio na Faixa de Gaza, a quem impõe um cruel e desumano bloqueio desde 2 de Março. A resistência palestiniana está aberta a negociações e exige um cessar-fogo imediato, o fim do bloqueio e a entrada da ajuda humanitária no território.

80 anos da Vitória celebrados em Moscovo

As comemorações dos 80 anos da vitória sobre o nazi-fascismo, realizadas em Moscovo no dia 9, contaram com a presença de chefes de Estado e de governo de quase 30 países, que destacam o papel ímpar da União Soviética na libertação da Humanidade da barbárie nazi-fascista.

Rússia propõe negociações directas e sem condições prévias com a Ucrânia

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, propôs ao governo da Ucrânia retomar negociações directas e sem condições prévias, no dia 15 (hoje) em Istambul. Ainda em Março de 2022 realizaram-se negociações entre a Rússia e a Ucrânia que resultaram num acordo assinado por ambas as partes, mas posteriormente não cumprido pela...

China e EUA acordam redução de taxas aduaneiras por 90 dias

A República Popular da China e os EUA divulgaram na segunda-feira, 12, uma declaração conjunta sobre as negociações mantidas pelos dois países e que resultaram numa redução mútua das taxas aduaneiras por 90 dias e no retorno à mesa negocial, o que corresponde, no imediato, a um recuo das medidas unilaterais de coerção...