“Externalização” prejudica vigilantes que prestam serviço nas autarquias

Na mais recente edição do boletim Alerta Vigilante, o PCP denuncia os atropelos aos direitos dos trabalhadores em várias empresas do sector.

Na Câmara Municipal de Lisboa (CML), informa, os vigilantes que transitaram da Powershield para a PSG «só receberem 2/12 do subsídio de Natal». Há também férias por gozar e a Powershield não pagou a totalidade do subsídio de férias. Para o PCP, este é «um problema de todo o sector da vigilância», onde as empresas se agarram às leis laborais «que lhes dão mais jeito no momento». Os comunistas questionam a razão pela qual a CML «não contrata directamente os vigilantes».

Também na Câmara Municipal do Porto (CMP) as condições de vida e de trabalho dos vigilantes têm piorado devido aos sucessivos concursos e respectivas transmissões de estabelecimento nos serviços de vigilância privada. Muitos destes trabalhadores, alguns dos quais prestam serviço na autarquia há mais de 20 anos, ficaram com pagamentos em falta aquando da passagem da empresa Protecção Total para a Securitas. Com o novo concurso voltarão a transitar para uma de três empresas: Práxis, Noite e Dia e, novamente, Proteção Total.

Para o PCP, é «inaceitável que a CM Porto recorra a empresas subcontratadas para funções permanentes». O que serve aos trabalhadores, acrescenta, é a «internalização na CM Porto, como o PCP e a CDU têm proposto e afirmado».

 



Mais artigos de: PCP

Partido junto do povo por Mais Salários e Pensões, para uma vida melhor

Para a semana, de 2 a 5 de Junho, os comunistas estarão de novo nas ruas, locais de trabalho e serviços públicos por todo o País. Trata-se de mais uma jornada da acção nacional Aumentar Salários e Pensões, para uma vida melhor, para a qual estão já agendadas – até à hora de fecho desta edição do Avante! – cerca de 200 iniciativas.

CML volta a retirar ilegalmente propaganda política da CDU

A Câmara Municipal de Lisboa voltou a remover ilegalmente propaganda da CDU, desta feita um cartaz “outdoor” colocado na Avenida da República, na zona de Entrecampos. Para a Comissão Nacional de Eleições seguiu já uma queixa.

Exposição sobre Camões no Fundão

Está patente até amanhã, 30, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, a exposição “Camões, poeta do povo num mundo em mudança», organizada pelo PCP e que assinala o V Centenário do nascimento de Luís de Camões. Na inauguração, realizada no dia 13, intervieram José Oliveira,...