CML reivindica comboios em Marvila
A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 28, uma moção apresentada pelos vereadores comunistas referente à ferrovia em Marvila. O documento, intitulado «Pelo direito da população ao transporte ferroviário», foi aprovado por maioria, com os votos a favor de PCP, PS, BE, L e CPL, e abstenções de PSD e CDS.
Desta forma, a CML exige ao Governo que desencadeie as alterações necessárias para que todos os comboios da Linha de Sintra parem na estação de Marvila e que se realizem as obras necessárias ao desnivelamento da passagem de nível à superfície na estação.
O Município exige, ainda, que, enquanto não estiverem reunidas as condições técnicas para a paragem de todos os comboios nesta estação, seja retomada a circulação dos comboios da Linha da Azambuja aos fins-de-semana e feriados, assim como o seu reforço em todos os horários, particularmente fora da hora de ponta.
Na moção, é lembrado que, em Lisboa, «há freguesias a quem é negado, em alguns casos há mais de duas décadas, o acesso ao transporte ferroviário», como é o caso de Marvila, e que «largas centenas de trabalhadores e moradores se sentem discriminados e injustiçados».
O documento sublinha, ainda, a importância do transporte ferroviário, «espinha dorsal de um verdadeiro sistema de transportes, quer pelas suas características estruturantes para o sistema, quer pelo lugar estratégico que ocupa na vida económica do País».