Bolseiros da UC em luta pela valorização da Ciência
Exibindo faixas e cartazes onde foram denunciadas a desvalorização e exploração que os trabalhadores da ciência estão sujeitos, vários bolseiros de investigação e outros doutorandos concentraram-se, dia 16 de Maio, em frente à Porta Férrea da Universidade de Coimbra.
Já após esta luta, onde foi entregue a carta aberta elaborada pela Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), assim como da entrega da mesma à secretária do Conselho Geral da UC no dia 19, a ABIC reuniu com o reitor da Universidade na passada quarta-feira e aguarda o agendamento de uma reunião com o Conselho Geral.
Em nota, aassociação promete levar a estas reuniões as preocupações dos investigadores, como a «situação dos cursos não conferentes de grau, a gestão das propinas de doutoramento e a precariedade da Investigação na UC».
Dignificar a Ciência
A carta aberta referida foi o resultado de um plenário organizado pela ABIC, no passado dia 30 de Janeiro, onde se sistematizaram os contributos e preocupações que surgiram ao longo do mesmo pela voz dos bolseiros que ali participaram.
Neste documento são expostas situações como a «desigualdade na gestão dos programas doutorais entre diferentes unidades orgânicas», a «disparidade na atribuição de espaços físicos de trabalho» com casos de doutorandos «sem sequer uma secretária atribuída onde possam utilizar o seu computador pessoal» e ainda a «precariedade perpetrada pela UC, com a abertura de concursos de bolsas de curta duração».
A ABIC exige a adopção de medidas que valorizem estes profissionais e dignifiquem «condições de trabalho dos investigadores», nomeadamente substituindo «concursos de bolsas» por «contratos de trabalho.»