Bolseiros da UC em luta pela valorização da Ciência

Exibindo faixas e cartazes onde foram denunciadas a desvalorização e exploração que os trabalhadores da ciência estão sujeitos, vários bolseiros de investigação e outros doutorandos concentraram-se, dia 16 de Maio, em frente à Porta Férrea da Universidade de Coimbra.

Já após esta luta, onde foi entregue a carta aberta elaborada pela Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), assim como da entrega da mesma à secretária do Conselho Geral da UC no dia 19, a ABIC reuniu com o reitor da Universidade na passada quarta-feira e aguarda o agendamento de uma reunião com o Conselho Geral.

Em nota, aassociação promete levar a estas reuniões as preocupações dos investigadores, como a «situação dos cursos não conferentes de grau, a gestão das propinas de doutoramento e a precariedade da Investigação na UC».

Dignificar a Ciência
A carta aberta referida foi o resultado de um plenário organizado pela ABIC, no passado dia 30 de Janeiro, onde se sistematizaram os contributos e preocupações que surgiram ao longo do mesmo pela voz dos bolseiros que ali participaram.

Neste documento são expostas situações como a «desigualdade na gestão dos programas doutorais entre diferentes unidades orgânicas», a «disparidade na atribuição de espaços físicos de trabalho» com casos de doutorandos «sem sequer uma secretária atribuída onde possam utilizar o seu computador pessoal» e ainda a «precariedade perpetrada pela UC, com a abertura de concursos de bolsas de curta duração».

A ABIC exige a adopção de medidas que valorizem estes profissionais e dignifiquem «condições de trabalho dos investigadores», nomeadamente substituindo «concursos de bolsas» por «contratos de trabalho.»

 



Mais artigos de: Nacional

Viticultores apontam luta contra a crise no sector

No passado domingo, 1 de Junho, mais de 100 viticultores da Região Demarcada do Douro reuniram-se no Auditório Municipal do Peso da Régua num plenário convocado pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e pela AVADOURIENSE. Saem deste plenário reforçados e com o compromisso de realizar uma manifestação no dia 2 de Julho.

ACR evoca 50 anos da Assembleia Constituinte

Por ocasião do quinquagésimo aniversário da tomada de posse da Assembleia que viria a produzir a Constituição da República Portuguesa, traduzindo assim as exigências do povo e o espírito da Revolução, o Núcleo do Porto da Associação Conquistas da Revolução realizou, no dia 2 de Junho, no Salão...

CML reivindica comboios em Marvila

A Câmara Municipal de Lisboa (CML) aprovou, no dia 28, uma moção apresentada pelos vereadores comunistas referente à ferrovia em Marvila. O documento, intitulado «Pelo direito da população ao transporte ferroviário», foi aprovado por maioria, com os votos a favor de PCP, PS, BE, L e CPL, e abstenções de PSD e CDS. Desta...

Melhores transportes para a Margem Sul

A Comissão de Utentes de Transportes da Margem Sul (CUTMS) informou, em nota, da sua reunião com o gabinete da Secretária de Estado da Mobilidade, no dia 10 de Maio, onde denunciou as dificuldades dos utentes como o «excesso de lotação», os «constantes atrasos» ou «o clima de insegurança e tensão que se vive nas viagens...