Iniciativas para rever e melhorar a legislação laboral

Em conferência de imprensa no dia 6, Paula Santos, líder parlamentar e dirigente do PCP, apresentou um pacote de quatro iniciativas para eliminar normas gravosas da legislação laboral.

«Iniciativas para reforçar os direitos dos trabalhadores»

A deputada, frisando que o PCP assume como seu dever tomar a iniciativa no combate à política de direita, referiu que é neste âmbito que a bancada apresenta estas propostas, «iniciativas para reforçar os direitos dos trabalhadores e melhorar as suas condições de trabalho».

Uma das iniciativas consiste num projecto de lei para revogar a caducidade da contratação colectiva, mecanismo legal que, assinalou, «tem sido utilizado pelas associações patronais para atacar os direitos dos trabalhadores» e impedir conquistas como aumentos salariais.

Outro projecto de lei prevê a redução do horário de trabalho semanal para as 35 horas, medida aplicável aos trabalhadores dos sectores público e privado, que, afirmou, irá contribuir para melhorar a articulação entre a vida pessoal e profissional.

A bancada apresentou, ainda, uma iniciativa para reforçar os direitos dos trabalhadores em trabalho nocturno e por turnos, com a líder parlamentar a mencionar estar comprovado que estes regimes conduzem «a perturbações físicas e psíquicas, devido ao desgaste e à penosidade do trabalho».

Por fim, o Partido apresentou um projecto de lei para repor o princípio do tratamento mais favorável aos trabalhadores.

A deputada assegurou, igualmente, que, nas próximas semanas, a bancada irá apresentar iniciativas para dar resposta a outros problemas concretos.



Mais artigos de: Assembleia da República

Deputados do PCP são voz do País real

Na sessão de investidura da nova composição da Assembleia da República (AR), realizada no dia 3, Paula Santos frisou que, naquele início de legislatura, os deputados não podem «passar ao lado da vida lá fora», dando o exemplo da vida dos trabalhadores, milhares dos quais saem de madrugada para o trabalho, ou trabalham...