Exigência de paz e cooperação, contra a cimeira da guerra

A cimeira da NATO realizada na semana passada em Ancara, na Turquia, intensificou a política de confrontação e guerra deste bloco político-militar agressivo e apontou a ainda maiores despesas militares, para benefício da indústria do armamento e da estratégia de dominação do imperialismo norte-americano. Em Lisboa e no Porto, como no país anfitrião e em muitos outros, o movimento da paz fez-se ouvir denunciando os objectivos belicistas da cimeira e reafirmando a exigência de dissolução da NATO.

A NATO impulsiona a corrida aos armamentos e o aumento das despesas militares mundiais

Enquanto na Turquia se debatia a intensificação da guerra e se fechava negócios milionários com a indústria armamentista, eram muitos os que faziam ouvir a sua voz em defesa da paz e de um mundo mais justo e pacífico, conscientes de que a dissolução deste bloco político-militar agressivo é fundamental para esse objectivo. De Lisboa e do Porto saiu, ao final da tarde de dia 8, uma saudação a «todos os que, em Portugal e por todo o mundo, nomeadamente na Turquia, protestam contra a política belicista da NATO e lutam pela paz, em particular para os que em Ancara foram alvo de brutal repressão».

Nas acções promovidas pelo CPPC e a CGTP-IN no Largo José Saramago, em Lisboa, e na Praceta da Palestina, no Porto, estiveram muitos daqueles que todos os dias assumem a luta em defesa dos direitos, das condições de vida, da democracia e da paz. Pelas vozes de Isabel Camarinha e Manuela Branco, do CPPC; de Dinis Lourenço e Paulo Carvalho, da CGTP-IN; dos jovens João Queirós e Joana Machado; de Susana Canato e Daniela Costa, que apresentaram; e do coronel e militar de Abril José Baptista Alves, foi denunciada a política belicista da NATO, o papel desta organização enquanto instrumento de guerra e agressão, braço armado do imperialismo norte-americano, e o rasto de destruição deixado pelo mundo.

A guerra, recordou-se, prejudica os trabalhadores e os povos – embora haja quem ganhe e muito com elas: a vender armas, a destruir países (como a reconstruí-los), a apoderar-se de recursos naturais, mercados e rotas comerciais. Foi também denunciado que o aumento dos gastos militares, que a Cimeira decidiu incrementar ainda mais, tem implicações imediatas na diminuição do investimento público na Saúde, na Educação, na Cultura, no Desporto, na Protecção Social, na Habitação e também nos salários e pensões. Lutar por uma vida melhor para o nosso povo, por um Portugal soberano e desenvolvido, é também lutar pela paz!

Reafirmou-se igualmente o caminho que se impõe: a defesa da paz, do desarmamento, da cooperação, da solidariedade com os povos que enfrentam a agressão e a ameaça, o cumprimento dos princípios inscritos na Carta das Nações Unidas, na Acta Final da Conferência de Helsínquia e na Constituição da República Portuguesa. A atitude assumida em Ancara pelo Governo português vai ao arrepio de tudo isto: total alinhamento com a política de guerra e confrontação e toda a disponibilidade para continuar a desviar recursos para armamento, que tanta falta fazem em áreas fundamentais. Daí o compromisso, ali uma vez mais reafirmado, de que a luta vai continuar!

 

«Nem precisamos de ir mais atrás no tempo, na história deste bloco político-militar belicista, que contou na sua criação com a ditadura fascista portuguesa, a que deu suporte para 13 anos de guerra colonial. Basta recordar as guerras da NATO contra a Jugoslávia, o Afeganistão ou a Líbia e o seu apoio à invasão e ocupação do Iraque. Basta olharmos para o seu silêncio, cumplicidade, ou mesmo activo e preponderante apoio para com a continuação do genocídio do povo palestiniano às mãos de Israel; a agressão de Israel ao Líbano; a agressão dos EUA e de Israel ao Irão; a instigação e prolongamento da guerra na Ucrânia e o afastamento de uma solução pacífica para este conflito; o brutal agravamento do bloqueio dos EUA contra Cuba; a agressão militar dos EUA à Venezuela bolivariana e do sequestro do seu presidente; entre muitos outros exemplos.»
Conselho Português para a Paz e Cooperação

«É com a paz, a resolução pacífica e política dos conflitos que é possível efectivar os direitos que os trabalhadores conquistam e uma mais justa distribuição da riqueza. Aos trabalhadores interessa a solidariedade entre os povos, que exige o fim das agressões sobre o Líbano, o fim da ocupação israelita da Palestina e do genocídio do seu povo e o cumprimento de uma Palestina livre, independente e soberana, condição necessária para a paz no Médio Oriente; o fim das agressões e ingerências sobre os povos da América Latina e do criminoso bloqueio sobre Cuba. Aos trabalhadores e ao povo português só o cumprimento da Constituição da República Portuguesa, nomeadamente do seu artigo 7.º – que preconiza a abolição dos blocos político-militares como é a NATO – interessa. É dever do Governo português cumprir a Constituição.»
Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional

«A paz não é apenas a ausência de guerra. Não existe verdadeira paz quando milhões de jovens vivem sem acesso à habitação, quando a precariedade impede a construção de um projecto de vida, quando os salários não chegam ao fim do mês, quando se degrada a escola pública, quando se enfraquece os serviços públicos ou quando se limita direitos conquistados por gerações inteiras de trabalhadores e de jovens.

Enquanto aumentam a verbas para a guerra, continuam a faltar investimentos na Educação, na Saúde, na Ciência, na Cultura e na Habitação. Enquanto se fala em “segurança”, eufemismo para guerra e ingerências militares, esquecem-se da segurança de quem trabalha, de quem estuda e de quem luta diariamente para viver com dignidade. Se há algo que a história nos ensina é que nenhum direito nos foi dado.»
Comité Nacional Preparatório do 20.º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes

«Quem não vai deixar de ganhar com tudo isto é a indústria do armamento militar. Qualquer guerra serve os seus interesses, “quente” ou “fria”, tanto faz. O que importa é produzir cada vez armas mais sofisticadas, com mais capacidade de matar e destruir. (…)

A dissolução da NATO deveria estar na ordem do dia de qualquer país europeu que se preze e preze a sua identidade e soberania. O futuro tem que ser construído no respeito pela Carta das Nações Unidas, que acolheu todo o imenso património civilizacional de então, caldeado no rescaldo do mais brutal e sangrento conflito que a Humanidade já conheceu, a Segunda Guerra Mundial. A Organização das Nações Unidas (ONU), criada em Outubro de 1945, com o objectivo de prevenir outro conflito internacional, propôs-se garantir a manutenção da paz, a solução pacífica dos conflitos, a igualdade entre nações, sejam elas grandes ou pequenas, e a promoção do progresso social.»
Coronel Baptista Alves, militar de Abril

 

PCP solidário

O PCP juntou-se aos que condenaram os objectivos da Cimeira da NATO e a postura de subordinação aí assumida (sem surpresa) pelo Governo português. Reafirmou que o País deve dissociar-se da política agressiva e das guerras dos EUA, da NATO e da UE, e afirmar a sua soberania e independência. Isso mesmo foi assumido pelo Secretário-Geral, Paulo Raimundo, que esteve presente no acto público em Lisboa, e no comunicado emitido pelo Partido no dia 13, do qual sublinhamos algumas ideias centrais.

  • Rejeitando o caminho da promoção da paz, da segurança colectiva, da cooperação, a Cimeira da NATO insistiu na política belicista.

  • São os EUA e os seus aliados os primeiros e principais responsáveis pelo desenfreado aumento das despesas militares, a escalada armamentista, a instigação da confrontação, do militarismo e da guerra.

  • A convergência no incremento do militarismo e da guerra – em que se insere a acelerada militarização da União Europeia, enquanto pilar europeu da NATO – não apaga contradições, divergências e dificuldades.

  • A NATO é responsável por décadas de corrida aos armamentos, apoio a guerras coloniais, cumplicidade com golpes de Estado, promoção da acção terrorista e guerras. Os seus países-membros têm apoiado e sido cúmplices do genocídio do povo palestiniano, das agressões militares de Israel a outros países do Médio Oriente ou da guerra dos EUA e Israel contra o Irão.

  • A NATO continua a instigar e a impulsionar o prolongamento da guerra na Ucrânia – desencadeada com o golpe de Estado de 2014 e agravada em 2022 –, assim como a expandir a sua presença e estrutura militar para o Leste da Europa, com os sérios riscos de um conflito de catastróficas proporções.

Nota completa em https://pcp.pt/cimeira-da-nato-cimeira-do-armamento-da-guerra

679 mil milhões de dólares
Receitas registadas em 2024 pelos 100 maiores produtores de armas – um recorde (no mesmo ano, o PIB português – em dólares – foi de 330,03 mil milhões)

20%
Foi o aumento registado em apenas um ano das despesas militares dos membros europeus da NATO mais o Canadá

43 mil milhões de euros
Valor dos novos contratos armamentistas anunciados na Cimeira de Ancara

55%
Proporção das despesas militares mundiais já hoje assumida pelos 32 países membros da NATO, ou seja, mais do que a soma dos restantes 161 Estados-membros da ONU. Os EUA, sozinhos, ultrapassam os 30%

1,61 mil milhões de euros
Aumento dos gastos militares de Portugal em apenas um ano, representando já mais de 2% do PIB






Mais artigos de: Em Destaque

Rendas de bilros, arte tradicional para mostrar às novas gerações

As rendas de bilros constituem uma das mais emblemáticas expressões do artesanato tradicional português. Esta arte delicada, que consiste no entrelaçamento de fios com recurso a pequenos instrumentos de madeira chamados bilros, representa um importante património cultural transmitido de geração em geração, especialmente nas comunidades costeiras. Esta arte estará em destaque este ano no Espaço Central da Festa do Avante!.