O Congresso pretende aprofundar o estudo da obra de Álvaro Cunhal
26 e 27 de Outubro em Lisboa
Congresso Álvaro Cunhal

«Álvaro Cunhal, o projecto comunista, Portugal e o Mundo de hoje» é o lema do Congresso que terá lugar na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa nos dias 26 e 27 de Outubro.

Image 13243

Aprofundar o estudo do pensamento e da acção de Álvaro Cunhal. É este o principal – e ambicioso – objectivo do Congresso, ponto alto do programa das comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal, que decorrem ao longo do ano de 2013 sob o lema «Vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro». O Congresso desenvolve-se em quatro sessões (duas por dia), correspondentes a outros tantos temas.

A primeira sessão, «O homem, o comunista, o intelectual e o artista», analisará a relação dialética entre Álvaro Cunhal e o Partido, a causa que abraçou e a forma como o fez (como uma opção e um percurso de vida) e a prática das artes como labor de transformação do mundo. No segundo tema, «Democracia e Socialismo», estarão em discussão questões como a Revolução Democrática e Nacional e o «Rumo à Vitória», a revolução portuguesa e a projecção dos valores de Abril no futuro de Portugal e a política patriótica e de esquerda, a democracia avançada e a revolução socialista. Na terceira sessão, correspondente ao tema «O processo de transformação social, o Partido e as massas», falar-se-á da obra «O Partido com Paredes de Vidro», a concepção do grande colectivo partidário e as características fundamentais de um partido comunista. A última sessão, «O capitalismo: os seus limites e o socialismo como alternativa» abordará conceitos como patriotismo e o internacionalismo, o aprofundamento da crise estrutural do capitalismo e a integração capitalista europeia e a luta anti-imperialista e pelo socialismo.

Quem desejar participar no Congresso terá que preencher uma ficha de inscrição, disponível no folheto de promoção (e que deve ser enviada para Comissão Organizadora do Congresso «Álvaro Cunhal – o projecto comunista, Portugal e o mundo de hoje», Rua Soeiro Pereira Gomes, 3, 1600 – 196 Lisboa) ou através do sítio do centenário de Álvaro Cunhal na Internet, em www.alvarocunhal.pcp.pt/congresso. A iniciativa está aberta a diferentes tipos de participação e de participantes, tanto aos que «com a obra de Álvaro Cunhal entendem poder aprofundar a reflexão sobre a história contemporânea de Portugal, sobre o PCP e os comunistas portugueses», como aos militantes que, falando da sua própria experiência, partilhem o que «aprenderam e descobriram ao ler Álvaro Cunhal» e como a sua vida, trabalho e luta «iluminam ou são iluminadas pela experiência desse estudo». 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: