Ministro alemão declara fracasso<br>das negociações do TTIP

O ministro da Economia e vice-chanceler da Alemanha declarou, dia 28, que as negociações sobre o acordo de comércio livre entre a EU e os EUA (conhecido pela sigla inglesa TTIP) falharam.

Em declarações à estação pública alemã ZDF, Sigmar Gabriel expressou a opinião de que «as negociações com os Estados Unidos fracassaram de facto, embora ninguém ainda o reconheça».

O ministro, que é também presidente do Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD), considerou que «as conversações com os Estados Unidos falharam de facto porque nós, os europeus, não temos de ceder às exigências americanas».

«Nada está a avançar», salientou o ministro lembrando que em 14 rondas negociais não foi possível chegar a acordo sobre um único dos 27 capítulos do projecto de acordo.

Amplamente contestado pela opinião pública alemã, o acordo de Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento (TTIP) divide a própria coligação governamental.

Se cada vez mais os sociais-democratas se afastam do projecto, os conservadores do partido Angela Merkel continuam a defendê-lo.

As negociações que se arrastam desde 2013, visam a criação da «maior área de comércio livre no mundo», dando total liberdade de acção às multinacionais, em detrimento dos direitos sociais e normas ambientais.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: