Interpretar o mundo para melhor o transformar

MARXISMO-LENINISMO A conferência do PCP comemorativa do II centenário do nascimento de Karl Marx, realizada no sábado e domingo no salão da Voz do Operário, em Lisboa, constituiu um momento alto de reflexão sobre o mundo contemporâneo e os caminhos para a sua transformação.



Jerónimo de Sousa reafirma actualidade do legado de Karl Marx

ABERTURA Intervindo na abertura da Conferência, Jerónimo de Sousa destacou o legado revolucionário de Karl Marx e a sua importância para a luta do presente pela democracia e o socialismo. Publicamos extractos dessa intervenção.



A natureza exploradora do capitalismo e as condições para a sua superação

ECONOMIA A natureza exploradora do capitalismo, as crises e guerras que lhe são inerentes e o amadurecimento das condições para a sua superação revolucionária estiveram em foco na primeira parte da conferência.



A luta de classes continua a ser o motor da História

ORGANIZAÇÃO SOCIAL As classes sociais, a luta de classes e as alianças sociais e políticas nas várias fases e etapas da luta pela transformação social foram temas em destaque na tarde de sábado.



Instrumentos e objectivos para a transformação do mundo

POLÍTICA A luta pelo socialismo, as fases e etapas da luta revolucionária, o Partido de classe, o espaço nacional e internacional da luta de classes foram temas realçados na fase final da conferência.



Ideologia é expressão da base material da sociedade

FILOSOFIA E CULTURA No domingo de manhã, quatro oradores debruçaram-se sobre questões presentes na luta política actual, como a educação e a cultura, e também sobre questões filosóficas relevantes.



Agir e intervir sobre o real

Estudo e aplicação de Marx reforçam a luta e o Partido

LEGADO No domingo ao final da tarde, no fecho da conferência, destacou-se o importante legado de Marx e Engels, que norteia e reforça a acção transformadora que os comunistas portugueses levam a cabo.



Exposição destaca importância e actualidade de Karl Marx

Difusor do Marxismo