• Rui Henriques

Espaço Criança
Local de sonhos e alegria

A Festa do Avante deste ano foi novamente um lugar de confraternização para todas as idades. Com acessos facilitados para quem vinha acompanhado de crianças pequenas, o Espaço Criança foi uma vez mais procurado para o convívio familiar, tornando-se um lugar de alegria e brincadeira.

Nestes dias de calor, aquele foi também um refúgio de frescura onde as crianças e as suas famílias viveram momentos agradáveis que certamente ficarão nas suas memórias.

Sob o olhar atento dos mais velhos e dos jovens responsáveis dos Pioneiros, a criançada pôde usufruir de baloiços com capacidade de voos estratosféricos, escorregas com quilómetros de emocionantes descidas, pontes de lianas sobre rios revoltosos, carrosséis que permitiam cavalgar corceis árabes e outra bicharada e um insuflável que, através de teletransporte, lhes permitia ir saltar na fraca gravidade da superfície lunar.

 

Neste conjunto de diversões, as crianças tiveram ainda ao seu dispor pontos de água adaptados ao seu tamanho, uma livraria e um bar com sopas, sumos naturais, frutas e algumas guloseimas para retemperar as energias para o ofício esgotante da brincadeira.

Ao som da espectacular banda sonora do riso das crianças, estiveram-sempre a acontecer várias actividades orientadas. Contaram-se, entre outras, uma oficina de invenção, um ateliê de origamis e papagaios de papel, leituras de contos, jogos matemáticos, um peddy paper para descobrir a Festa, pintura de caras, modelagem de balões, uma oficina de danças do mundo. Os responsáveis dos Pioneiros foram incansáveis na dinamização de todas estas actividades.

Nesta Festa, paralelamente à brincadeira que se viveu neste Espaço Criança, ali ao lado, mais uma vez o Partido chamou a atenção para a necessidade da criação de uma rede de creches gratuitas para todas as crianças atá aos três anos, assim como aumentar os salários, reduzir a precariedade laboral e reduzir os horários de trabalho – criando, assim, condições que permitam melhorar a vida das famílias, condição necessária para melhorar a vida das crianças e criar adultos mais felizes e capazes.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: