PCP presente na Praia no XVI Congresso do PAICV

Realizou-se entre os dias 31 de Janeiro e 2 de Fevereiro o XVI Congresso do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), na Cidade da Praia, sob o lema «Cabo Verde, a nossa escolha». Ao longo dos três dias estiveram reunidos, num ambiente de unidade, cerca de 400 delegados e convidados do PAICV, que debateram a moção de estratégia e de orientação política nacional sufragada nas eleições internas de 22 de Dezembro passado.

Na sua intervenção final, Janira Hopffer Almada, presidente reeleita, em 22 de Dezembro, para um terceiro mandato à frente do PAICV, com 98 por cento dos votos, afirmou que esses três dias foram fundamentais para debater, discutir, analisar, reflectir e consensualizar as posições no partido sobre que PAICV querem e que Cabo Verde é que querem oferecer aos cabo-verdianos.

Neste congresso, o PAICV elegeu ainda os novos membros dos seus órgãos, nomeadamente o Conselho Nacional e a Comissão Nacional de Jurisdição e Fiscalização.

O PCP, que se fez representar por Rosa Rabiais, membro da Comissão Central de Controlo, dirigiu uma saudação aos delegados do congresso em que transmitiu as saudações fraternas dos comunistas portugueses a todos os militantes do PAICV e ao povo cabo-verdiano.

Relembrou os laços históricos de amizade entre o PCP e o PAICV e entre o povo português e o povo cabo-verdiano, laços que se forjaram na luta comum contra o fascismo e o colonialismo, reiterando a vontade de o PCP estreitar as tradicionais relações com o PAICV, contribuindo para o aprofundamento da amizade e cooperação entre os dois países no interesse de ambos os povos.




 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: