Silves
«A mudança
é indispensável»
A CDU apresentou, na última sexta-feira, em conferência de imprensa, na cidade de Silves, a sua candidatura à Câmara Municipal. Para além dos diversos órgãos de informação, cerca e 50 pessoas assistiram à apresentação do candidato comunista Francisco Martins. De sublinhar o bom ambiente vivido e o carácter unitário muito alargado das presenças onde, para além de muitos comunistas e activistas da CDU, se encontravam vários simpatizantes de outras forças políticas.
Na iniciativa marcaram também presença o camarada José Neto, da Comissão Política, para além de vários membros da DORAL.
Francisco
Martins, 44 anos, membro do PCP desde 1974, desempenhou várias tarefas
autárquicas, como a de membro da Assembleia Municipal de Silves no mandato
autárquico 1990-93, pela CDU. Vereador Permanente da Câmara Municipal
de Silves no período 1994-97, com responsabilidades directas na Gestão
Financeira e Administrativa do Município, Cultura, Educação,
Desporto, Acção Social e Transportes. No presente mandato, ocupa
a função de vereador não-permanente.
O candidato da CDU, professor da Escola Secundária de Silves, afirmou, no seu discurso de apresentação, que é vital uma nova filosofia de actuação «no sentido de recuperar e aperfeiçoar as práticas de gestão e planeamento autárquicas e incutir um novo impulso à dinâmica municipal».
Como grande crítica à actual liderança da câmara, Francisco Martins aponta a «navegação desordenada e "à vista" que engendrou uma dívida escandalosa e irresponsável, nunca vista nos anais do poder local democrático em Silves, superior a um milhão de contos, colocando em dificuldade empresas, fornecedores, colectividades e associações».
Não sendo um programa eleitoral, o candidato avançou com algumas das linhas pelas quais a CDU se baterá no próximo mandato. A defesa de uma «estratégia coerente e concertada nas questões do desenvolvimento local, consubstanciada, em acções e projectos orientados para as áreas do ordenamento e planeamento urbanístico, indústria, turismo, renovação e requalificação dos espaços urbanos, infra-estruturas básicas, habitação», e o «apoio significativo, gradual e crescente às Associações, Clubes, Colectividades e outras Instituições», são algumas das prioridades da coligação divulgadas pelo candidato, que não deixou de notar que é intenção da CDU alargar estas propostas à «participação da sociedade civil com o intuito final de concebermos o Programa de Acção Eleitoral da CDU para o Concelho de Silves».
Para acabar com o que considera serem «maneiras já ultrapassadas
de fazer política» que só afastam os cidadãos, Francisco
Martins propõe – e confia – na «reconquista da Câmara
Municipal de Silves». Porque, diz, a «mudança revela-se indispensável».
«Avante!» Nº 1428 - 12.Abril.2001