Artigo anterior  Próximo artigo


Mais sobre
O ano da fotografia


Jovens Fotojornalistas Portugueses

Organizado por Eduardo Gageiro, a Festa do Avante! apresentará uma exposição de novos, mas já estabelecidos valores do fotojornalismo português.

A reportagem fotográfica tornou-se rapidamente na face mais reconhecida da fotografia profissional e uma disciplina que transformou radicalmente a nossa percepção da realidade social e política, o nosso entendimento da história e a nossa condição de cidadãos no mundo.

Não sendo na sua «razão de ser» uma disciplina artística, o fotojornalismo têm uma dimensão estética e ética indiscutível e indissociável e produziu imagens que são já hoje património da história da arte.


Fotofesta
Reunir mil fotos da Festa

Fotógrafos profissionais, amadores ou ocasionais, todos poderão ver as suas fotografias expostas na Festa do Avante! deste ano, no painel que reunirá cerca de 1000 fotografias das 25 edições anteriores, da FIL à Atalaia.

Para isso, basta que quem queira participar envie as suas fotografias preferidas, dos melhores momentos passados na Festa dos comunistas portugueses, momentos de alegria, confraternização e solidariedade, características quer da fase da construção quer dos três dias em que se abre aos milhares e milhares de visitantes que todos os anos a procuram.

Não se tratando de um concurso, estará assegurada a exposição de pelo menos uma fotografia de cada participante. Como participar? É simples, basta enviar as fotografias, cópias ou negativos num envelope com a ficha de inscrição (à disposição nos Centros de Trabalho do Partido e online, para impressão, na página da Festa do Avante! 2002 ) devidamente preenchida, com referência à edição da Festa a que a fotografia se refere, para «Concurso Fotofesta – Quinta da Atalaia; Av. Baía Natural do Seixal, 2845-415 Amora, Seixal» ou entregar em mão num Centro de Trabalho Regional do PCP. De preferência, as fotografias deverão ser acompanhadas de uma menção de oferta das imagens e dos direitos de reprodução e utilização pelo Partido.

«Avante!» Nº 1494 - 18.Julho.2002