Deslocalização à vista na Alcoa

O deputado comunista Jerónimo de Sousa desafiou o Governo a intervir, antes que seja tarde, na empresa Alcoa (ex Indelma), onde está em curso uma tentativa de despedimento de 150 trabalhadores.

Esta acção da administração surge no contexto de um processo de desactivação dos equipamentos indispensáveis à fabricação de pequenas cablagens, visando a sua deslocalização para a Hungria. Invocado pela empresa, como único fundamento para a deslocalização, é o «factor custo».

«Vai o Governo ficar na expectativa do desfecho gravoso deste processo» ou «prefere intervir enquanto é tempo», pergunta o deputado comunista no requerimento que dirigiu aos ministérios da Economia e do Trabalho e Segurança Social.

A empresa, que já anteriormente procedera a 600 despedimentos, depende fortemente do ponto de vista da produção da Auto-Europa. A que acresce o facto de ter um baixíssimo capital social e de ser praticamente inexistente o seu património.

O que levou Jerónimo de Sousa a considerar que, a concretizar-se, este processo de deslocalização «pode implicar desfechos de consequências sociais e laborais de enorme gravidade» para os trabalhadores e para a região de Setúbal.

Ora é exactamente isso que os trabalhadores e seus representantes procuram evitar, exigindo, nomeadamente, em defesa do interesses nacional e dos seus postos de trabalho, que a empresa diversifique a sua produção por forma a reduzir a sua excessiva dependência da Auto-Europa.



Mais artigos de: Assembleia da República

«Defenda os centros de decisão nacionais»

O Secretário-Geral do PCP, Carlos Carvalhas, desafiou o Primeiro-Ministro a assumir como suas as preocupações do Presidente do República quanto à questão dos centros de decisão económica.

Desmembramento da TAP

O PCP convocou a presença do Ministro da Obras Públicas, Transportes e Habitação na Assembleia da República, para esclarecer a intenção de privatizar da TAP.

Em defesa das populações<br> e do interesse público

Urge fazer uma avaliação à gestão privada do Hospital Amadora/Sintra. A exigência é do PCP, que, para o efeito, requereu já a criação de uma comissão de inquérito parlamentar. Os termos em que se processou a concessão da gestão...

Solução está no diálogo e não na força

«O conflito que envolve o Iraque não pode nem deve ser resolvido senão pela via do diálogo, no quadro da ONU e no respeito pela sua Carta», esta a mensagem que o deputado comunista Lino de Carvalho levou à reunião dos presidentes dos parlamentos dos países do...

Uma ameaça à privacidade

Na Europa, a pretexto do combate à criminalidade, está em curso uma escalada repressiva dirigida contra direitos fundamentais dos cidadãos. O alerta foi dado pela deputada comunista Odete Santos, na passada semana, a propósito de uma directiva do Parlamento Europeu (2002/58) e do Conselho...