Governo menospreza população

A luta dos utentes de saúde

Vários estabelecimentos e unidades de saúde do Porto foram palco, nos dias 21 e 22 de Setembro, de dezenas de acções integradas na Jornada Nacional de Luta em Defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Em comunicado, o Movimento de Utentes dos Serviços de Saúde da Póvoa e de Vila do Conde condenou o encerramento das urgências do Hospital de Vila do Conde e denunciou a existência de 20 mil utentes sem médico de família na Póvoa e 12 mil em Vila do Conde. Exigiu ainda a construção de um novo hospital que sirva os dois concelhos.
O Movimento Cívico em Defesa do SNS distribuiu um documento à população de Matosinhos nas feiras de Custódias e Senhora da Hora, onde condenou o encerramento da urgência pediátrica do Hospital Pedro Hispano. Denunciou também a canalização para clínicas privadas de 22 mil dos 39 mil utentes do Centro de Saúde de Custódias.
Já a Comissão Concelhia de Santo Tirso do PCP reivindicou a construção urgente de novas extensões de saúde em S. Martinho do Campo e Areias e a construção de um edifício que permita ao Hospital de Santo Tirso ter todas as valências.
Durante os dois dias de luta, o Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Norte, à porta do Hospital de S. João, denunciou os lucros dos hospitais EPE que aumentam à custa dos direitos dos trabalhadores e da perda da qualidade nos cuidados de saúde prestados aos utentes.
Por seu lado, a CDU, em Vila Nova de Gaia, informou a população que votou contra a construção do novo hospital privado na Avenida da República.
No dia 22, um grupo de utentes entregou à Direcção do Centro de Saúde Boa Nova, em Gaia, um abaixo-assinado, subscrito por 800 pessoas, exigindo a reposição de médico de família para a Extensão de Saúde de Madalena.
Na Região de Vale do Sousa e Baixo Tâmega, o Movimento Cívico em Defesa do SNS desenvolveu várias acções, nomeadamente no Hospital Padre Américo e no Hospital de São Gonçalo.


Mais artigos de: Nacional

Maioria impede apuramento da verdade

A CDU de Loures apresentou, em reunião de Câmara, uma proposta para a criação de uma Comissão de Inquérito para determinar as causas das cheias ocorridas, no dia 30 de Setembro, em Sacavém.

Setubal contra permanência da Secil na Arrábida

A Câmara de Setúbal aprovou, por maioria, uma moção a exigir que o Governo promova um «processo participado para discutir soluções alternativas» para a cimenteira da Secil, no Parque Natural da Arrábida.

Apoiar os taxistas de Lisboa

A Câmara de Lisboa aprovou, com três abstenções, uma proposta do PCP que visa implementar medidas que beneficiem o sector do táxi e os transportes públicos da cidade.«O papel dos táxis, como transporte público, no sistema de transportes, é fundamental, em complementaridade com os restantes modos de transporte, pelo que é...

II Encontro Internacional Civilização ou Barbárie

O II Encontro Internacional «Civilização ou Barbárie – Desafios do Mundo Contemporâneo», realizado em Serpa de 5 a 7 de Outubro, pautou-se pelo fraternal confronto de ideias. Reputados intelectuais vindos de vários pontos do mundo – Europa, Ásia, América e África – debateram durante três dias os principais problemas que...

Reforma da OMC prejudica o interesse nacional

Perante a anunciada hipótese do fecho, para Dezembro, das «negociações» da Reforma da Organização Comum de Mercado (OMC) do Vinho, na base das principais propostas da Comissão Europeia, a Confederação Nacional da Agricultura (CNA) sublinhou, no início do mês, que esta reforma «é uma ameaça muito séria para os produtores...

90 anos de Óscar Lopes

Repartida por vários lugares do Porto e Matosinhos, vão se realizar, até domingo, um conjunto de iniciativas de homenagem a Óscar Lopes, militante comunista, prestigíado ensaísta, crítico literário e historiador.Ontem, quarta-feira, no Salão Nobre da Câmara de Matosinhos, sob o tema «Um homem maior que o seu tempo», foi...

Lopes-Graça em livro

É lançada na próxima segunda-feira, 14, às 16h00, em Almada, a 3.ª edição da obra «Marchas, Danças e Canções», de Fernando Lopes Graça.A iniciativa é da CGTP-IN, que assim encerra as comemorações do centenário do nascimento do grande compositor e músico, militante comunista que se distinguiu ainda como homem de letras,...