Jerónimo de Sousa no Algarve

Uma política injusta

O Secretário-geral do PCP esteve no sábado pelo Sul do País, onde participou num almoço em Alte e num comício em Vila Real de Santo António. Denunciando a injustiça das medidas impostas pelo Governo (com o apoio do PSD e do Presidente da República), incluídas no PEC e no PEC 2, Jerónimo de Sousa considerou escandalosos os aumentos dos preços de alguns bens ou serviços essenciais – sobretudo, disse, num país «a braços com uma grave crise».

Em particular dos combustíveis, do gás, dos transportes e da electricidade (pagos não só pelos consumidores mas também pelos agricultores e pelas pequenas e médias actividades empresariais). Estes aumentos, acusou o Secretário-geral do Partido, «têm apenas um objectivo: alimentar os colossais lucros dos grandes senhores do dinheiro e dos grandes grupos económicos como a EDP, a PT, a GALP e a Brisa».

Mas a situação não é má para todos, afirmou Jerónimo de Sousa. «Enquanto a maioria sofre as consequências da crise e desta política, o número de milionários cresce. Mais 600 grandes milionários em ano de crise.»

Referindo-se à intenção do Governo de introduzir portagens na A22, mais conhecida por Via do Infante, Jerónimo de Sousa considerou-a absurda, mesmo que avance a ideia de isentar do pagamento alguns concelhos de mais baixo desenvolvimento. É que este não é o único critério a ter em conta – há outros, como o desenvolvimento regional e, particularmente, o problema das alternativas que garantam «com eficiência e segurança os fluxos rodoviários».

A EN 125 «não é essa alternativa no Algarve». Sobretudo quando é conhecido que os últimos governos deixaram de investir nas estradas nacionais, que estão «cada vez mais degradadas».



Mais artigos de: PCP

Na primeira linha do combate

No dia 1 de Julho, o PCP realizou mais de cem acções de rua contra o aumento dos preços e o roubo nos salários, no âmbito da jornada nacional de protesto e luta levada a cabo nesse dia. Ao fazer isto, esteve onde tem que estar como Partido Comunista que é: junto dos trabalhadores e das populações, protestando, esclarecendo e mobilizando para a luta.

A jornada decorreu durante todo o dia e fez-se de distribuições de folhetos, colocação de faixas, buzinões e caravanas automóveis, cordões humanos, minicomícios e tribunas públicas.

Na vanguarda da luta

O PCP está na vanguarda da luta em defesa de um Serviço Nacional de Saúde público, a única forma de garantir a universalidade e o acesso dos portugueses a todos os cuidados de saúde, independentemente da sua situação social e económica.


 

Aumentar a justiça e as receitas do Estado

O PCP apresentou recentemente, na Assembleia da República, um conjunto de propostas que, a terem sido aprovadas, garantiriam ao Estado uma receita de pelo menos 3 mil milhões de euros – três vezes mais do que o montante que se pretende arrecadar com as graves medidas que, com o apoio do PSD e...

Construtor do Partido<br>Organizador da luta

O jovem dirigente comunista Alfredo Dinis (Alex) foi assassinado pelo fascismo há 65, em Loures. O PCP lembrou, no domingo, este destacado construtor do Partido na difícil mas exaltante década de 40 do século passado.

Onde os sonhos se fazem

Duas centenas de militantes e simpatizantes do PCP participaram, no dia 2, na festa dos 30 anos do Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, onde funciona a Organização Regional.

Garantir o controlo público

A utilização da golden share do Estado no chumbo da aquisição pela Telefonica na participação da PT na Vivo confirma, para o PCP, a necessidade de uma política que defenda os interesses e a economia nacional.

Adiamento é vitória da luta

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP considera que o adiamento da introdução de portagens nas SCUT foi uma cedência à luta. Em comunicado de dia 30 de Junho, considera que o adiamento surge na sequência da «importante iniciativa...

<i>O Militante</i>

  Está a partir de hoje à venda a edição de Julho/Agosto de O Militante. Na capa, destaca-se a luta de massas como «factor decisivo da mudança», numa referência à grandiosa manifestação de 29 de Maio, que reuniu...

PCP na Grécia

Jerónimo de Sousa esteve em Atenas, anteontem e ontem, com o objectivo de aprofundar o conhecimento da situação na Grécia e da luta dos trabalhadores e do povo grego face à ofensiva das «medidas de austeridade» do Governo do Pasok, implementadas com o apoio da União...