Deputados comunistas em Bragança

Os deputados comunistas ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no nordeste transmontano em acções inseridas na campanha Portugal a Produzir. Os eleitos mantiveram encontros com entidades e associações ligadas às principais produções da região, como as do azeite, vinho, castanha ou da pecuária.

No dia 22, João Ferreira visitou a Cooperativa de Olivicultores de Vila Flor e Ansiães, sendo recebido pelo seu presidente, que manifestou sérias preocupações relativamente ao sector oleícola em Trás-os-Montes. Os principais problemas relacionam-se com a modernização das plantações, as amortizações bancárias, a mão-de-obra escassa e pouco especializada e os elevados custos de produção ou preços baixos do azeite.

À tarde, o deputado visitou a fábrica de transformação que a Associação de Criadores de Raça Mirandesa está a construir na Zona Industrial de Vimioso. Na sede da associação, encontrou-se com a direcção e outros criadores, que testemunharam as dificuldades que encontram para afirmar no mercado internacional aquela que é considerada uma das melhores carnes do mundo.

No final do dia, João Ferreira prestou declarações à comunicação social, tendo afirmado que a agricultura «tem sido esquecida pelos responsáveis políticos» e que o País «vive aquém do que são as suas potencialidades». A agricultura transmontana pode ajudar o País a sair da crise, acrescentou. José Brinquete, do Comité Central, frisou algumas das propostas do PCP para o apoio ao sector, que serão apresentadas ao Governo no âmbito do PIDDAC.

No dia seguinte, Ilda Figueiredo participou numa tribuna pública em Bragança, promovida pela organização local do PCP, na qual foi apresentada da campanha Bragança a Produzir. À tarde, a deputada comunista visitou a freguesia do Candedo, no concelho de Vinhais. Depois, ainda em Vinhais, passou pela Feira da Castanha Rural Castanea – onde contactou com produtores e visitantes e constatou a importância deste produto para a economia do concelho.

 



Mais artigos de: PCP

Um Partido que luta e se reforça

Ao mesmo tempo que dá um contributo inestimável para a mobilização e luta dos trabalhadores e das populações, o PCP reforça-se e cresce: a realização de assembleias das organizações é um aspecto essencial deste reforço, como ficou claro no fim-de-semana em Évora e na Marinha Grande.

Mais Partido para responder à ofensiva

A ruptura com a política de direita e a mudança patriótica e de esquerda de que o povo e o País precisam passa pelo reforço do PCP. Só com mais Partido e maior ligação do colectivo às massas e à luta é possível responder à escalda da ofensiva do capital contra os trabalhadores e a população, concluiu a Assembleia de Organização Regional de Évora (AOREV).

Reforçar raízes nos trabalhadores e no povo

A grande questão que se coloca aos comunistas do distrito de Leiria é reforçar o Partido. Disto depende o aumento da capacidade reivindicativa dos trabalhadores e do povo, essencial para empreender a ruptura e a mudança que o País precisa.

Influência alarga-se em Palmela

Mais de 200 pessoas, dos quais 143 delegados, participaram, sábado, na IX Assembleia da Organização Concelhia de Palmela do PCP. Realizada num salão de cinema do concelho, a assembleia – que teve como lema Mais PCP! Melhor Concelho, procedeu a uma...

«Mais do mesmo»

Tanto pelos longos anos em que foi primeiro-ministro, como pelo desempenho em Belém, o anteontem formalizado candidato Cavaco Silva só traz às eleições presidenciais «mais do mesmo».

 

Atentado à soberania dos povos

A Alemanha está a procurar impor o seu directório contra a soberania dos povos e contra os estados-membros da União Europeia de economias mais frágeis, acusa o PCP, baseando-se nas mais recentes declarações da chanceler alemã e de responsáveis políticos da UE.

Embuste no Orçamento

Ao contrário do que tem sido dito (no próprio relatório do Orçamento do Estado e divulgado pela comunicação social), o Ministério da Agricultura vai sofrer um corte nas verbas inscritas no OE para 2011. A acusação é da...