Deputados comunistas em Bragança
Os deputados comunistas ao Parlamento Europeu, Ilda Figueiredo e João Ferreira, estiveram no nordeste transmontano em acções inseridas na campanha Portugal a Produzir. Os eleitos mantiveram encontros com entidades e associações ligadas às principais produções da região, como as do azeite, vinho, castanha ou da pecuária.
No dia 22, João Ferreira visitou a Cooperativa de Olivicultores de Vila Flor e Ansiães, sendo recebido pelo seu presidente, que manifestou sérias preocupações relativamente ao sector oleícola em Trás-os-Montes. Os principais problemas relacionam-se com a modernização das plantações, as amortizações bancárias, a mão-de-obra escassa e pouco especializada e os elevados custos de produção ou preços baixos do azeite.
À tarde, o deputado visitou a fábrica de transformação que a Associação de Criadores de Raça Mirandesa está a construir na Zona Industrial de Vimioso. Na sede da associação, encontrou-se com a direcção e outros criadores, que testemunharam as dificuldades que encontram para afirmar no mercado internacional aquela que é considerada uma das melhores carnes do mundo.
No final do dia, João Ferreira prestou declarações à comunicação social, tendo afirmado que a agricultura «tem sido esquecida pelos responsáveis políticos» e que o País «vive aquém do que são as suas potencialidades». A agricultura transmontana pode ajudar o País a sair da crise, acrescentou. José Brinquete, do Comité Central, frisou algumas das propostas do PCP para o apoio ao sector, que serão apresentadas ao Governo no âmbito do PIDDAC.
No dia seguinte, Ilda Figueiredo participou numa tribuna pública em Bragança, promovida pela organização local do PCP, na qual foi apresentada da campanha Bragança a Produzir. À tarde, a deputada comunista visitou a freguesia do Candedo, no concelho de Vinhais. Depois, ainda em Vinhais, passou pela Feira da Castanha Rural Castanea – onde contactou com produtores e visitantes e constatou a importância deste produto para a economia do concelho.