Breves Greve Geral

A crescer na in­dús­tria

Vá­rias co­mis­sões sin­di­cais e co­mis­sões de tra­ba­lha­dores ex­pres­saram o com­pro­misso de tra­ba­lhar para o êxito da greve geral, nas in­dús­trias trans­for­ma­doras, na energia e am­bi­ente. Num bo­letim es­pe­cial, em dis­tri­buição nos lo­cais de tra­balho, a Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN e os sin­di­catos fi­li­ados dão al­guns exem­plos de «uma di­nâ­mica im­pa­rável, rumo ao êxito da greve geral». A lista de em­presas in­clui: Pe­trogal, Va­lorsul, Epal, Im­pormol, Sim­tejo, Mit­su­bishi, Frasam, João de Deus, Dura, Lis­prene, Qui­naço, Ni­velfor, Re­nault Chelas e Mul­ti­auto, PSA Peu­geot Citroën, CACIA Re­nault, Au­to­eu­ropa, Frismag, Hos­pi­arte, Lus­trarte, Fun­frap, Grohe, Coldkit, Sika, Fopil, Ya­zaki, A. Vi­sion, Ben­teler, DSV, Fau­récia, Sch­nel­lecke Lo­gís­tica e Trans­portes, So­dexo, SPPM, We­basto, Inapal Pal­mela e Inapal Plás­ticos, Bosch, Ca­belte, Fehst, Delphi, Preh Por­tugal, Mo­to­meter, ABB Stotz, Efacec, Ca­blauto, So­lidal, Jayme da Costa e GE Power Con­trols.

No mesmo sen­tido pro­nun­ci­aram-se os par­ti­ci­pantes nos en­con­tros sin­di­cais da in­dús­tria naval e do ma­te­rial eléc­trico e elec­tró­nico do Norte. A fe­de­ração re­fere ainda que há ainda «muitos casos» em que, em ple­ná­rios, os tra­ba­lha­dores sau­daram a de­cisão da CGTP-IN, as­su­mindo que vão pa­ra­lisar o tra­balho a 24 de No­vembro.

Por seu turno, o SITE Sul (um dos quatro sin­di­catos que re­sul­taram da re­cente re­es­tru­tu­ração na me­ta­lurgia, quí­mica, far­ma­cêu­tica, energia e in­dús­trias eléc­tricas) di­vulgou as mo­ções apro­vadas em en­con­tros de di­ri­gentes e de­le­gados do dis­trito de Beja e da Zona Se­túbal e Pal­mela, onde se re­alça que as me­didas do Go­verno afectam também os tra­ba­lha­dores das em­presas pri­vadas.

Os tra­ba­lha­dores da Va­lorsul reu­niram em ple­ná­rios nas cinco uni­dades da em­presa, onde apro­varam a sua rei­vin­di­cação sa­la­rial para 2011 (3,5 por cento, com um mí­nimo de 40 euros) e man­da­taram os re­pre­sen­tantes para con­vo­carem ou­tras formas de luta.

 

Ra­zões a do­brar nos Açores 

O s tra­ba­lha­dores aço­ri­anos devem estar «du­pla­mente pre­o­cu­pados» com as me­didas de «aus­te­ri­dade», tendo em conta as de­bi­li­dades acen­tu­adas na re­gião, alertou a União dos Sin­di­catos de Angra do He­roísmo. «Ao con­trário do que o Go­verno Re­gi­onal tem feito passar», aquelas me­didas «terão efeitos nos Açores, com a agra­vante de que a re­gião já está con­fron­tada com o facto de ser uma das zonas do País com mais baixos sa­lá­rios e mais ele­vado custo de vida», afirmou an­te­ontem Vítor Silva. Ci­tado pela Lusa, o co­or­de­nador da USAH e membro do Con­selho Na­ci­onal da CGTP-IN re­cordou que ali se re­gistam as mais baixas taxas de qua­li­fi­cação pro­fis­si­onal e em­prego e as mais ele­vadas taxas de si­nis­tra­li­dade la­boral, a par da es­tag­nação na con­tra­tação co­lec­tiva. Também nos Açores ocorrem as mais ele­vadas di­fe­renças entre as re­mu­ne­ra­ções de ho­mens e de mu­lheres.



Mais artigos de: Trabalhadores

Parados dia 24

O apoio à greve geral e o com­pro­misso de mo­bi­lizar os tra­ba­lha­dores para par­ti­ci­parem ac­ti­va­mente na luta foram as­su­midos con­jun­ta­mente por 18 es­tru­turas sin­di­cais do sector de trans­portes e co­mu­ni­ca­ções.

 

Bombeiros na greve geral

Cerca de 500 bom­beiros de­ci­diram , dia 20, num ple­nário na­ci­onal, em Lisboa, par­ti­cipar na ma­ni­fes­tação na­ci­onal de 6 de No­vembro e na greve geral, por car­reiras dignas e di­reitos.

Cortes a eito no social

Na re­dução da des­pesa do Es­tado, têm um ele­vado peso os cortes nas pres­ta­ções so­ciais, que valem 0,6 por cento do PIB e surgem em se­gundo lugar, logo a se­guir à di­mi­nuição da massa sa­la­rial.

Risco de asfixia nos Serviços Sociais

Uma decisão do Tribunal de Contas que impede alegadamente a Câmara Municipal de Lisboa de transferir «as verbas, obrigatórias e imprescindíveis», para os Serviços Sociais da CML, «está a provocar uma grave asfixia financeira». O Sindicato dos Trabalhadores...

Professores e psicólogos unidos

«O Ministério da Educação desvaloriza o papel dos psicólogos nas escolas e mantém o sistema deficitário e instável», concluíram, dia 19, numa reunião conjunta, a direcção do Sindicato Nacional dos Psicólogos e o secretariado...

Enfermeiros reclamam efectividade

No Porto, algumas dezenas de enfermeiros contratados a desempenhar funções nos cuidados de saúde primários concentraram-se, dia 23, diante da Administração Regional de Saúde do Norte, onde exigiram do Ministério da Saúde um compromisso escrito a garantir que...

Reintegrado!

Tiago Jacinto vai retomar no dia 2 de Novembro o seu posto de trabalho, na secção de manutenção do empreendimento turístico de luxo Vale do Lobo, em Almancil (concelho de Loulé), de onde foi despedido ilegalmente em Janeiro - revelou sexta-feira o Sindicato da Hotelaria, Turismo,...

Corticeiros em greve

O Sindicato dos Operários Corticeiros do Norte convocou uma greve sectorial, com início ontem, às zero horas, e que terminará às 24 horas de hoje. Durante este último dia, apelou o sindicato da CGTP-IN, as trabalhadoras e os trabalhadores devem manter uma...