Francisco Lopes visitou Açores

Image 6111

Numa vi­sita de dois dias ao ar­qui­pé­lago dos Açores, Fran­cisco Lopes con­firmou o cres­cente apoio e sim­patia exis­tentes em torno da sua can­di­da­tura. O jantar com apoi­antes na ilha do Faial, re­a­li­zado na se­gunda-feira, contou com a pre­sença de 100 pes­soas, en­quanto que no al­moço re­a­li­zado na vés­pera na Ter­ceira com­pa­re­ceram 80. Nestas ac­ções, como nou­tras, o can­di­dato surgiu acom­pa­nhado pelo man­da­tário re­gi­onal Vítor Silva e por di­ri­gentes do PCP.

Na sua in­ter­venção no jantar do Faial, o can­di­dato con­si­derou a au­to­nomia po­lí­tico-ad­mi­nis­tra­tiva das re­giões au­tó­nomas um «ele­mento de­mo­crá­tico es­sen­cial», in­dis­pen­sável para «res­ponder às es­pe­ci­fi­ci­dades re­gi­o­nais e po­ten­ciar a par­ti­ci­pação e en­vol­vi­mento das suas po­pu­la­ções». Mas, lem­brou, o de­sen­vol­vi­mento e o pro­gresso são in­se­pa­rá­veis das «ori­en­ta­ções e op­ções po­lí­ticas dos Go­verno da Re­pú­blica e dos go­vernos re­gi­o­nais».

Fran­cisco Lopes des­tacou, em se­guida, al­gumas das suas pro­postas para fazer face aos prin­ci­pais pro­blemas da re­gião: o apro­vei­ta­mento das po­ten­ci­a­li­dades pro­du­tivas, de­fen­dendo e pro­mo­vendo o sector pro­du­tivo, e o au­mento do nível de vida dos tra­ba­lha­dores e do povo dos Açores. Na vi­sita, o can­di­dato con­tactou com agri­cul­tores e pro­du­tores de leite.



Mais artigos de: Presidenciais 2011

A candidatura dos trabalhadores

Pela sua na­tu­reza e ob­jec­tivos, a can­di­da­tura de Fran­cisco Lopes pode muito jus­ta­mente ser con­si­de­rada a can­di­da­tura dos tra­ba­lha­dores. Esta ca­rac­te­rís­tica ficou clara no al­moço de sá­bado, em Al­mada, com cerca de 400 re­pre­sen­tantes dos tra­ba­lha­dores.

 

Um projecto alternativo

A can­di­da­tura de Fran­cisco Lopes à Pre­si­dência da Re­pú­blica teve uma se­mana in­tensa, com ini­ci­a­tivas por todo o País. É no con­tacto di­recto que cresce o apoio ao pro­jecto po­lí­tico pa­trió­tico e de es­querda que a can­di­da­tura com­porta.

 

Encontro com CGTP-IN

O candidato à Presidência da República Francisco Lopes esteve reunido, no dia 10, com uma delegação da CGTP-IN presidida pelo secretário-geral Manuel Carvalho da Silva. O encontro, realizado na sede da central sindical, ficou marcado, como afirmou o candidato em...

Carta a Aminetou Haidar

Por ocasião da visita a Portugal da activista saaráui Aminetou Haidar, Francisco Lopes endereçou-lhe uma carta na qual transmite a solidariedade da sua candidatura para com a luta do povo do Saará Ocidental pela sua autodeterminação e independência. Infelizmente, notou o...