Efeitos do tornado

Urge apoio efectivo

O PCP quer ver adoptadas com urgência as medidas necessárias ao apuramento rigoroso dos prejuízos resultantes do recente tornado que atingiu na passada semana os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã. Visando esse objectivo foi entregue no Parlamento um projecto de resolução onde é simultaneamente recomendado ao Governo que garanta uma linha específica de apoio financeiro a cidadãos, instituições e empresas afectados por este fenómeno natural que deixou um forte rasto de destruição.

Já esta segunda-feira, depois de se ter deslocado àqueles concelhos dos distritos de Santarém e Castelo Branco, onde contactou com as populações, o deputado comunista António Filipe requereu a presença do ministro da Administração Interna no Parlamento com vista a «avaliar a situação existente» e identificar as «diligências efectuadas e a efectuar pelo Governo», por forma a assegurar os apoios necessários à normalização das condições de vida.

Esta iniciativa da formação comunista é justificada tendo em conta a experiência ocorrida com a intempérie que afectou em 2008 os concelhos de Santarém e Alcanena. Como é referido na missiva onde solicita a presença de Rui Pereira na comissão parlamentar de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, a verdade é que dois anos depois dessa calamidade ainda não foram concretizados os apoios então prometidos. Trata-se, pois, para o PCP, de evitar a repetição de factos semelhantes.

Para além dos ferimentos causados em algumas pessoas, os danos causados pelo tornado do dia 7 de Dezembro, recorde-se, foram muito significativos, com a destruição de habitações, empresas industriais, explorações agrícolas e outros bens materiais diversos de particulares, instituições e empresas.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Direitos sob fogo do Governo

Uma cortina de fumo continua a envolver a posição do Governo quanto a alterações em matéria de legislação laboral que facilitem o despedimento e diminuam a respectiva indemnização.

 

Agravar a exploração

O Governo quer «facilitar o despedimento» e torná-lo mais barato, fragilizando ainda mais os trabalhadores», acusa o PCP, vendo neste objectivo um «violento ataque» e «uma nova declaração de guerra» às classes trabalhadoras.

 

Gestão sustentável dos recursos

Encontram-se na comissão parlamentar de Ambiente, para onde baixaram há quinze dias, sem votação, por unanimidade dos deputados, as propostas de alteração da Lei de Bases do Ambiente apresentadas pelo PCP, «Os Verdes» e PSD.

 

Acidentes com tractores

A criação de um regime de ajudas para a renovação do parque de máquinas das explorações agrícolas familiares, tendo em conta a sua antiguidade, substituindo-as por novos equipamentos, eis uma das medidas concretas apontada no projecto de resolução do...

Pela adopção de normas abertas

O Parlamento aprovou, na generalidade, com a abstenção do CDS/PP, o projecto de lei do PCP que define a adopção de normas abertas nos sistemas informáticos da administração pública. Um diploma do BE de igual sentido também passou com a mesma...

AR atribui medalha de ouro

A Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (1969-1974), representada por Levy Baptista e frei Bento Domingues, foi agraciada sexta-feira passada com a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta...

Romper com discurso falso

Em matéria ambiental o PS e o Governo apregoam uma coisa e fazem outra, considerou o deputado comunista Miguel Tiago, repudiando o discurso hipócrita de quem se diz preocupado com as alterações climáticas, mas, simultaneamente, «generaliza o cultivo de organismos geneticamente...