Alterações climáticas

Romper com discurso falso

Em ma­téria am­bi­ental o PS e o Go­verno apre­goam uma coisa e fazem outra, con­si­derou o de­pu­tado co­mu­nista Mi­guel Tiago, re­pu­di­ando o dis­curso hi­pó­crita de quem se diz pre­o­cu­pado com as al­te­ra­ções cli­má­ticas, mas, si­mul­ta­ne­a­mente, «ge­ne­ra­liza o cul­tivo de or­ga­nismos ge­ne­ti­ca­mente mo­di­fi­cados que des­troem a agri­cul­tura na­ci­onal, de­ser­ti­fica o in­te­rior e obriga as pes­soas a con­cen­trarem-se no li­toral.

«É al­tura de romper com este dis­curso falso que parte do prin­cípio que é pos­sível har­mo­nizar a pre­o­cu­pação com o am­bi­ente com a sel­va­jaria total das pri­va­ti­za­ções da água e das ener­gias, com a total de­la­pi­dação dos re­cursos na­tu­rais, com a des­truição do apa­relho pro­du­tivo na­ci­onal», su­bli­nhou o par­la­mentar do PCP, faz hoje oito dias, re­a­gindo a uma in­ter­venção do de­pu­tado Re­nato Sam­paio (PS) que fi­zera a apo­logia da po­lí­tica go­ver­na­mental de «com­bate às al­te­ra­ções cli­má­ticas» e sua aposta nas «ener­gias re­no­vá­veis».

Dis­cor­dando da lei­tura da ban­cada que apoia o Go­verno, Mi­guel Tiago re­alçou que não é a pagar li­cenças de emissão de dió­xido car­bono que se «evita a emissão de mais uma to­ne­lada de CO2».

A so­lução está, isso sim, de­fendeu, numa «po­lí­tica de ge­ne­ra­li­zação do trans­porte pú­blico e numa po­lí­tica sus­ten­tada do ter­ri­tório e não na li­to­ra­li­zação total do País, no des­man­te­la­mento do apa­relho pro­du­tivo, na ge­ne­ra­li­zação da im­por­tação, de­sig­na­da­mente de bens pe­re­cí­veis e bens de con­sumo».

Mi­guel Tiago ex­pres­sava assim a in­teira con­ver­gência da sua ban­cada com o Par­tido Eco­lo­gista «Os Verdes» no que toca aos efeitos da po­lí­tica do Go­verno em termos de gestão do ter­ri­tório e das ac­ti­vi­dades. A de­pu­tada eco­lo­gista He­loísa Apo­lónia pro­nun­ciara-se mo­mentos antes em de­cla­ração po­lí­tica sobre as al­te­ra­ções cli­má­ticas, a pro­pó­sito da ci­meira de Cancún, que clas­si­ficou como um «fra­casso» na linha aliás da ci­meira de Co­pe­nhaga.

Para a de­pu­tada de «Os Verdes» a ci­meira que ter­minou no Mé­xico na pas­sada sexta-feira «não serviu para nada, para ab­so­lu­ta­mente nada, e já se está a adiar para o ano qual­quer so­lução de com­bate às al­te­ra­ções cli­má­ticas, na ci­meira que terá lugar na África do Sul, ou até para a ci­meira que de­cor­rerá em 2012 no Brasil»

He­loísa Apo­lónia sus­tentou que os EUA, «o maior emissor per ca­pita do Mundo, não querem baixar as suas emis­sões para além da ordem dos dez por cento», valor muito abaixo ao que é su­ge­rido pela co­mu­ni­dade ci­en­tí­fica, que fala na ne­ces­si­dade de re­duzir as emis­sões de gases com efeito de es­tufa entre 25 e 40 por cento até 2020.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Direitos sob fogo do Governo

Uma cor­tina de fumo con­tinua a en­volver a po­sição do Go­verno quanto a al­te­ra­ções em ma­téria de le­gis­lação la­boral que fa­ci­litem o des­pe­di­mento e di­mi­nuam a res­pec­tiva in­dem­ni­zação.

 

Agravar a exploração

O Go­verno quer «fa­ci­litar o des­pe­di­mento» e torná-lo mais ba­rato, fra­gi­li­zando ainda mais os tra­ba­lha­dores», acusa o PCP, vendo neste ob­jec­tivo um «vi­o­lento ataque» e «uma nova de­cla­ração de guerra» às classes tra­ba­lha­doras.

 

Gestão sustentável dos recursos

En­con­tram-se na co­missão par­la­mentar de Am­bi­ente, para onde bai­xaram há quinze dias, sem vo­tação, por una­ni­mi­dade dos de­pu­tados, as pro­postas de al­te­ração da Lei de Bases do Am­bi­ente apre­sen­tadas pelo PCP, «Os Verdes» e PSD.

 

Acidentes com tractores

A criação de um regime de ajudas para a renovação do parque de máquinas das explorações agrícolas familiares, tendo em conta a sua antiguidade, substituindo-as por novos equipamentos, eis uma das medidas concretas apontada no projecto de resolução do...

Pela adopção de normas abertas

O Parlamento aprovou, na generalidade, com a abstenção do CDS/PP, o projecto de lei do PCP que define a adopção de normas abertas nos sistemas informáticos da administração pública. Um diploma do BE de igual sentido também passou com a mesma...

Urge apoio efectivo

O PCP quer ver adoptadas com urgência as medidas necessárias ao apuramento rigoroso dos prejuízos resultantes do recente tornado que atingiu na passada semana os concelhos de Tomar, Ferreira do Zêzere e Sertã. Visando esse objectivo foi entregue no Parlamento um projecto de...

AR atribui medalha de ouro

A Comissão Nacional de Socorro aos Presos Políticos (1969-1974), representada por Levy Baptista e frei Bento Domingues, foi agraciada sexta-feira passada com a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta...