Potencialidades desperdiçadas
Os deputados do PCP no Parlamento Europeu realizaram em meados de Janeiro mais uma Jornada de Trabalho, desta feita no distrito de Castelo Branco. A acção, que decorreu ao longo de dois dias, teve como objectivo central a valorização das potencialidades económicas da região.
Numa visita à mina da Panasqueira foi dado a conhecer que a totalidade do minério extraído é para exportação, o que levou os deputados comunistas a afirmarem que fica evidente que as necessidades do País não estão a ser tidas em conta. Em seguida, Ilda Figueiredo e João Ferreira estiveram reunidos com uma delegação do Sindicato Mineiro, que se referiu à luta pela valorização dos salários e a necessária melhoria nas condições de higiene, saúde e segurança, assim como contra o aumento dos vínculos precários.
A agricultura foi outro dos sectores a merecer a atenção dos deputados do PCP. Na reunião com a Associação de Agricultores do Distrito de Castelo Branco, ouviu-se as queixas dos produtores relativamente às dificuldades que sentem em escoar os seus produtos a preços compensadores devido às políticas nacionais e comunitárias e à «ditadura» das grandes superfícies comerciais. Os constantes aumentos dos preços dos factores de produção, como o gasóleo ou a energia, têm também agravado as condições de vida dos pequenos e médios agricultores e criado enormes dificuldades à sua actividade.
O sector têxtil e do vestuário esteve também em destaque, com os deputados a visitarem a Dielmar e a Paulo de Oliveira e a reunirem-se com a Associação de Industriais de Lanifícios. Os empresários destacaram que os principais problemas com que hoje se confrontam são os aumentos dos preços da energia e das matérias-primas, enquanto os deputados comunistas se referiram aos baixos salários praticados no sector – na maioria dos casos equivalente ao Salário Mínimo Nacional.
Dias depois desta jornada, os deputados do PCP questionaram a Comissão Europeia acerca das medidas que pensa tomar para suprir as dificuldades sentidas pelos empresários do sector têxtil em importar matérias-primas e para apoiar mais a agricultura familiar, que enfrenta imensas dificuldades (patentes no desaparecimento, na última década, de cerca de 112 mil explorações, 25 por cento das que existiam em 1999). Os deputados apresentaram também uma pergunta sobre a extracção mineira na Panasqueira, referente à requalificação ambiental e aos possíveis apoios dirigidos à promoção da eficiência do uso dos recursos na indústria extractiva.