Potencialidades desperdiçadas

Os deputados do PCP no Parlamento Europeu realizaram em meados de Janeiro mais uma Jornada de Trabalho, desta feita no distrito de Castelo Branco. A acção, que decorreu ao longo de dois dias, teve como objectivo central a valorização das potencialidades económicas da região.

Numa visita à mina da Panasqueira foi dado a conhecer que a totalidade do minério extraído é para exportação, o que levou os deputados comunistas a afirmarem que fica evidente que as necessidades do País não estão a ser tidas em conta. Em seguida, Ilda Figueiredo e João Ferreira estiveram reunidos com uma delegação do Sindicato Mineiro, que se referiu à luta pela valorização dos salários e a necessária melhoria nas condições de higiene, saúde e segurança, assim como contra o aumento dos vínculos precários.

A agricultura foi outro dos sectores a merecer a atenção dos deputados do PCP. Na reunião com a Associação de Agricultores do Distrito de Castelo Branco, ouviu-se as queixas dos produtores relativamente às dificuldades que sentem em escoar os seus produtos a preços compensadores devido às políticas nacionais e comunitárias e à «ditadura» das grandes superfícies comerciais. Os constantes aumentos dos preços dos factores de produção, como o gasóleo ou a energia, têm também agravado as condições de vida dos pequenos e médios agricultores e criado enormes dificuldades à sua actividade.

O sector têxtil e do vestuário esteve também em destaque, com os deputados a visitarem a Dielmar e a Paulo de Oliveira e a reunirem-se com a Associação de Industriais de Lanifícios. Os empresários destacaram que os principais problemas com que hoje se confrontam são os aumentos dos preços da energia e das matérias-primas, enquanto os deputados comunistas se referiram aos baixos salários praticados no sector – na maioria dos casos equivalente ao Salário Mínimo Nacional.

Dias depois desta jornada, os deputados do PCP questionaram a Comissão Europeia acerca das medidas que pensa tomar para suprir as dificuldades sentidas pelos empresários do sector têxtil em importar matérias-primas e para apoiar mais a agricultura familiar, que enfrenta imensas dificuldades (patentes no desaparecimento, na última década, de cerca de 112 mil explorações, 25 por cento das que existiam em 1999). Os deputados apresentaram também uma pergunta sobre a extracção mineira na Panasqueira, referente à requalificação ambiental e aos possíveis apoios dirigidos à promoção da eficiência do uso dos recursos na indústria extractiva.



Mais artigos de: PCP

Batalhas exigentes que reclamam mobilização total

As batalhas políticas que se colocam ao Partido em 2011 vão exigir a mobilização total das potencialidades da organização e da disponibilidade dos militantes, afirmou Jerónimo de Sousa no fim-de-semana, no comício de Lisboa e na sessão pública da Baixa da Banheira. Reforçar a organização e a intervenção do Partido, afirmando o seu projecto, e desenvolver a luta de massas contra a política de direita são algumas das mais importantes.

Golfo foi prelúdio de outras agressões

Por iniciativa do PCP, vários partidos comunistas e operários subscreveram uma posição comum, lançada anteontem, intitulada 20 anos após a Guerra do Golfo, a importância da luta pela paz e contra a exploração e opressão imperialistas, que transcrevemos na íntegra.

Crimes contra a economia nacional

O Governo do PS parece decidido a arrasar os Estaleiros Navais de Viana do Castelo e o Arsenal do Alfeite, prosseguindo o longo processo de destruição de um sector que já teve grande peso económico no País.

Portugal deve reconhecer Estado da Palestina

A visita do ministro nos Negócios Estrangeiros de Israel a Portugal, na semana passada, a convite do Governo português, é um sinal «extremamente negativo» quanto à posição do País sobre a questão palestiniana.

<b>Nenhum Homem é Estrangeiro</b>

Sai com a próxima edição do nosso jornal o novo título da Biblioteca Avante!, Nenhum Homem é Estrangeiro, de Joseph North. Trata-se de um apaixonante livro de memórias que retrata o percurso de um jornalista norte-americano até à imprensa...

Na primeira linha da luta

Na edição de Janeiro do seu boletim, O Carril, a célula do Partido na Carris chama a atenção dos trabalhadores da empresa para a ofensiva contra os seus salários e os direitos consagrados no Acordo de Empresa. Os comunistas alertam ainda para o facto de o roubo de que...

80.º aniversário do <i>Avante!</i>

O Avante! assinala no próximo número o seu 80.º aniversário. De forma a garantir a venda especial que está a ser preparada, as organizações do Partido devem fazer as suas encomendas até 7 de Fevereiro junto da Editoral Avante!.

<i>Portugal a Produzir</i>

Estão já na rua os novos materiais de propaganda do Partido, nomeadamente cartazes de grande formato e mupis, relativos à campanha Portugal a Produzir. Lançada no ano passado, na Festa do Avante!, a campanha prolonga-se até ao fim do primeiro semestre de 2011...