«Programa de emergência social»

Hipocrisia à solta

Image 8280

O PCP considerou que as medidas constantes do Programa de Emergência Social não passam de «migalhas» e acusou o Governo de continuar a saquear o rendimento dos trabalhadores.

Comentando o conteúdo daquele programa apresentado recentemente por Mota Soares, ministro da Solidariedade e da Segurança Social, o deputado comunista Jorge Machado considerou que o mesmo «está revestido de profunda hipocrisia», uma vez que ao mesmo tempo que dá com uma mão apoios residuais «retira com as duas mãos rendimentos e agrava a situação de pobreza e miséria de milhares de portugueses».

É o mesmo Governo, aliás, que «congela salários e pensões, aumenta os transportes públicos, rouba metade do subsídio de Natal». Por isso, no entender de Jorge Machado, «dizer que este Governo tem consciência social é brincar com os portugueses».

Exemplo dessa indelével perfídia que marca o discurso governativo é ainda, segundo o deputado do PCP, a intenção de «dar aos idosos medicamentos em final de prazo», quando em simultâneo retira a comparticipação a milhares de outros idosos.

O mesmo sucede com um anunciado apoio no plano do tarifário dos transportes para as pessoas em situação de maior fragilidade social - «grupos de risco», chamou-lhes o governante, depois de aumentar de forma brutal para milhares de portugueses o custo dos transportes públicos.

«Este Governo e este Programa de Emergência Social, numa perspectiva claramente assistencialista, vai tentando mitigar o que o próprio Governo produz e provoca com as suas medidas lesivas», denunciou Jorge Machado.



Mais artigos de: Assembleia da República

Urge revogar taxas moderadoras

O PCP volta a colocar na ordem do dia a necessidade imperiosa de revogar as taxas moderadoras. E fá-lo em nome do «respeito por aqueles que menos têm e mais precisam», como sublinha em projecto de lei já entregue na AR visando cumprir aquele objectivo.

PCP contra introdução de portagens

O PCP opõe-se à aplicação de portagens na Via do Infante (A22), Algarve, tendo apresentado no Parlamento um projecto de resolução pugnando por esse objectivo.

Usurpar competências

A maioria aprovou na última sessão plenária antes do período de férias a proposta de lei que introduz alterações à Lei de Enquadramento Orçamental. No debate realizado na antevéspera a iniciativa foi justificada pelo...

Ministro vai à AR a pedido do PCP

Está agendada para o dia 30, terça-feira, a audição na Assembleia da República do ministro dos Assuntos Parlamentares sobre as interrupções das emissões da RDP Internacional em onda curta. A decisão foi tomada na Comissão Parlamentar para a...

A consagração do sacrossanto lucro

O Parlamento aprovou recentemente, com os votos favoráveis do PSD, PS e CDS/PP, uma proposta de lei que introduz alterações à Lei das Comunicações Electrónicas. Trata-se da transposição de directivas comunitárias redigidas com o alegado intuito de...

Estágio profissional dos psicólogos

Foi rejeitado com os votos contra do PSD, CDS/PP e PS o projecto de lei do PCP que pretendia introduzir alterações à Lei que criou a Ordem dos Psicólogos e aprovou o seu estatuto. O diploma esteve conjuntamente em debate com uma petição reflectindo no essencial as mesmas...