Fiscalização das secretas

É discutido dia 8 no Parlamento o projecto de lei do PCP que «regula o modo de exercício dos poderes de controlo e fiscalização da AR sobre o Sistema de Informações da República Portuguesa e o Segredo de Estado», visando garantir à Assembleia da República mecanismos que permitam uma fiscalização directa dos serviços de informações, bem como o acesso às matérias classificadas de Segredo de Estado (hoje, por força de lei, toda a informação e documentação das secretas está a coberto desta figura).

Nesse sentido, de acordo com a proposta do PCP, um conselho único de controlo e fiscalização do SIRP e do Segredo de Estado substituiria os dois actuais órgãos fiscalizadores. Dirigido pelo presidente da AR, neste conselho terão assento os líderes parlamentares e os presidentes das comissões de Assuntos Constitucionais, Liberdades e Garantias, de Negócios Estrangeiros e de Defesa Nacional.



Mais artigos de: Assembleia da República

Medidas injustas e desumanas

O corte de um terço nos custos do transporte de doentes não urgentes está a ser alvo da severa crítica do PCP, para quem esta é uma medida «injusta e desumana» que restringirá ainda mais o acesso aos cuidados de Saúde.

 

Política recessiva agrava problemas

A redução da despesa no mês de Julho relativamente ao mês homólogo acumulado foi conseguida «à custa dos trabalhadores e das famílias», enquanto a quebra na evolução da receita é o resultado das «políticas recessivas» do...

Futuro não pode ser adiado

O PCP quer obter esclarecimentos sobre a decisão do Governo de extinguir a empresa pública Parque Expo e a Sociedade Arco Ribeirinho Sul. Um requerimento nesse sentido foi já entregue no Parlamento para que a ministra Assunção Cristas seja ouvida na comissão parlamentar do...