Subemprego afecta milhões

Um inqué­rito do Eu­rostat, di­vul­gado, dia 19, em Bru­xelas re­vela que, no ano pas­sado, no con­junto dos 27 es­tados-mem­bros, 8,5 mi­lhões de tra­ba­lha­dores em part-time de­se­javam tra­ba­lhar mais horas, de­vendo por isso ser con­si­de­rados como es­tando em si­tu­ação de «su­bem­prego».

As pes­soas que pre­ten­diam tra­ba­lhar mais horas re­pre­sentam 20,5 por cento dos tra­ba­lha­dores a tempo par­cial na zona euro. Porém, em Por­tugal mais de um terço (37,8 por cento) das cerca de 220 mil pes­soas com em­prego a tempo par­cial, ma­ni­fes­taram essa von­tade ou ne­ces­si­dade.

Entre os 17 países do es­paço do euro, a Grécia apre­sentou a maior per­cen­tagem de su­bem­pre­gados (58,1%), se­guindo-se a Es­panha (49,3%) e o Chipre (42%). A Es­lo­vá­quia surge ex aequo com Por­tugal (37,8%).

No nosso país, cerca de 12 por cento do total de tra­ba­lha­dores, entre os 15 e os 74 anos, ti­nham um tra­balho em part-time, contra cerca de 20 por cento da média eu­ro­peia.



Mais artigos de: Europa

Presidente derrotado

Foi a pri­meira vez na his­tória da França que um pre­si­dente can­di­dato perdeu a pri­meira volta para o seu prin­cipal ad­ver­sário. Fran­çois Hol­lande venceu com 28,63 por cento dos votos, contra 27,08 re­co­lhidos pelo ainda chefe de Es­tado, Ni­colas Sar­kozy.

Governo: rua

De­zenas de mi­lhares de checos ma­ni­fes­taram-se, dia 22, exi­gindo a de­missão do go­verno de Petr Necas, numa acção com di­men­sões iné­ditas nas úl­timas duas dé­cadas.

Porquê tanta agitação?

Comentando a agitação na Comissão e no Parlamento Europeu face à decisão do governo argentino de nacionalizar a companhia petrolífera nacional, o deputado do PCP, João Ferreira, declarou, dia 18, no hemiciclo: «Na Argentina estão hoje a corrigir as...

PE cede dados aos EUA

O Parlamento Europeu aprovou, dia 19, um novo acordo sobre a transferência de dados pessoais de passageiros aéreos europeus para os Estados Unidos, que vigorará ao longo dos próximos sete anos. O acordo, repudiado nomeadamente pelos deputados do PCP no PE, prevê que as companhias...

Suicídios aumentam em Itália

Centenas de pessoas manifestaram-se, dia 18, à noite, na Praça do Panteão, em Roma, sob uma chuva incessante, para protestar em silêncio contra os suicídios causados pela crise económica. Várias associações de empresários e artesãos da...

O novo patamar da exploração

Os números do desemprego não param de aumentar. Oficialmente 24,5 milhões de trabalhadores estão desempregados nos 27 estados-membros da UE (quase duas vezes e meia a população portuguesa) e em Portugal um milhão e 200 mil trabalhadores...