México

Contra a fraude

Image 11089

Sessões de esclarecimento sobre a fraude nas presidenciais de 1 de Julho foram realizadas, a semana passada, pelos apoiantes de Manuel Lopez Obrador em 173 localidades do país, incluindo 31 cidades capitais de Estado. Para além do debate com o povo, as iniciativas tiveram como objectivo recolher mais provas e testemunhos sobre a falsificação do sufrágio por parte do Partido Revolucionário Institucional (PRI) e do candidato vencedor, Enrique Peña Nieto.

Nieto é suspeito de ter triunfado graças à compra de votos (distribuição de dinheiro, cartões pré-pagos de uma conhecida cadeia de distribuição e de uma operadora móvel, doação de materiais de construção), à manipulação de sondagens e ao favorecimento por parte dos meios de comunicação social.

Até ao próximo dia 6 de Setembro, o Tribunal Eleitoral deverá pronunciar-se sobre as denúncias e as provas apresentadas por Obrador, mas seja qual for a decisão, a eleição de Nieto para a presidência é já vista pelos mexicanos como uma farsa.

Ainda na sexta-feira, 27 de Julho, sete mil pessoas manifestaram-se frente à sede da Televisa, acusando a emissora de favorecer escandalosamente o candidato do PRI.

No mesmo dia, Manuel Lopez Obrador acusou o governo de ocultar dados sobre a lavagem de dinheiro durante a campanha de Nieto.



Mais artigos de: Internacional

Cruz Vermelha forçada a partir

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) suspendeu as actividades na Líbia na sequência de uma série de ataques contra as suas instalações e cooperantes, situação reveladora do terror que domina o país desde a agressão da NATO.

Factos reveladores

A campanha terrorista movida contra o povo e a nação síria foi, nos últimos dias, mais uma vez confirmada pelos acontecimentos no terreno.

Milhões em paraísos fiscais

As maiores empresas mundiais de tecnologia guardam centenas de milhares de milhões de dólares em paraísos fiscais. Segundo informações divulgadas pelo Le Monde e a pela AFP, as empresas Apple (81 mil milhões), Microsoft (54 mil milhões), Google e Cisco (43 e 42 mil...

NATO contestada

Milhares de pessoas protestaram contra a reabertura das rotas de abastecimento das tropas ocupantes da NATO no Afeganistão. As manifestações realizadas segunda-feira no Sul do país, convocadas por um partido de cariz confessional, foram particularmente participadas em Karachi. O governo do...

MPLA deve vencer eleições em Angola

Em Angola, o partido no poder desde a independência, o MPLA, e o presidente José Eduardo dos Santos devem vencer as eleições gerais de final deste mês. Prometem uma governação que desenvolva mais o país, melhore a distribuição da riqueza e diminua as...