Gigantes tecnológicos

Milhões em paraísos fiscais

As maiores empresas mundiais de tecnologia guardam centenas de milhares de milhões de dólares em paraísos fiscais. Segundo informações divulgadas pelo Le Monde e a pela AFP, as empresas Apple (81 mil milhões), Microsoft (54 mil milhões), Google e Cisco (43 e 42 mil milhões, respectivamente), pretendem repatriar parte dos lucros acumulados, mas aguardam que o governo dos EUA faça aprovar uma reforma fiscal que lhes permita distribuir dividendos e investir no país com vantagens tributárias ainda maiores.

De acordo com as mesmas fontes, que citam os cálculos da organização Cidadãos pela Justiça Fiscal, as referidas multinacionais não estão sozinhas, estimando-se que, no conjunto, as maiores corporações dos EUA, da tecnologia à produção de medicamentos, guardem no estrangeiro qualquer coisa como um bilião de dólares a salvo do pagamento de qualquer imposto.

A agência Moody´s, por seu lado, afirma que em Março deste ano 22 empresas norte-americanas de tecnologias de ponta mantinham 70 por cento do total dos lucros acumulados (cerca de 289 mil milhões de dólares) fora dos EUA, e prevê que nos próximos três anos o montante global possa ascender aos 400 mil milhões.



Mais artigos de: Internacional

Cruz Vermelha forçada a partir

O Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) suspendeu as actividades na Líbia na sequência de uma série de ataques contra as suas instalações e cooperantes, situação reveladora do terror que domina o país desde a agressão da NATO.

Factos reveladores

A campanha terrorista movida contra o povo e a nação síria foi, nos últimos dias, mais uma vez confirmada pelos acontecimentos no terreno.

Contra a fraude

Sessões de esclarecimento sobre a fraude nas presidenciais de 1 de Julho foram realizadas, a semana passada, pelos apoiantes de Manuel Lopez Obrador em 173 localidades do país, incluindo 31 cidades capitais de Estado. Para além do debate com o povo, as iniciativas tiveram...

NATO contestada

Milhares de pessoas protestaram contra a reabertura das rotas de abastecimento das tropas ocupantes da NATO no Afeganistão. As manifestações realizadas segunda-feira no Sul do país, convocadas por um partido de cariz confessional, foram particularmente participadas em Karachi. O governo do...

MPLA deve vencer eleições em Angola

Em Angola, o partido no poder desde a independência, o MPLA, e o presidente José Eduardo dos Santos devem vencer as eleições gerais de final deste mês. Prometem uma governação que desenvolva mais o país, melhore a distribuição da riqueza e diminua as...