PCP reclama a dinamização desportiva de Lisboa

Uma década de políticas destrutivas

Em Lisboa, a política desportiva municipal, dirigida pelo PS, dá sequência à política dos mandatos antecedentes do PPD/PSD – CDS, num pesadelo que já dura há mais de uma década.

Progressiva restrição do serviço público municipal

Image 11844

«A actual política desportiva municipal do PS de António Costa/Manuel Brito não tem qualquer semelhança, antes se demarca, de forma flagrante, da prosseguida nos mandatos da coligação de esquerda que conduziu os destinos do município de 1989 até 2011», salienta, em nota de imprensa, a Direcção da Organização da Cidade de Lisboa do PCP, lembrando que acabaram os «“Jogos de Lisboa”, que movimentavam mais de 30 mil pessoas por ano, com actividade regular», a «iniciativa de “Desporto para Todos”, que se realizava num fim-de-semana em mais de 500 locais da cidade» e o «intercâmbio desportivo entre municípios de Portugal, de Espanha e de Franca, cuja realização, num só fim-de-semana, envolvia milhares de atletas destes três países».

No mesmo sentido da política de direita que vem agravando a situação do País, a progressiva restrição do serviço público municipal, neste caso, na dinamização desportiva da cidade, «é acompanhada da real destruição de equipamentos com o falso argumento da sua falência técnica e com a miragem de uma renovada prestação pela “iniciativa” privada».

Segundo os comunistas, estão nestas condições, e em adiantado estado de degradação, as piscinas do Campo Grande, a piscina do Areeiro e o Complexo Desportivo dos Olivais, encerrados nos mandatos do PPD/PSD – CDS, privando do serviço que era anteriormente prestado um elevado número de utentes, residentes nas zonas respectivas, há mais de uma década.

Gestão do PS

«Desde que o PS, com António Costa, assumiu a gestão do município, em 2007, os equipamentos encerrados assim se mantiveram, com os consequentes prejuízos para a população e, naturalmente, se agravou o seu estado de conservação», critica a Organização da Cidade de Lisboa, lembrando que no complexo desportivo dos Olivais existia, para além de vários equipamentos, «uma piscina coberta, paga com dinheiros da União Europeia, fundos que a Câmara teve de devolver por ter encerrado antes do período estabelecido».

Entretanto, já com o PS na Câmara, foi encerrada a piscina de Penha de França, ampliando o número de equipamentos inoperantes. «Embora, neste caso, se invoque a necessidade de realização de obras urgentes, o protelamento do encerramento, sem obras à vista e sem qualquer garantia de data de realização faz temer o pior», advertem os comunistas de Lisboa, que defendem «uma nova política municipal que assuma papel relevante na dinamização desportiva da população da cidade e que reabilite e rentabilize socialmente os equipamentos e recursos disponíveis».



Mais artigos de: Nacional

Derrotar esta política e este Governo

O Orçamento do Estado para 2013 não vai resolver o problema do défice das contas públicas, nem da dívida pública, nem do desemprego. Segundo a JCP, todos os problemas do País e dos jovens serão agravados.

Tempo de luta!

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) estará hoje, quinta-feira, nas ruas de vários pontos do País para denunciar as consequências da política de direita na vida das mulheres e para exigir um novo caminho de desenvolvimento, designadamente de emprego, justiça social e igualdade.

PCP condena incúria do Governo

O mau tempo sentido nos últimos dias nos Açores causou diversas cheias e deslizamentos de terras, que danificaram habitações e obrigaram ao realojamento de várias famílias, nomeadamente nas ilhas do Pico e São Jorge. «Estes estragos e prejuízos poderiam ter...

Fábrica de fazer pobres

Na Câmara de Odivelas, os eleitos do PCP consideraram a proposta do Orçamento do Estado para 2013 como um «assalto fiscal inqualificável, como nunca antes ocorreu, e que, nada tendo de inevitável, é apenas a consequência de uma opção teimosa e cega de um...

Encontro Nacional de Deficientes

Mais de duas centenas de pessoas, oriundas de vários pontos do País e de diferentes organizações, participaram, sábado, no 21.º Encontro da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, que se realizou na Maia. Ali, no âmbito do sistema público...

Abaixo-assinado de repúdio

Na sequência do anúncio do Prémio Nobel da Paz de 2012, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lançou um abaixo-assinado de repúdio pela atribuição deste prémio à União Europeia (UE). Em causa, segundo os promotores...

Associação Gagárin celebra o 7 de Novembro

A assinalar a passagem dos 95 anos da revolução bolchevique, a Associação Iúri Gagárin e a Biblioteca-Museu República e Resistência iniciaram na segunda-feira um ciclo de conferências, no espaço Grandella da BMRR, sobre «A Revolução...

Violação do direito à Saúde

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes», entregou, há dias, na Assembleia da República, uma pergunta em que questiona o Governo sobre o corte de medicamentos a doentes com esclerose múltipla, nomeadamente em relação aos que...

Caminhada de protesto

A Comissão de Utentes da A23 realizou, no dia 28, uma caminhada de protesto contra as portagens nesta via. Esta iniciativa contou com a participação de mais de uma centena de pessoas.