Mau tempo causa prejuízos nos Açores

PCP condena incúria do Governo

O mau tempo sentido nos últimos dias nos Açores causou diversas cheias e deslizamentos de terras, que danificaram habitações e obrigaram ao realojamento de várias famílias, nomeadamente nas ilhas do Pico e São Jorge.

«Estes estragos e prejuízos poderiam ter sido evitados se o Governo Regional não tivesse recusado discutir a proposta do PCP para a realização, no Verão passado, de uma acção especial de limpeza de ribeiras e o reforço dos meios das juntas de freguesia para a prevenção deste tipo de situações», refere, em nota à imprensa, Aníbal Pires, deputado do PCP, onde recorda que no Orçamento para 2012 o Governo Regional cortou 35 por cento das verbas atribuídas às juntas de freguesia para estas acções, «limitando a sua capacidade e permitindo a acumulação de situações de risco potencial».

«As condições meteorológicas excepcionais vividas no arquipélago durante os últimos dias demonstraram as insuficiências dos investimentos na prevenção e a necessidade urgente de, durante os meses de Verão, executar um conjunto amplo de acções de limpeza e protecção dos cursos de água, para evitar novas catástrofes», defende o comunista, que promete apresentar no Parlamento Regional, uma vez mais, uma proposta para que o Governo reforce os meios das juntas de freguesia para as acções de limpeza de ribeiras e prevenção de deslizamentos e elabore um Plano Integrado, abrangendo toda a Região, para prevenir situações de catástrofe».

Sacrificados na saúde

Num outro documento, a CDU em São Miguel pronunciou-se sobre a abertura de um serviço de «urgências não urgentes» (UNU) nas instalações do antigo SAU de Ponta Delgada.

«Dando razão à CDU, a vida veio provar, da pior maneira, que, ao encerrar o Serviço de Atendimento Urgente, o Governo Regional prejudicou os micaelenses», denunciam os eleitos do PCP, explicando que, «na ânsia de reduzir custos», o Governo Regional «levou, com o encerramento do SAU, a que milhares de cidadãos se vissem sacrificados na sua saúde, por terem perdido largas horas de espera nas urgências do Hospital».

Agora, a abertura do novo serviço UNU prova duas coisas: que «o SAU é necessário» e que «o desnorte do Governo Regional, em política de saúde, é cada vez maior». «O novo nome foi a forma que o Governo encontrou de recuar, sem dizer que recua», sublinham os comunistas.



Mais artigos de: Nacional

Derrotar esta política e este Governo

O Orçamento do Estado para 2013 não vai resolver o problema do défice das contas públicas, nem da dívida pública, nem do desemprego. Segundo a JCP, todos os problemas do País e dos jovens serão agravados.

Uma década de políticas destrutivas

Em Lisboa, a política desportiva municipal, dirigida pelo PS, dá sequência à política dos mandatos antecedentes do PPD/PSD – CDS, num pesadelo que já dura há mais de uma década.

Tempo de luta!

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) estará hoje, quinta-feira, nas ruas de vários pontos do País para denunciar as consequências da política de direita na vida das mulheres e para exigir um novo caminho de desenvolvimento, designadamente de emprego, justiça social e igualdade.

Fábrica de fazer pobres

Na Câmara de Odivelas, os eleitos do PCP consideraram a proposta do Orçamento do Estado para 2013 como um «assalto fiscal inqualificável, como nunca antes ocorreu, e que, nada tendo de inevitável, é apenas a consequência de uma opção teimosa e cega de um...

Encontro Nacional de Deficientes

Mais de duas centenas de pessoas, oriundas de vários pontos do País e de diferentes organizações, participaram, sábado, no 21.º Encontro da Confederação Nacional dos Organismos de Deficientes, que se realizou na Maia. Ali, no âmbito do sistema público...

Abaixo-assinado de repúdio

Na sequência do anúncio do Prémio Nobel da Paz de 2012, o Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) lançou um abaixo-assinado de repúdio pela atribuição deste prémio à União Europeia (UE). Em causa, segundo os promotores...

Associação Gagárin celebra o 7 de Novembro

A assinalar a passagem dos 95 anos da revolução bolchevique, a Associação Iúri Gagárin e a Biblioteca-Museu República e Resistência iniciaram na segunda-feira um ciclo de conferências, no espaço Grandella da BMRR, sobre «A Revolução...

Violação do direito à Saúde

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes», entregou, há dias, na Assembleia da República, uma pergunta em que questiona o Governo sobre o corte de medicamentos a doentes com esclerose múltipla, nomeadamente em relação aos que...

Caminhada de protesto

A Comissão de Utentes da A23 realizou, no dia 28, uma caminhada de protesto contra as portagens nesta via. Esta iniciativa contou com a participação de mais de uma centena de pessoas.