CDU apresenta candidatos a Albufeira e Portimão

Alternativa para o Algarve

A CDU já tem candidatos apresentados aos municípios de Albufeira e Portimão, para mudar profundamente o rosto das autarquias da região, a bem das populações.

A CDU é a alternativa válida para os concelhos do Algarve

Em Albufeira, a candidatura da CDU tem promovido diversas iniciativas de contacto com a população do concelho, dando a conhecer os seus candidatos e as suas principais propostas. A recepção popular tem sido calorosa. Nos próximos meses as acções vão prosseguir e intensificar-se.

A caminhada da Coligação neste concelho algarvio começou bem, com a apresentação dos primeiros candidatos aos órgãos municipais, no dia 19 de Maio, a contar com a presença de 80 pessoas e a intervenção política de Paulo Sá, deputado comunista eleito pelo Algarve. À presidência da Câmara Municipal, a CDU candidata a independente Suzel Martins Pimenta, de 59 anos. Natural de Albufeira, onde sempre viveu, é chefe dos serviços de Administração Escolar, foi dirigente sindical no Sindicato dos Trabalhadores da Função Pública do Sul e Açores. À Assembleia Municipal, o primeiro candidato é José Cândido Reigado, de 72 anos. Electricista de profissão, é membro da Comissão Concelhia de Albufeira e do Executivo da Direcção da Organização Regional do Algarve do PCP.

Na sua intervenção, Suzel Pimenta, sublinhando a necessidade de demitir o Governo PSD/CDS e de uma mudança de política, valorizou o património autárquico da CDU, que distingue a coligação das outras forças políticas. Foi a coligação, salientou, que combateu a extinção de freguesias e que se bateu mais coerentemente contra as portagens na Via do Infante. A candidata teceu duras criticas à má gestão do executivo da Câmara Municipal, do PSD, em funções desde 2001, particularmente ao nível do saneamento – com repercussões nas praias – e denunciou vários casos de exploração e abuso laboral dos trabalhadores da região, nomeadamente na hotelaria. Paulo Sá, por seu lado, sublinhou a importância da intervenção da CDU nestas eleições autárquicas, como parte integrante da luta mais geral contra a política das troikas nacional e estrangeira.

A opção para Portimão

No dia 5 de Junho, a CDU apresentou os seus primeiros candidatos aos órgãos autárquicos do concelho de Portimão: Nelson Freitas e Damião Sequeira, respectivamente à Câmara e Assembleia municipais; e Vasco Trindade, Maria Rodrigues e Pedro Purificação às freguesias de Portimão, Alvor e Mexilhoeira Grande. O mandatário é Rui Sacramento.

Nelson Freiras considerou, na sua intervenção, que o actual modelo de gestão da Câmara Municipal «está esgotado» e defendeu, em oposição ao que se tem feito, a «defesa clara e inequívoca do interesse público e da promoção de uma política de desenvolvimento sustentada e integrada, na qual as iniciativas e os investimentos públicos e privados concorram para a criação de riqueza e o bem-estar da população». «Portimão está numa situação económica e financeira que se nos afigura de falência técnica, seja qual for o modelo contabilístico utilizado, fruto da política local do PS e da prática dos seus eleitos, quer na Câmara, quer na Assembleia Municipal», acusou o candidato da CDU, força política que ao longo dos últimos 37 anos «sempre criticou e votou contra este tipo de gestão, alertando que mais tarde ou mais cedo o município de Portimão entraria em situação de ruptura».

A coligação defende, em alternativa, a «participação organizada da população na tomada de decisões importantes para o município», a «valorização do papel das freguesias», a «reabilitação urbana da zona velha» da cidade e a «revitalização do tecido económico».

Vasco Cardoso, da Comissão Política do CC do PCP, também interveio na apresentação dos candidatos, salientando que a população de Portimão tem perante si «duas opções distintas»: de um lado o PS, «que há mais de três décadas governa o município, e que tem sido o executante local da política de direita que sucessivos governos têm imposto ao País, com as consequências que estão à vista»; e do outro, uma força que os trabalhadores e a população do concelho «bem conhecem e com a qual sabem poder contar, sejam quais forem as circunstâncias: a CDU». 



Mais artigos de: Nacional

Mudar de página em Loures

O comício de apresentação dos candidatos da CDU ao concelho de Loures, que se realizou no dia 14 em São João da Talha, contou com a presença de centenas de pessoas.

Em defesa da água pública

No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, a CDU de Almada proferiu, no dia 5 de Junho, uma declaração «em defesa da água pública».

«Intervenção urgente»

Uma delegação da CDU, constituída, entre outros, por Carlos Almeida e Carla Cruz, respectivamente primeiros candidatos à Câmara e Assembleia Municipal de Braga, visitou, no dia 1, o Bairro Social de Santa Tecla, de modo a inteirarem-se das condições em que vivem os seus moradores. 

A mudança constrói-se com as pessoas

«Esta marcante iniciativa da CDU insere-se na caminhada que, com serena determinação e confiança, temos vindo a fazer para construir a necessária alternativa e a nova governação municipal de que, como é cada vez mais amplamente reconhecido, Évora precisa. E...

Na senda do desenvolvimento

Jerónimo de Sousa participou, domingo, na sardinhada convívio da CDU no concelho de Benavente, realizada na zona ribeirinha de Samora Correia. Para além do Secretário-geral do PCP estiveram presentes os primeiros candidatos aos órgãos municipais – o actual edil...

Jovens com a CDU

No dia 5 de Junho foi apresentada, na Praça do Rossio, em Lisboa, a Juventude CDU, que integra a JCP, a Ecolojovem e muitos outros jovens que se revêem no projecto e propostas da Coligação. A iniciativa contou com um momento musical por Vanessa Borges e Sofia...

Reforçar em Almeirim

No dia 8 de Junho foram apresentados os cabeças de lista da CDU à Câmara, Sónia Colaço, e à Assembleia Municipal de Almeirim, José Lopes, bem como às juntas de freguesia de Almeirim (Fernando Cardoso), das Fazendas de Almeirim (António Figueiras), de Benfica...

Triste realidade

A Câmara de Viseu tem feito, em muitas zonas da cidade, sobretudo em períodos pré-eleitorais, um investimento avultado na construção de parques infantis. No entanto, denuncia a CDU, «esse investimento não tem sido acompanhado da indispensável e adequada...

CDU alerta para degradação

Pedro Carvalho, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto, visitou, no dia 2, o Bairro D. Leonor, tendo exigido a sua urgente requalificação e desafiado os outros candidatos a afirmarem o que defendem para o destino deste Bairro. Com esta...