Destruição de arsenal sírio avança

Uma segunda equipa de inspectores da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) deverá chegar nos próximos dias à Síria para se juntar ao contingente da OPAQ e das Nações Unidas que já iniciou a monitorização da destruição do arsenal sírio e dos equipamentos necessários para o seu fabrico e manutenção.

Os membros da missão chegaram à nação árabe no dia 1 de Outubro após a aprovação, a 27 de Setembro, no Conselho de Segurança, de uma resolução previamente acordada entre Rússia e EUA, a qual prevê a conclusão dos trabalhos em meados de 2014.

As equipas deverão permanecer no país durante um ano, estima a ONU, que destaca a delicadeza das operações que, pelas suas características, nunca antes foram realizadas.

Já esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros Russo, Serguei Lavrov, sublinhou a ampla colaboração das autoridades de Damasco em todo o processo, repetindo, assim, as palavras elogiosas proferidas pelos inspectores da OPAQ que realçaram, por sua vez, o espírito construtivo do governo liderado por Bashar al-Assad.

Em entrevista recente à Telesurtv, o presidente sírio lembrou, no entanto, que a ameaça de um ataque norte-americano permanece, com o pretexto das armas químicas ou com outro, disse.




Mais artigos de: Internacional

Exemplo que perdura

Um «patriota» e um «comunista ardente» cujo contributo e exemplo revolucionários perdurarão na memória dos povos, destacou o Secretariado do CC do PCP nas condolências enviadas ao Comité Central do Partido Comunista do Vietname a propósito da morte de Vo Nguyen Giap, no passado dia 4.

Luta prossegue no têxtil

Milhares de operários foram obrigados a regressar ao trabalho após cinco dias de greve e manifestações no Bangladeche, entre 20 e 25 de Setembro, em defesa de um aumento salarial para 74 euros.

PCP presente

O PCP participou no Encontro de Partidos Comunistas da Europa, promovido pelo Partido Comunista da Grécia, no passado dia 30 de Setembro, em Bruxelas, fazendo-se representar por Inês Zuber, membro do Comité Central. Na sua intervenção, o PCP sublinhou a importância da...

Manobras imperialistas

A presença de um porta-aviões nuclear norte-americano nos exercícios militares conjuntos que EUA, Japão e Coreia do Sul previam realizar, entre 8 e 10 de Outubro, ao largo da Península coreana foi considerada pela República Popular Democrática da Coreia (RPDC) como uma...