Destruição de arsenal sírio avança
Uma segunda equipa de inspectores da Organização para a Proibição de Armas Químicas (OPAQ) deverá chegar nos próximos dias à Síria para se juntar ao contingente da OPAQ e das Nações Unidas que já iniciou a monitorização da destruição do arsenal sírio e dos equipamentos necessários para o seu fabrico e manutenção.
Os membros da missão chegaram à nação árabe no dia 1 de Outubro após a aprovação, a 27 de Setembro, no Conselho de Segurança, de uma resolução previamente acordada entre Rússia e EUA, a qual prevê a conclusão dos trabalhos em meados de 2014.
As equipas deverão permanecer no país durante um ano, estima a ONU, que destaca a delicadeza das operações que, pelas suas características, nunca antes foram realizadas.
Já esta segunda-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros Russo, Serguei Lavrov, sublinhou a ampla colaboração das autoridades de Damasco em todo o processo, repetindo, assim, as palavras elogiosas proferidas pelos inspectores da OPAQ que realçaram, por sua vez, o espírito construtivo do governo liderado por Bashar al-Assad.
Em entrevista recente à Telesurtv, o presidente sírio lembrou, no entanto, que a ameaça de um ataque norte-americano permanece, com o pretexto das armas químicas ou com outro, disse.