Forçar o diálogo
Os dirigentes e activistas do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL/CGTP-IN) que ocuparam as instalações da Secretaria de Estado da Administração Pública durante a manhã de dia 29 de Janeiro, alcançaram aquele que era o seu objectivo imediato: a marcação de uma reunião com o secretário de Estado, José Leite Martins, que ficou agendada para o próximo dia 13.
Em declarações à Agência Lusa, o presidente do STAL, Francisco Brás, afirmou que o motivo da reunião é debater os acordos firmados entre o sindicato e dezenas de câmaras municipais estabelecendo a jornada de 35 horas semanais, que aguardam despacho do Governo. O secretário de Estado, lembrou o sindicalista, tem entre mãos oito dezenas de acordos a que não responde.
No dia 9 de Janeiro, o STAL solicitou ao secretário de Estado uma reunião urgente que, 20 dias depois, não fora ainda marcada. Na manhã de dia 29, a direcção do sindicato informou que enviaria uma delegação às instalações da Secretaria de Estado para que a reunião fosse agendada. Uma vez no interior do edifício, os sindicalistas afirmaram que só abandonariam o local quando tivessem uma resposta para a sua exigência.